Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17786
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Museu do Amanhã no ensino da Biologia: uma proposta de guia de visitação
Título(s) alternativo(s): The Museu do Amanhã in the teaching of Biology: a proposal for a visitation guide
Autor: Rocha, Rosângela Araújo da 
Primeiro orientador: Oliveira, Márcia Taborda Corrêa
Primeiro coorientador: Siqueira, Andréa Espinola de
Primeiro membro da banca: Schumann, Carolina Tavares
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria de Fátima Alves de
Resumo: Diferentes estratégias podem ser empregadas na tentativa de instigar os estudantes no ensino da Biologia. Nesse sentido, os museus podem dar uma grande contribuição, uma vez que possuem o potencial de estimular a curiosidade dos discentes. Sendo assim, esta pesquisa teve o objetivo de propor um guia de visitação ao Museu do Amanhã que auxilie os professores de Biologia a realizarem visitas, com os alunos, de modo que as exposições permanentes sejam relacionadas a esta disciplina. Os dados levantados sobre as exposições demonstraram que o Museu do Amanhã aborda conceitos ou temáticas relacionados à Biologia e a muitas outras disciplinas, possibilitando que seja realizado um trabalho interdisciplinar de modo a reduzir a fragmentação do conhecimento. O guia foi elaborado considerando a abordagem pedagógica chamada de “aula passeio”, desenvolvida pelo educador francês Célestin Baptistin Freinet, de modo a favorecer a atitude investigativa e o protagonismo dos estudantes. O guia foi validado por professores de escolas públicas através da aplicação de um questionário, com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos na validação apontaram que os docentes participantes desta pesquisa consideram que a realização de atividades em espaços não formais é muito importante para o ensino da Biologia e que o guia proposto pode ser um motivador para realizarem a visitação ao Museu do Amanhã com seus alunos. Após a validação, a autora deste estudo aplicou o guia com estudantes da primeira série do Ensino Médio de um colégio estadual situado no município de Niterói, RJ. Os dados levantados foram úteis para que fossem feitos alguns ajustes no guia. Espera-se que o guia seja um facilitador que estimulará os professores de Biologia a realizarem mais visitações ao Museu do Amanhã com seus alunos, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem nesta disciplina
Abstract: Different strategies can be used in an attempt to instigate students in the teaching of Biology. In this sense, museums can make a great contribution, since they have the potential to stimulate students' curiosity. Therefore, this research aimed to propose a visitation guide to the Museu do Amanhã that helps Biology teachers to make visits, with students, so that the permanent exhibitions are related to this discipline. The data collected on the exhibitions demonstrated that the Museu do Amanhã addresses concepts or themes related to Biology and many other disciplines, enabling interdisciplinary work to be carried out in order to reduce the fragmentation of knowledge. The guide was prepared considering the pedagogical approach called “ride class”, developed by the French educator Célestin Baptistin Freinet, in order to favor the investigative attitude and the protagonism of the students. The guide was validated by public school teachers through the application of a questionnaire, with closed and open questions. The data obtained in the validation pointed out that the professors participating in this research consider that the performance of activities in non-formal spaces is very important for the teaching of Biology and that the proposed guide can be a motivator to make the visit to the Museu do Amanhã with their students. After validation, the author of this study applied the guide with first grade students from a state school located in the city of Niterói, RJ. The data collected was useful for making some adjustments to the guide. The guide is expected to be a facilitator which will encourage Biology teachers to make more visits to the Museu do Amanhã with their students, contributing to the teaching-learning process in this discipline
Palavras-chave: Non-formal spaces
Ride class
High school
Biologia – Estudo e ensino
Espaços não formais
Aula passeio
Ensino Médio
Biologia – Métodos de ensino
Educação não-formal
Museus – Aspectos educacionais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: ROCHA, Rosângela Araújo da. O Museu do Amanhã no ensino da Biologia: uma proposta de guia de visitação. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17786
Data de defesa: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rosângela Araújo da Rocha - 2020 - Completa.pdf4,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.