Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17787
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de aplicativo para identificação de artrópodes como recurso na aprendizagem de taxonomia a estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Development of mobile app for identification of arthropods as a resource in taxonomy learning for high school students
Autor: Rosa Filho, Dicler Costa 
Primeiro orientador: Rizzo, Alexandra Elaine
Primeiro membro da banca: Mendes, Amanda Cruz
Segundo membro da banca: Almeida, Eduardo Vianna de
Resumo: Os celulares estão presentes no cotidiano das pessoas, e consequentemente nas escolas. Sendo assim, ele pode ser um excelente recurso para facilitar a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo construir e desenvolver um aplicativo para smartphones em conjunto com estudantes do Ensino Médio para auxiliar na identificação de artrópodes. Dado o grau de complexidade dos termos técnicos utilizados em taxonomia, os conceitos podem não ficar muito claros para os estudantes, dificultando a aprendizagem. Utilizando um recurso ilustrado e com uma linguagem de fácil compreensão, este conteúdo pode fazer mais sentido para o aluno. O produto foi avaliado positivamente pelos estudantes e pelos professores, principalmente pela simplicidade na utilização e pelo baixo custo do produto, já que o aplicativo é gratuito e só demanda de espaço na memória do celular e da internet para realização do download. Também, podemos observar a motivação dos estudantes em novas estratégias e abordagem que fogem ao trivial.
Abstract: Mobile phones are present in people's daily lives, and consequently in schools. Therefore, it can be an excellent resource to facilitate learning. This work aimed to build and develop an app for smartphones together with high school students to help in the identification of arthropods. Given the degree of complexity of the technical terms used in taxonomy, the concepts may not make much sense to students, making learning difficult. Using an illustrated resource and with an easy to understand language this content can make more sense for the student. The product was positively evaluated by students and teachers, mainly for its simplicity of use and the low cost of the product, since the application is free and only requires space in the memory of the mobile phone and the internet to download it. Also, we can obse
Palavras-chave: Arthropods identificatior
Student protagonism
Didactic application
Biologia – Estudo e ensino
Identificação de artrópodes
Protagonismo estudantil
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
Biologia – Métodos de ensino
Aplicativo didático
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: ROSA FILHO, Dicler Costa. Desenvolvimento de aplicativo para identificação de artrópodes como recurso na aprendizagem de taxonomia a estudantes do ensino médio. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17787
Data de defesa: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Dicler Costa Rosa Filho - 2020 - Completa.pdf1,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.