Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17787
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de aplicativo para identificação de artrópodes como recurso na aprendizagem de taxonomia a estudantes do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Development of mobile app for identification of arthropods as a resource in taxonomy learning for high school students |
Autor: | Rosa Filho, Dicler Costa ![]() |
Primeiro orientador: | Rizzo, Alexandra Elaine |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Amanda Cruz |
Segundo membro da banca: | Almeida, Eduardo Vianna de |
Resumo: | Os celulares estão presentes no cotidiano das pessoas, e consequentemente nas escolas. Sendo assim, ele pode ser um excelente recurso para facilitar a aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo construir e desenvolver um aplicativo para smartphones em conjunto com estudantes do Ensino Médio para auxiliar na identificação de artrópodes. Dado o grau de complexidade dos termos técnicos utilizados em taxonomia, os conceitos podem não ficar muito claros para os estudantes, dificultando a aprendizagem. Utilizando um recurso ilustrado e com uma linguagem de fácil compreensão, este conteúdo pode fazer mais sentido para o aluno. O produto foi avaliado positivamente pelos estudantes e pelos professores, principalmente pela simplicidade na utilização e pelo baixo custo do produto, já que o aplicativo é gratuito e só demanda de espaço na memória do celular e da internet para realização do download. Também, podemos observar a motivação dos estudantes em novas estratégias e abordagem que fogem ao trivial. |
Abstract: | Mobile phones are present in people's daily lives, and consequently in schools. Therefore, it can be an excellent resource to facilitate learning. This work aimed to build and develop an app for smartphones together with high school students to help in the identification of arthropods. Given the degree of complexity of the technical terms used in taxonomy, the concepts may not make much sense to students, making learning difficult. Using an illustrated resource and with an easy to understand language this content can make more sense for the student. The product was positively evaluated by students and teachers, mainly for its simplicity of use and the low cost of the product, since the application is free and only requires space in the memory of the mobile phone and the internet to download it. Also, we can obse |
Palavras-chave: | Arthropods identificatior Student protagonism Didactic application Biologia – Estudo e ensino Identificação de artrópodes Protagonismo estudantil Aplicativos móveis Tecnologia educacional Biologia – Métodos de ensino Aplicativo didático |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | ROSA FILHO, Dicler Costa. Desenvolvimento de aplicativo para identificação de artrópodes como recurso na aprendizagem de taxonomia a estudantes do ensino médio. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17787 |
Data de defesa: | 22-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Dicler Costa Rosa Filho - 2020 - Completa.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.