Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17793
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação quilombola: um estudo (auto)biográfico sobre o Quilombo Santa Rita do Bracuí – resistência ou reinvenção? |
Título(s) alternativo(s): | Quilombola education: a (auto)biographical study on the Quilombo Santa Rita do Bracuí – resistance or reinvention? |
Autor: | Souza, Aryana Maria Colombo de ![]() |
Primeiro orientador: | Lopes, Danielle Bastos |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Mônica Andréa Oliveira |
Segundo membro da banca: | Castro, Amanda Motta |
Terceiro membro da banca: | Sanfilippo, Lucio Bernard |
Resumo: | O presente estudo destaca a relevância da participação dos africanos e afrodescendentes na composição dos Quilombos, como também ressalta a organização social com uma pedagogia significativa que preza pela diversidade, enfatizando as práticas educativas que colaboram para a formação de identidades por meio de relações estabelecidas no Quilombo e na instituição escolar. A proposta deste trabalho é utilizar uma pesquisa (auto)biográfica acerca do contexto educacional e cultural dos moradores do Quilombo Bracuí, na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a fim de analisar a ideia de formação das identidades dos alunos por meio da vivência em comunidades quilombolas. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas, entrevistas com os moradores locais e educadores sobre essa modalidade de ensino identificando sua contribuição para a construção das identidades quilombolas. O estudo foi fundamentado em um diálogo com as teorias da corrente pós-estrutural, pós-colonial, provocando discussões acerca de como esses discursos pós-coloniais dialogam com os conceitos de alteridade, identidade e a relação com o sagrado, resultando na produção de um E-book (produto da dissertação) contendo a singularidade territorial quilombola. |
Abstract: | The present study highlights the relevance of the participation of Africans and Afro-descendants in the composition of the Quilombos, as well as emphasizing the social organization with a significant pedagogy that values diversity, emphasizing the educational practices that collaborate for the formation of identities through relationships established in Quilombo and in the school institution. The purpose of this work is to use (auto) biographical research about the educational and cultural context of Quilombo Bracuí residents, in the city of Angra dos Reis, in Rio de Janeiro, to analyze the idea of forming students' identities through of living in quilombola communities. To this end, bibliographic research, interviews with residents and educators about this type of teaching were carried out, identifying its contribution to the construction of quilombola identities. The study was based on a dialogue with the theories of the post-structural, post-colonial current, provoking discussions about how these post-colonial discourses dialogue with the concepts of alterity, identity and the relationship with the sacred, resulting in the production of a e-book (product of the dissertation) containing the quilombola territorial singularity. |
Palavras-chave: | Educação quilombola Autobiografias Jongo Diferença Quilombola education Autobiographies Jongo Difference |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | SOUZA, Aryana Maria Colombo de. Educação quilombola: um estudo (auto)biográfico sobre o Quilombo Santa Rita do Bracuí – resistência ou reinvenção?. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17793 |
Data de defesa: | 16-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Aryana Maria Colombo de Souza - 2021 - Completa.pdf | 882,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.