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Tipo do documento: Tese
Título: Desenvolvimento socioemocional de adolescentes em acolhimento institucional e habilidades sociais educativas de seus educadores sociais: avaliação e grupo psicoeducativo
Título(s) alternativo(s): Social-emotional development of adolescents in institutional care and educational social skills of their social educators: assessment and psychoeducational group
Autor: Calabar, Fernanda Pereira 
Primeiro orientador: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Primeiro membro da banca: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Segundo membro da banca: Yunes, Maria Angela Mattar
Terceiro membro da banca: Ferreira, Heloísa Gonçalves
Quarto membro da banca: Quiterio, Patricia Lorena
Resumo: A institucionalização pode dificultar o desenvolvimento socioemocional dos adolescentes, mas por meio das interações positivas com educadores sociais é possível superar essa condição. A partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, a presente tese teve como objetivo geral investigar o desenvolvimento socioemocional dos adolescentes em instituições de acolhimento e implementar um grupo psicoeducativo com educadores. O estudo foi dividido em três partes. Na Parte I participaram 50 adolescentes e 14 educadores de nove instituições. Os adolescentes responderam aos seguintes instrumentos: Questionário de Investigação Geral para Crianças Abrigadas; Inventário Multimídia de Habilidades Sociais; Questionário de Habilidades Sociais Educativas do Cuidador (QHSEC); Escala Global de Satisfação com a Vida para Adolescentes; Escala de Expectativas de Futuro. Os educadores responderam aos seguintes instrumentos: Questionário de Caracterização dos Educadores Sociais; Classificação Socioeconômica; Inventário de Habilidades Sociais (IHS2); Inventário de Habilidades Educativas (IHSE-Edu). A maioria dos adolescentes apresentou bom repertório de assertividade e autocontrole. A maioria dos educadores apresentou repertório acima da média em habilidades sociais e repertório elaborado em habilidades sociais educativas. Na Parte II foram realizados grupos focais com 17 educadores de três instituições que responderam aos seguintes instrumentos: Questionário de Caracterização dos Educadores Sociais; Classificação Socioeconômica; Questionário de Crenças; Roteiro Temático do Grupo Focal. O resultado do Questionário de Crença descreve aspectos comportamentais negativos dos adolescentes. Não foram encontrados aspectos positivos em características emocionais e físicas. Nos grupos focais encontrou-se três temas: “Adolescência”, “Trabalho do educador social”, “Práticas de sociabilização”. Na Parte III foi realizado um grupo psicoeducativo com 46 participantes. Destes, 31 eram educadores e 12 foram selecionados para a análise dos instrumentos e follow-up. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização dos Educadores Sociais; Classificação Socioeconômica; IHSE-Edu, fator 2 e 3; Avaliação da Qualidade da Relação; Ficha da Vivência; Avalição final; Follow-up. No IHSE-Edu, a maioria apresentou repertório elaborado no fator 2 e repertório médio no fator 3. Todos os educadores consideraram mais satisfeita suas relações com adolescentes. Avaliação final, sobressaiu sensações positivas do aprendizado, metodologia e equipe. No follow-up a maioria solicitou mais intervenções, percepções positivas das atividades, o que contribuiu na interação com adolescentes, na paciência, diálogo, empatia, reconhecimento emocional e mudança de comportamento, além de relatos sobre a pandemia de Covid-19. Com os dados da pesquisa será possível ampliar os estudos sobre habilidades sociais, satisfação com a vida, expectativas de futuro de adolescentes acolhidos, fomentar políticas públicas e ações para o desenvolvimento de habilidades sociais e habilidades sociais educativas de educadores sociais.
Abstract: Institutionalization can hinder socio-emotional development, but through the overcoming of positive adolescents with social educators, it is a condition. Based on the Bioecological Theory of Human Development, the present thesis had as its general objective to investigate the socio-emotional development of adolescents in shelter institutions and implementation of a psychoeducational group with educators. The study was divided into three parts. In Part I, 50 adolescents and 14 educators from nine institutions participated. The adolescents answered the following instruments: General Investigation Questionnaire for Sheltered Children; Multimedia Social Skills Inventory; Caregiver Educational Social Skills Questionnaire (QHSEC); Global Life Satisfaction Scale for Adolescents; Future Expectations Scale. The educators answered the following instruments: Questionnaire for the Characterization of Social Educators; Socioeconomic Classification; Social Skills Inventory (IHS2); Inventory of Educational Skills (IHSE-Edu). Most adolescents showed a good repertoire of assertiveness and self-control. Most educators presented media lists on social skills and outreach elaborated on educational social skills. In Part II, focus groups were held with 17 educators from three institutions who responded to the following instruments: Questionnaire for the Characterization of Social Educators; Socioeconomic Classification; Beliefs Questionnaire; Focus Group Thematic Roadmap. The result of the Belief Questionnaire describes negative behavioral aspects of adolescents. No positive aspects were found in emotional and physical characteristics. Three themes were found in the focus groups: “Adolescence”, “Work of the social educator”, “Socialization practices”. In Part III, a psychoeducational group with 46 participants was carried out. Of these, 31 were educators and 12 were selected for instrument analysis and follow-up. The instruments used were Questionnaire for the Characterization of Social Educators; Socioeconomic Classification; IHSE-Edu, factor 2 and 3; Relationship Quality Assessment; Experience Sheet; Final assessment; Follow-up. In the IHSE-Edu, most had an elaborated repertoire in factor 2 and average repertoire in factor 3. All educators considered their relationships with adolescents to be more satisfied. Final evaluation, positive sensations of learning, methodology and team stood out. In the follow-up, most requested more interventions, positive perceptions of the activities, which contributed to the interaction with adolescents, patience, dialogue, empathy, emotional recognition and behavior change, in addition to reports about the Covid-19 pandemic. With the research data, it will be possible to expand studies on social skills, satisfaction with life, future expectations of sheltered adolescents, promote public policies and actions for the development of social skills and educational social skills of social educators.
Palavras-chave: Adolescentes
Educadores sociais
Relações interpessoais
Acolhimento institucional
Shelter.
Adolescent.
Social educator
Interpersonal relationships
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: CALABAR, Fernanda Pereira. Desenvolvimento socioemocional de adolescentes em acolhimento institucional e habilidades sociais educativas de seus educadores sociais: avaliação e grupo psicoeducativo. 2022. 268 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17801
Data de defesa: 18-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

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