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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17802
Tipo do documento: Tese
Título: “O que a gente não registra, o vento leva”: diálogos com intelectuais negros(as) da Bahia
Título(s) alternativo(s): “What is not registered the wind takes away”: dialogues with black intellectuals from Bahia
Autor: Silva, Luiz Gustavo Santos da 
Primeiro orientador: Passos, Mailsa Carla Pinto
Primeiro membro da banca: Gomes, Nilma Lino
Segundo membro da banca: Mattos, Wilson Roberto de
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Quarto membro da banca: Pereira, José Valter
Resumo: A presente tese está inserida no campo de estudos dos cotidianos e se propõe a tecer diálogos com intelectuais negros(as) da Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia/APNB buscando compreender quais repertórios político-culturais influenciaram na aglutinação e ainda mantém reunidos(as) estes(as) mesmos(as) pesquisadores(as) em torno dela e quais são os seus propósitos. A partir da metodologia da história oral, converso com nove intelectuais que participaram da fundação ou ajudaram na constituição da APNB. Dentro deste conjunto de pesquisadores(as), três estiveram envolvidos(as) também na construção e implementação de um programa de formação docente, o Programa AfroUneb que ocorreu na Universidade do Estado da Bahia em 2005. A partir de um diálogo entre as minhas próprias memórias e as memórias destes(as) intelectuais negros(as), estabeleço um “xirê” epistêmico, uma representação simbólica tomada por empréstimo do universo epistemológico afro-brasileiro, especificamente das religiões de matrizes africanas. Finalmente, nas narrativas destes(as) pesquisadores(as), inseridas no campo das histórias orais de vida e temática, compreendo que a militância nos movimentos negros e a aguçada consciência negra compõem boa parte das suas trajetórias, repertórios político-formativos que nomeio de posicionamento ético-afetivo-solidário, processo que sustenta muitas das ações da APNB.
Abstract: This work is based on the day-to-day studies field. It proposes itself to weave dialogues with black intellectuals from Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia/APNB (A Black Researchers Association from the State of Bahia) seeking to comprehend which political and cultural repertoires influenced in the agglutination and keep these researchers surrounding it as well as what their purposes are. Using the methodology of oral history, we have talked with nine intellectuals who participated in the creation or helped to formalize APNB. Included in this group of researchers, three of them were involved in the creation and implementation of a Teacher Training Program (named AFROUNEB), which took place at the University of Bahia in 2005. From the dialogue between my own memories and those from the black intellectuals, I establish an epistemic “xirê, a symbolic representation borrowed from the afro- Brazilian epistemological universe, specifically from religions of the African matrix. To sum up, through the narratives of these researchers, included in oral history and thematic oral history field, I understand that Black Movement’s Practice and the keen black consciousness make up a sizable slice of their life courses and political- formative repertoires that I designate ethical-affective- supportive behavior-process that consolidates many of the actions of APNB.
Palavras-chave: Black intellectuals
Epistemic “Xirê”
Oral history
Thematic oral history
Memory
Intelectuais negros
História Oral
Memórias
Intelectuais negros(as)
Xirê epistêmico
História oral de vida e temática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Luiz Gustavo Santos da. “O que a gente não registra, o vento leva”: diálogos com intelectuais negros(as) da Bahia. 2022. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17802
Data de defesa: 23-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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