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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17805
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de modelos tridimensionais e de uma sequência didática para o ensino de sistema cardiovascular para alunos com deficiência visual |
Título(s) alternativo(s): | Development of 3D models and a didactic sequence for teaching the cardiovascular system to visually impaired students |
Autor: | Rego, Filipe Lima ![]() |
Primeiro orientador: | Machado, Lúcio Paulo do Amaral Crivano |
Primeiro coorientador: | Siqueira, Andréa Espinola de |
Primeiro membro da banca: | Machado, Ana Carolina Stumbo |
Segundo membro da banca: | Silva, Aires da Conceição |
Resumo: | Comparando os dados do IBGE e do INEP nos anos de 2010 e 2017 é possível observar que o número de indivíduos com deficiência visual matriculados no ensino regular, especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos) é baixo, não existindo aumento ao longo do tempo. Uma das possíveis causas é ausência de recursos que permitem incluir os indivíduos no processo formativo, assim como uma inadequação do próprio currículo. Levando-se em consideração esses fatos, o tema sistema cardiovascular foi escolhido em função da importância na área da saúde, sabendo que as doenças relacionadas ao sistema definem uma alta taxa de mortalidade. Para explorar o tema foram desenvolvidos modelos tridimensionais, que permitem uma aprendizagem tátil, e uma sequência didática sobre o sistema cardiovascular. Essa foi produzida com o objetivo de estabelecer um processo de aprendizagem em etapas, sendo possível identificar a estrutura cognitiva dos educandos e assentar novos conhecimentos. Dessa forma os alunos com deficiência visual podem ser incluídos possibilitando uma melhora em sua qualidade de vida. Foram aplicados questionários diagnósticos, a fim de fazer um levantamento dos fatores que influenciam na aprendizagem dos educandos com deficiência visual atendidos pelo NAPNE do Colégio Pedro II – campus SCIII. A análise nos mostrou que apesar dos esforços para incluir os educandos com deficiência visual no processo formativo, ainda é possível ofertarmos melhores condições por meio de uma adaptação curricular, metodológica e avaliativa. Modelos de vasos sanguíneos foram produzidos com o programa de modelagem online Tinkercad. Um modelo de coração foi selecionado a partir do site www.thingverse.com e modificado com os softwares Autodesk Meshmixer e Tinkercad para obtermos uma melhor impressão. A sequência didática produzida contempla três momentos com objetivos distintos. No primeiro encontro objetivamos identificar as concepções prévias e a estrutura cognitiva dos educandos. Para isso utilizamos uma metodologia investigativa e organizadores prévios. No segundo encontro, utilizando uma aula expositiva dialógica e os modelos 3D, desejamos responder as questões levantadas pelos alunos. Para o último encontro planejamos avaliar de forma qualitativa a experiência vivenciada pelos educandos com o objetivo de validar os recursos pedagógicos em questão. A aplicação da sequência didática e do uso modelos 3D, assim como a validação dos produtos, não foi possível em função da pandemia pelo SARS-COV-2. |
Abstract: | Comparing data from IBGE and INEP in the years 2010 and 2017, it is possible to observe that the number of visually impaired individuals enrolled in regular, special, and EJA (Youth and Adult Education) is low, with no increase over time. One possible cause is the lack of resources that allow individuals to be included in the learning process, as well as an inadequacy of the curriculum. Taking these facts into account, the cardiovascular system theme was chosen due to its importance in the health area, knowing that diseases related to that system define a high mortality rate. To explore the theme, it was developed three-dimensional models, to allow tactile learning, and a didactic sequence on the cardiovascular system. The latter was produced with the objective of establishing a learning process in stages, making it possible to identify the students' cognitive structure and to settle new knowledge. Thus, visually impaired students can be included, enabling an improvement in their quality of life. It was applied diagnostic questionnaires to survey the factors that influence the learning of students with visual impairment attended by NAPNE from Colégio Pedro II - SCIII campus. The analysis showed us that despite efforts to include students with visual impairments in the learning process, it is still possible to offer better conditions through curricular, methodological and evaluative adaptation. Blood vessel models were produced with the online 33 modeling software Tinkercad. A model of the heart was selected from the www.thingverse.com and modified with the software the Autodesk Meshmixer and Tinkercad (www.tinkercad.com) to obtain a better impression quality. The didactic sequence guides three moments with different objectives. In the first class, we aimed to identify students' previous conceptions and cognitive structure. For this we use an investigative methodology and previous organizers. In the second class, using a dialogical expository class and 3D models, we wish to answer the questions raised by the students. For the last class, we plan to qualitatively assess the experience of students in order to validate the pedagogical resources.The application of the didactic sequence and the use of 3D models, as well as the validation of the products, was not possible due to the pandemic by SARS-COV-2. |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Materiais didáticos Impressão 3D Cegueira Educação especial Educação inclusiva Deficientes visuais – Educação Biologia – Métodos de ensino Modelos Tridimensionais Deficientes visuais - Ensino Necessidades educacionais específicas Biology teaching Didatic materials Didatic sequence Three-dimensional models Inclusive education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | REGO, Filipe Lima. Desenvolvimento de modelos tridimensionais e de uma sequência didática para o ensino de sistema cardiovascular para alunos com deficiência visual. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17805 |
Data de defesa: | 26-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Filiipe Lima Rego - 2020 - Completa.pdf | 7,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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