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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola, gênero, sexualidade e colonialidade: intersecções possíveis?
Título(s) alternativo(s): School, gender and coloniality: possible intersections?
Autor: Rastrelli, Amanda Neves 
Primeiro orientador: Mattos, Amana Rocha
Primeiro membro da banca: Monteiro, Ana Cláudia Lima
Segundo membro da banca: Miranda, Cláudia
Terceiro membro da banca: Lionço, Tatiana
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a construção do gênero na escola, pensando a multiplicidade de singularidades neste espaço que tenta enrijecer e afastar o sujeito de si. Para tal, foram feitas diversas oficinas em uma escola no interior do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi estruturada a partir da lógica descolonial, onde o corpo foi pensado como território, onde a metodologia de pesquisa foi tida como um atravessamento e onde surgiram diversas perguntas desde para que meninas são criadas até qual a Psicologia é possível quando entra na escola sem se impor como lógica de poder, mas como lugar de escuta da construção dos processos de cada sujeito ali. O que acontece quando a Psicologia entra no ambiente escolar a fim de ouvir as demandas de estudantes ao invés de estigmatizá-los? O que de fato pode ajudar na constituição da subjetividade de cada indivíduo? Quais e como produzir fissuras no ambiente escolar a fim de que a escola seja um lugar de potências e não de docilização da vida? São perguntas que peço ajuda a autoras, em sua maioria da América Latina para responder.
Abstract: The present work aimed to investigate the construction of gender at school, thinking about the multiplicity of singularities in this space that tries to stiffen and distance the subject from itself. To this end, several workshops were held in a school in the interior of the state of Rio de Janeiro. The research was structured from the decolonial logic, where the body was thought of as a territory, where the research methodology was taken as a crossing and where several questions from what girls are raised for to what Psychology is possible when it enters school without to impose itself as a logic of power, but as a place to listen to the construction of the processes of each subject there. What happens when Psychology enters the school environment in order to listen to the demands of students instead of stigmatizing them? What can actually help in the constitution of each individual's subjectivity? Which are the fissures and how to produce then in the school environment, the school is a place of potential and not of docility of life? These are questions that I ask for help from authors, mostly from Latin America, to answer.
Palavras-chave: School
Gender
Decoloniality
Psicologia Social
Educação
Sexualidade
Escola
Gênero
Descolonialidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: RASTRELLI, Amanda Neves. Escola, gênero, sexualidade e colonialidade: intersecções possíveis?. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17810
Data de defesa: 15-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social

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