Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17811
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comum nos discursos que se hegemonizaram na BNCC
Título(s) alternativo(s): Common in the speeches that became hegemonic in the BNCC
Autor: Barros, Iris Aniceto 
Primeiro orientador: Dias, Rosanne Evangelista
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Süssekind, Maria Luiza
Resumo: Esta pesquisa tem como foco principal investigar a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e os sentidos de comum presentes neste documento a partir da concepção teórica da Teoria do Discurso (TD), desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Por compreender o comum como um discurso que foi hegemonizado nessa política curricular e por interpretar que demandas são a unidade de análise da Teoria do Discurso e produzem processos articulatórios para tornar discursos hegemônicos, entendo como potente investigar as demandas que foram articuladas para que o sentido de comum se hegemonizasse. Utilizo as contribuições teóricas de Elizabeth Macedo e Alice Lopes como aporte para as reflexões do campo do currículo e também para a articulação entre o currículo e a TD. Dito isso, defendo o currículo como uma prática discursiva imersa em articulações construídas na parcialidade e na arbitrariedade do social (LOPES; MACEDO, 2011; LACLAU, 1990). Desenvolvo as noções da Teoria do Discurso para construir articulações com o material empírico desta pesquisa, que tem a Base Nacional Comum Curricular como empiria central. Tal articulação colabora com o aprofundamento na interpretação dos sentidos presentes no significante comum. Além disso, proponho interpretar como o currículo comum está sendo articulado pelos curriculistas no contexto internacional, uma vez que dentre as justificativas presentes no texto da BNCC para explicar sua necessária construção está o exemplo dos contextos internacionais. Para isso, seleciono quatro países: África do Sul, Chile, Portugal e Finlândia, na busca por interpretar os textos dos curriculistas desses países. A partir disso, desenvolvo argumentações que tentam desestabilizar a concepção de um currículo comum como uma estratégia “natural” a uma educação de qualidade. Durante a pesquisa, procuro operar com a noção de política e político (MOUFFE, 2015), argumentando que o comum, e qualquer outra tentativa de fixação, é produzido num terreno instável de constante disputa e, por isso, o processo de des-sedimentação e sedimentação não são plenamente realizáveis, são sempre parciais e provisórios.
Abstract: The main focus of this research work is to investigate the National Curriculum Common Core (BRASIL, 2018) and the meanings of common present in this document supported by the theoretical conception of the Theory of Discourse (TD), developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe. By understanding common as a discourse that was hegemonized in this curricular policy and by interpreting that demands are the unit of analysis of the Theory of Discourse (and produce articulatory processes to make discourses hegemonic), I understand how powerful it is to investigate the demands that were articulated so that the sense of common was hegemonized. The theoretical contributions of Elizabeth Macedo and Alice Lopes are used as reflections in the field of curriculum and also for the articulation between curriculum and TD. That said, I defend the curriculum as a discursive practice immersed in articulations built on the partiality and arbitrariness of the social (LOPES; MACEDO, 2011; LACLAU, 1990). I develop the notions of the Theory of Discourse to build articulations with the empirical material of this research, which has the National Curriculum Common Core as its central material. Such articulation collaborates with the interpretation of the different meanings present in the common signifier. Furthermore, I propose to interpret how the common curriculum is being articulated by curriculists in the international context, since among the justifications present in the BNCC text to explain its necessary construction is the example of international contexts. For this, I select four countries: South Africa, Chile, Portugal and Finland, in an attempt to interpret the texts of curriculists from these countries. From this, I develop arguments that try to destabilize the conception of a common curriculum as a “natural” strategy to achieve educational quality. During the research, I try to operate with the notion of political and politics (MOUFFE, 2015), arguing that the common, and any other attempt at fixation, is produced in an unstable terrain of constant dispute and, therefore, the process of de-sedimentation and sedimentation are not fully feasible, they are always partial and provisional.
Palavras-chave: Educação
Base Nacional Comum Curricular
Hegemonia
Comum
Articulação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARROS, Iris Aniceto. Comum nos discursos que se hegemonizaram na BNCC. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17811
Data de defesa: 23-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Iris Aniceto Barros - 2021 - Completa.pdf1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons