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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17815
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise numérica de colunas estaiadas e protendidas em aço carbono e aço inoxidável |
Título(s) alternativo(s): | Numerical analysis of prestressed stayed stainless and carbon steel column |
Autor: | Mello, Vitor da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, André Tenchini da |
Segundo orientador: | Lima, Luciano Rodrigues Ornelas de |
Primeiro membro da banca: | Vellasco, Pedro Colmar Gonçalves da Silva |
Segundo membro da banca: | Tankova, Trayana |
Resumo: | A capacidade de carga de colunas esbeltas é governada pela instabilidade global. No entanto, ao adicionar um conjunto de cruzetas e cabos protendidos, os deslocamentos horizontais por conta da flambagem podem ser minimizados e a capacidade de carga aumentada consideravelmente. Além do aumento da capacidade de carga, a estética arquitetônica, a velocidade de montagem e a economia gerada em comparação com as colunas tradicionais, colunas estaiadas e protendidas tem despertado interesse de engenheiros, arquitetos e de pesquisadores. Apesar de ser um sistema estrutural conhecido desde os anos 60, ainda há muitos estudos em desenvolvimento referentes a instabilidade, influência do número de cruzetas e diretrizes para o dimensionamento analítico. Em grande parte dos estudos, o aço carbono foi o principal material utilizado no conjunto de coluna e cruzeta, e, no presente trabalho será avaliada também a utilização do aço inoxidável no elemento estrutural. O principal objetivo deste trabalho é avaliar e comparar o comportamento do sistema estrutural para aço carbono e aço inoxidável, e posteriormente comparar os resultados com métodos analíticos para obtenção da capacidade de carga. O modelo numérico foi calibrado a partir de ensaios experimentais realizados com colunas em aço inoxidável e conseguiu de forma adequada reproduzir o comportamento tanto em termos de carga quanto de rigidez. Um estudo paramétrico foi conduzido para expandir as análises para outros conjuntos de elementos, coluna, cruzeta e estais, e, posteriormente comparar os resultados com os métodos de dimensionamento presentes na literatura. Os resultados do estudo paramétrico mostraram que a rigidez dos estais é o principal elemento na contribuição do aumento da capacidade de carga, e, dependendo dos elementos selecionados, o sistema estrutural pode ser subutilizado, por exemplo. Além disso, identificou-se que quanto maior a esbeltez da coluna analisada, maior a tendência do material se comportar-se no regime elástico da curva tensão versus deformação do material. Por fim, avaliou-se o dimensionamento analítico baseado nos métodos existentes e propôs-se uma modificação na formulação existente objetivando uma melhor aproximação com os resultados numéricos obtidos. |
Abstract: | The load-carry capacity of slender columns is limited by global instability. Nevertheless, by adding a set of cross-arms and prestressed cable, the horizontal displacement due to the buckling phenomenon can be reduced, and, as a result, the load capacity is considerably increased. In addition to the load capacity increment, the architectural aesthetics, assembly process and the cost-benefit factor has aroused the interest of engineers, architects, and researchers in the theme. Even though it has been a well-known structural system since the ‘60s, there are still many studies in development, such as stability, the number of crossarms and guidance for the analytical design. In most of the studies in the literature, carbon steel was the main material used, and the present study will also be evaluating stainless steel in the structural behaviour. The main objective of this study is to evaluate and compare the behaviour between carbon and stainless steel and later compare the results with analytical methods to obtain the load capacity. The numerical model was calibrated from experimental tests carried out with stainless steel columns and was able to reproduce the capacity and stiffness behaviour. A parametric study was carried out to expand the analyzes to other sets of elements, column, cross-arm and stay and later compare the results with the design methods present in the literature. The parametric study has shown that the stiffness of the stays is the main element contributing to the increment of load capacity., Depending on the selected elements, the structural system may be underused. Furthermore, it was identified that the greater the slenderness of the column is, the greater the tendency of the material to behave in the elastic regime of the material stress versus strain curve. Finally, the analytical design based on existing methods was evaluated, and a modification in the existing formulation was proposed, aiming at a better approximation of the obtained numerical results. |
Palavras-chave: | Engenharia civil Colunas Aço inoxidável Aço-carbono Análise numérica Análise estrutural (Engenharia) Civil engineering Columns Stainless steel Carbon steel Numerical analysis Structural analysis (Engineering) |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Citação: | MELLO, Vitor da Silva. Análise numérica de colunas estaiadas e protendidas em aço carbono e aço inoxidável. 2021. 230 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17815 |
Data de defesa: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Civil |
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Dissertação - Vitor da Silva Mello - 2021 - Completo.pdf | 15,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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