Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17831
Tipo do documento: Tese
Título: A dimensão teórico-prática como princípio epistemológico formativo: possibilidades constitutivas da práxis pedagógica na proposta curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí
Título(s) alternativo(s): Dimensión teórico-práctica como principio epistemológico formativo: posibilidades constitutivas de la praxis pedagógica en la propuesta curricular del curso de Pedagogía de la Universidad Estatal de Piauí
Theoretical-practical dimension as a formative epistemological principle: constitutive possibilities of pedagogical praxis in the curricular proposal of the Pedagogy course at the State University of Piauí
Autor: Silva, Antonia Alves Pereira 
Primeiro orientador: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Primeiro membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Segundo membro da banca: Borges, Verônica
Terceiro membro da banca: Cruz, Giseli Barreto da
Quarto membro da banca: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Resumo: Esta Tese investiga a formação no curso de Pedagogia e tem como pressuposto que a sua realização pautada por uma epistemologia na qual a unidade teoria-prática seja o eixo central contribui para a formação numa perspectiva crítica do professor. Para tanto, procura responder à indagação: a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), enquanto projeto e prática curricular, possui como eixo norteador formativo uma base epistemológica teórico-prática? Apresenta como objetivo analisar o currículo do curso de Pedagogia, à luz dos seus elementos curriculares, identificando processos e práticas que na percepção dos sujeitos se desenvolvam numa perspectiva de unidade teórico-prática, entendida como práxis. Fundamenta-se numa discussão sobre a concepção de formação de professor presente na política educacional e como ela reflete na produção curricular das instituições de ensino buscando compreender eventuais processos de recontextualização (BERNSTEIN, 1996); discute o conceito de práxis na perspectiva Vázquez (2011). Advoga a práxis como um princípio epistemológico na organização curricular de forma a contribuir com a formação crítico emancipatória do pedagogo. Para tanto, o currículo do tipo integrado (BERSTEIN, 1988) apresenta-se como mais adequado a esse propósito. A pesquisa empírica foi realizada no curso de Pedagogia da UESPI, captando a percepção de professores, através de entrevistas, e dos estudantes, por meio de Grupo Focal, acerca da relação teoria-prática no curso; analisa documentos legais que subsidiam a formação em Pedagogia e o Projeto Pedagógico do Curso. A pesquisa considera os aspectos macrossociais e microcontextuais (LOPES, 2006; BRANDÃO, 2001) na produção do conhecimento numa perspectiva dialética materialista. Os resultados indicam que o Projeto do Curso condiz com as determinações legais, porém, de forma recontextualizada ao abordar a relação teoria-prática numa perspectiva de práxis e uma visão mais explícita da concepção de pedagogo. O discurso dos sujeitos revela que teoria e prática são compreendidas de modos diferenciados pelos sujeitos. Entre os docentes ela assume um sentido de unidade; dentre os estudantes prevalece uma compreensão de unidade, porém há nos discursos sentidos que remetem à separação dessas dimensões. Na percepção dos sujeitos, na prática curricular, predominam atividades que articulam teoria e prática o que ocorre em diversas disciplinas do curso por meio de projetos realizados nas escolas; Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica destacam-se como aquelas disciplinas onde há maior reflexão sobre as atividades realizadas nas escolas. No geral, os estudantes sentem-se preparados para atuação pedagógica futura, porém, esse sentimento é ressaltado quando se refere à educação infantil. Os dados indicam que no currículo há aproximações, mas também distanciamentos quanto à concepção de currículo integrado.
Abstract: This Thesis investigates the teacher training in the Pedagogy course and assumes that its realization guided by an epistemology in which the theory-practice unit is the central axis, contributes to the formation in a critical perspective of the teacher. Therefore, it seeks to answer the question: Does the Curricular Proposal of the Pedagogy course at the State University of Piauí (UESPI), as a curricular project and practice, have a theoretical-practical epistemological basis as its formative guiding principle? It aims to analyze the curriculum of the Pedagogy course, in the light of its curricular elements, identifying processes and practices that, in the perception of the individuals, develop in a perspective of theoretical-practical unity, understood as praxis. It is based on a discussion about the concept of teacher training present in educational policy and how it reflects in the curricular production of educational institutions seeking to understand possible processes of recontextualization (BERNSTEIN, 1996); discusses the concept of praxis in the Vázquez perspective (2011). Defends praxis as an epistemological principle in the curricular organization in order to contribute to the critical emancipatory training of the pedagogue; therefore, the integrated type curriculum (BERSTEIN, 1988), presents itself as the most suitable for this purpose.The empirical research was carried out in the Pedagogy course at UESPI, capturing the perception of teachers, through interviews, and students, through Focus Group, about the theory-practice relationship in the course; analyzes legal documents that support training in Pedagogy and the Pedagogical Project of the Course. The research considers macrosocial and microcontextual aspects (LOPES, 2006; BRANDÃO, 2006) in the production of knowledge in a materialistic dialectical perspective. The results indicate that the Course Project complies with the legal requirements, but in a recontextualized way when addressing the theory-practice relationship in a praxis perspective and a more explicit view of the pedagogue's conception. The subjects' discourse reveals that theory and practice are understood in different ways by the individuals. Among teachers, it assumes a sense of unity; among students, a sense of unity prevails, but there are senses in the speeches that refer to the separation of these dimensions. In the perception of the individuals, in curricular practice, activities that articulate theory and practice predominate, which occurs in several subjects of the course through projects carried out in schools; Supervised Internship and Pedagogical Practice stand out as those subjects where there is greater reflection on the activities carried out in schools. In general, students feel prepared for future pedagogical acting, but this feeling is emphasized when referring to early childhood education. The data indicate that there are similarities in the curriculum, but also differences in the concept of an integrated curriculum.
Esta Tesis investiga la formación en el curso de Pedagogía y supone que su realización guiada por una epistemología en la que la unidad de teoría-práctica es el eje central, contribuye a la formación en una perspectiva crítica del profesor. Por lo tanto, busca responder a la pregunta: ¿La Propuesta Curricular del curso de Pedagogía en la Universidad Estatal de Piauí (UESPI), como proyecto y práctica curricular, tiene una base epistemológica teórico-práctica como principio formativo orientador? Su objetivo es analizar el currículo del curso de Pedagogía, a la luz de sus elementos curriculares, identificando procesos y prácticas que, en la percepción de los sujetos, se desarrollan en una perspectiva de unidad teórico-práctica, entendida como praxis. Se basa en una discusión sobre el concepto de formación docente presente en la política educativa y cómo se refleja en la producción curricular de las instituciones educativas y busca comprender los posibles procesos de recontextualización (BERNSTEIN, 1996); analiza el concepto de praxis en la perspectiva de Vázquez (2011). Aboga por la praxis como principio epistemológico en la organización curricular para contribuir a la formación crítica emancipadora del pedagogo; por lo tanto, el currículo de tipo integrado (BERSTEIN, 1988) se presenta como el más adecuado para este propósito. La investigación empírica se llevó a cabo en el curso de Pedagogía en la UESPI, capturando la percepción de los maestros, a través de entrevistas y estudiantes, a través del Grupo de enfoque, sobre la relación teoría-práctica en el curso; analiza documentos legales que respaldan la capacitación en pedagogía y el proyecto pedagógico del curso. La investigación considera aspectos macrosociales y microcontextuales (LOPES, 2006; BRANDÃO, 2001) en la producción de conocimiento en una perspectiva dialéctica materialista. Los resultados indican que el Proyecto del curso cumple con los requisitos legales, pero de una manera recontextualizada al abordar la relación teoría-práctica en una perspectiva de praxis y una visión más explícita de la concepción del pedagogo. El discurso de los sujetos revela que la teoría y la práctica son entendidas de diferentes maneras por los sujetos. Entre los docentes, supone un sentido de unidad; entre los estudiantes, prevalece la comprensión de la unidad, pero en los discursos hay sentidos que se refieren a la separación de estas dimensiones. En la percepción de los sujetos, en la práctica curricular, predominan las actividades que articulan teoría y práctica, lo que ocurre en varias asignaturas del curso a través de proyectos realizados en las escuelas; Las prácticas supervisadas y las prácticas pedagógicas se destacan como aquellas asignaturas en las que existe una mayor reflexión sobre las actividades que se realizan en las escuelas. En general, los estudiantes se sienten preparados para el desempeño pedagógico futuro, pero este sentimiento se enfatiza cuando se refiere a la educación de la primera infancia. Los datos indican que hay similitudes en el plan de estudios, pero también diferencias en el concepto de curriculo integrado.
Palavras-chave: Pedagogo de educación crítica
Unidad de teoría-práctica
Praxis Recontextualización
Curriculo integrado
Critical formation of Pedagogue
Theory-practice unit
Praxis
Recontextualization
Integrated Curriculum
Educação
Pedagogos
Currículos
Formação crítica Pedagogo
Unidade Teoria-prática
Práxis
Recontextualização
Currículo Integrado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Antonia Alves Pereira. A dimensão teórico-prática como princípio epistemológico formativo: possibilidades constitutivas da práxis pedagógica na proposta curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí. 2020. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17831
Data de defesa: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Antonia Alves Pereira Silva - 2020 - Completa.pdf1,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons