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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17834
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “De uma chuva de manga ao funk de Lelê”: imagens da afrodiáspora em uma escola de Acari |
Título(s) alternativo(s): | From a mango rain to "Lelê" funk: images of the "afrodiáspora" in a Acarí School |
Autor: | Queiroz, Cláudia Alexandre ![]() |
Primeiro orientador: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Segundo membro da banca: | Silva, Paulo Vinícius Baptista da |
Resumo: | Nesta pesquisa o objetivo principal é discutir o padrão de beleza historicamente hegemónicos em uma escola Pública Muncipal de Educação Infantil, na periferia do Rio de Janeiro, em Acari. Tenho como pressuposto para pesquisa que neste tempoespaço escolar se estabelece uma tensão entre as invisibilidades e visibilidades de imagens de heróis e heroínas e suas narrativas africanas e afrobrasileiras em relação às identidades, pois nesse espaço escolar parte da representação do humano é preferencialmente eurocêntrico-branca, embora os indivíduos que frequentam àquele espaço - crianças e educadoras – sejam em sua grande maioria negros e mestiços. É neste cotidiano escolar que desenvolvo uma pesquisa/intervenção, articulando brincadeiras e tecnologias com literatura infantil da contemporaneidade. Intervenção que propõe uma discussão em torno da ética e da estética. Tal abordagem me instiga a investigar e a discutir as questões de relação étnico-raciais dessa escola e as emergências de heróis e heroínas da afrodiáspora. |
Abstract: | The main objective of this research is to discuss the standard of beauty in a historically hegemonic Muncipal Public School Early Childhood Education in the periphery of Rio de Janeiro, Acari. I have as assumption to the research that in this school “timespace” a tension between invisibility and visibility of heroes and heroines and their African and Afrobrazilian narratives in relation to identities is established, because in this school space part of human representation is preferably white-eurocentric, although individuals who go to that space - children and teachers - are mostly blacks and mestizos. It is in this daily school that I develop a research / intervention, linking play and technologies with contemporary children's literature. Intervention that proposes a discussion on the ethics and aesthetics. Such approach encourages me to investigate and discuss this school issues, regarding ethnic-racial, and emergencies of heroes and heroines of the “afrodiáspora”. |
Palavras-chave: | Cotidiano escolar - Rio de Janeiro (RJ) Identidade étnica Relações étnicas Relações raciais Processos identitários Relação étnico-raciais Daily School Identity processes Ethinic-racial relationship |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | QUEIROZ, Cláudia Alexandre. “De uma chuva de manga ao funk de Lelê”: imagens da afrodiáspora em uma escola de Acari. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17834 |
Data de defesa: | 27-Mai-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Dissertação - Claudia Alexandre Queiroz - 2011 - Completa.pdf | 4,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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