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Tipo do documento: Tese
Título: A influência da consciência morfológica na produção de texto no Ensino Fundamental I
Título(s) alternativo(s): The influence of morphological awareness on text production in elementary school
Autor: Arantes, Tais Turaça 
Primeiro orientador: Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Primeiro membro da banca: Paula, Fraulein Vidigal de
Segundo membro da banca: Nórte, Carlos Eduardo
Terceiro membro da banca: Guimarães, Silvia Brilhante
Quarto membro da banca: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Resumo: A presente tese teve como objetivo averiguar a influência da consciência morfológica (habilidade de refletir sobre os morfemas) e da escrita na produção de texto de crianças do fundamental I. A amostra foi composta de crianças do segundo ao quarto ano, faixa etária entre 7 e 15 anos divididas em dois estudos. Participaram do primeiro estudo 121 crianças e do segundo 72. A hipótese levantada é a de que haveria uma relação entre a capacidade de refletir sobre a morfologia e a produção de texto. Dessa forma, o segundo estudo possibilitará separar a contribuição da consciência morfológica para a produção de texto. Os dados foram coletados em escolas públicas, para o primeiro estudo, e privadas, para o segundo estudo, da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, nas cidades Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói. A metodologia do estudo é quantitativa e serão aplicados cinco testes. Espera-se encontrar como resultados uma melhor compreensão de como o processamento explícito da morfologia e da sintaxe contribui para o processo de produção de texto. A qualidade da produção de texto foi medida pela capacidade de utilização de coesão textual e a escrita de palavras isoladas pela produção de palavras morfologicamente complexas nas redações em pelo ditado (TDE). O primeiro buscou avaliar a relação entre a consciência morfológica e a utilização de coesão textual na produção de texto; enquanto o segundo acrescentou a consciência sintática. Os resultados mostram que quando a consciência sintática entrou na análise, a consciência morfológica não contribuiu com variância significativa para escrita. Estudos futuros devem explorar a relação entre esses dois constructos e a escrita.
Abstract: This thesis aimed to investigate the influence of morphological awareness (ability to reflect on morphemes) and writing on the text production of elementary school children. The sample consisted of children from the second to the fourth grade, aged between 7 and 15 years divided into two studies. 121 children participated in the first study and 72 in the second. The hypothesis raised is that there would be a relationship between the ability to reflect on morphology and text production. Thus, the second study will make it possible to separate the contribution of morphological awareness to text production. Data were collected in public schools, for the first study, and private schools, for the second study, in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro, in the cities of Rio de Janeiro, São Gonçalo and Niterói. The study methodology is quantitative and five tests will be applied. It is expected to find as results a better understanding of how the explicit processing of morphology and syntax contributes to the text production process. The quality of text production was measured by the ability to use textual cohesion and the writing of isolated words by the production of morphologically complex words in essays by dictation (TDE). The first sought to evaluate the relationship between morphological awareness and the use of textual cohesion in text production; while the second added syntactic awareness. The results show that when syntactic awareness entered the analysis, morphological awareness did not contribute significant variance to writing. Future studies should explore the relationship between these two constructs and writing.
Palavras-chave: Morphological Awareness
Essay.
Elementary School
Consciencia Morfológica
Produção de texto
Ensino Fundamental
Ensino Fundamental I
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: ARANTES, Tais Turaça. A influência da consciência morfológica na produção de texto no Ensino Fundamental I. 2022. 110 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17844
Data de defesa: 18-Mar-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

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