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Tipo do documento: Dissertação
Título: Existência e psicoterapia: da interlocução como instrumento ao saber-aprender na clínica psicológica existencial
Título(s) alternativo(s): Existence & psychotherapy: interlocution as an instrument to know-learning in existential psychological clinical
Autor: Almeida, Yan Sousa de 
Primeiro orientador: Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de
Primeiro membro da banca: Sá, Roberto Novaes de
Segundo membro da banca: Maciel, Josemar de Campos
Terceiro membro da banca: Protasio, Myriam Moreira
Resumo: A presente pesquisa teve como intenção a apresentação e articulação de uma perspectiva outra de se relacionar com os conceitos filosóficos que pautam uma clínica psicológica existencial. Minha intenção aqui foi repensar noções como: serenidade, afinação e estranhamento a partir de um outra visada, ângulo, perspectiva. A metodologia de pesquisa adotada nesta dissertação foi a revisão da literatura, pois desde o título, este texto está dialogando com um saber-fazer (Feijoo, 2017) já discutido por outros autores. Além disso, a revisão da literatura auxiliou no aceno hermenêutico realizado nesta dissertação. O movimento hermenêutico se torna importante pelo fato de, a cada vez, nos convidar a realização de uma retomada. Retomar é re-visar, ver de novo, de outro modo. A literatura surge aqui, através de autores como Sartre (1939/2015a), Lispector ([1967-1977]/2018), Caeiro ([1914-1931]/2005) e Rosa (1962/2001), pois acredito que a literatura é capaz de auxiliar no esclarecimento dos conceitos filosóficos destacados acima justamente pela capacidade de apontar uma nova visada. A relevância desta pesquisa surge com a proposta de que, ao pensarmos de maneira meditante (HEIDEGGER, 1959/2001) sobre a apreensão dos sentidos que se fundamentam em uma interlocução entre Literatura, Filosofia e Psicologia, temos a possibilidade de alcançar um instrumento para um saber-aprender na clínica psicológica existencial.
Abstract: The present research had as its intention the presentation and articulation of a different perspective of relating to the philosophical concepts that guide an existential psychological clinic. My intention here was to rethink notions such as serenity, attunement, and strangeness from another point of view, angle, perspective. The research methodology adopted in this dissertation was the literature review, because since the title, this text is dialoguing with a know-how (FEIJOO, 2017) already discussed by other authors. In addition, the literature review assisted in the hermeneutic nod made in this dissertation. The hermeneutic motion becomes important because, each time, it invites us to take it up again. To take it up again is to re-visit, to see again, in another way. The Literature emerges here, through authors such as Sartre (1939/2015a), Lispector ([1967-1977]/2018), Caeiro ([1914-1931]/2005), and Rosa (1962/2001), because I believe that Literature is able to assist in the clarification of the philosophical concepts highlighted above precisely by the ability to indicate a new point of view. The relevance of this research arises from the proposal that, by thinking in a meditative way (HEIDEGGER, 1959/2001) about the apprehension of the meanings that are based on an interlocution between Literature, Philosophy, and Psychology, we have the possibility of reaching an instrument for a know-learning in an existential psychological clinical practice.
Palavras-chave: Clinic
Hermeneutic
Literature
Interpret
Psicologia Social
Clínica
Hermenêutica
Literatura
Interprete
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: ALMEIDA, Yan Sousa de. Existência e psicoterapia: da interlocução como instrumento ao saber-aprender na clínica psicológica existencial. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17845
Data de defesa: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social

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