Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17849
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O crepúsculo da obra de arte em tempos de tecnologias digitais |
Título(s) alternativo(s): | The twilight of artwork in times of digital technology |
Autor: | Moraes, Lucyane Maria Araujo de ![]() |
Primeiro orientador: | Solis, Dirce Eleonora Nigro |
Primeiro membro da banca: | Rangel, Marcelo de Mello |
Segundo membro da banca: | Haddock Lobo, Rafael |
Terceiro membro da banca: | Moraes, Marcelo José Derzi |
Quarto membro da banca: | Anachoreta, Maria Inês Senra |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo discorrer sobre a importância de conceitos centrais da estética de Walter Benjamin, mais especificamente o seu papel-chave na constituição dos conteúdos da arte no mundo contemporâneo, considerando suas implicações no contexto dos meios tecnológicos digitais. Tendo em vista a associação de procedimentos industriais às ações políticas e econômicas, este trabalho procura analisar como tal processo associativo pode implicar em um estado de desestetização da arte, dimensionando os impactos causados aos ambientes artísticos e culturais, determinando mudanças na relação entre arte e sociedade. A discussão sobre o tema é orientada por uma ideia de técnica em sentido historicamente configurado, ou seja, em contínuo movimento, ampliando sua acepção para esferas mais próprias ao discurso filosófico. |
Abstract: | This thesis intends to discuss the relevance of fundamental concepts of Walter Benjamin's aesthetics, highlighting its key role in the contents of art’s constitution in contemporary world, considering its consequences in the updated context of digital technology. In view of the association amongst art, industrial procedures, political and economic actions, this study aims to examine how such associative process may result in deaesthetization of art, scaling the impacts to the art and cultural environments, causing changes in the well-founded relationship between art and society. The subject approach is oriented by an idea of technique in a historical sense, that is, in a continuous movement, extending its meaning for instances more suited to philosophical discourse. |
Palavras-chave: | Técnica Ética Walter Benjamin Tecnologias digitais Humanismo Ethic Technique Humanism Digital technologies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | MORAES, Lucyane Maria Araujo de. O crepúsculo da obra de arte em tempos de tecnologias digitais. 2018. 127 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17849 |
Data de defesa: | 27-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Lucyane Maria Araujo De Moraes - 2018 - Completa.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.