Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17849
Tipo do documento: Tese
Título: O crepúsculo da obra de arte em tempos de tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): The twilight of artwork in times of digital technology
Autor: Moraes, Lucyane Maria Araujo de 
Primeiro orientador: Solis, Dirce Eleonora Nigro
Primeiro membro da banca: Rangel, Marcelo de Mello
Segundo membro da banca: Haddock Lobo, Rafael
Terceiro membro da banca: Moraes, Marcelo José Derzi
Quarto membro da banca: Anachoreta, Maria Inês Senra
Resumo: Este estudo tem como objetivo discorrer sobre a importância de conceitos centrais da estética de Walter Benjamin, mais especificamente o seu papel-chave na constituição dos conteúdos da arte no mundo contemporâneo, considerando suas implicações no contexto dos meios tecnológicos digitais. Tendo em vista a associação de procedimentos industriais às ações políticas e econômicas, este trabalho procura analisar como tal processo associativo pode implicar em um estado de desestetização da arte, dimensionando os impactos causados aos ambientes artísticos e culturais, determinando mudanças na relação entre arte e sociedade. A discussão sobre o tema é orientada por uma ideia de técnica em sentido historicamente configurado, ou seja, em contínuo movimento, ampliando sua acepção para esferas mais próprias ao discurso filosófico.
Abstract: This thesis intends to discuss the relevance of fundamental concepts of Walter Benjamin's aesthetics, highlighting its key role in the contents of art’s constitution in contemporary world, considering its consequences in the updated context of digital technology. In view of the association amongst art, industrial procedures, political and economic actions, this study aims to examine how such associative process may result in deaesthetization of art, scaling the impacts to the art and cultural environments, causing changes in the well-founded relationship between art and society. The subject approach is oriented by an idea of technique in a historical sense, that is, in a continuous movement, extending its meaning for instances more suited to philosophical discourse.
Palavras-chave: Ethic
Technique
Humanism
Digital technologies
Técnica
Ética
Walter Benjamin
Tecnologias digitais
Humanismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: MORAES, Lucyane Maria Araujo de. O crepúsculo da obra de arte em tempos de tecnologias digitais. 2018. 127 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17849
Data de defesa: 27-Nov-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Lucyane Maria Araujo De Moraes - 2018 - Completa.pdf1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.