Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17854
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rolé na Penha: uma experiência de memória e história local no ensino de história em uma escola municipal na Vila Cruzeiro - RJ
Título(s) alternativo(s): Rolé na Penha: an experience of memory and local history in the teaching of History at a Municipal School in Vila Cruzeiro - RJ.
Autor: Oliveira, Wander Pinto de 
Primeiro orientador: Amoroso, Mauro Henrique de Barros
Primeiro membro da banca: Fonseca, Vivian Luiz
Segundo membro da banca: Cunha, Marize Bastos da
Resumo: A ação pedagógica denominada Rolé na Penha surge de um processo de reinvenção, revitalização e recomeço da Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, na Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro. Fundamentado na busca por um trabalho com memória e história local, o Rolé da Penha nasceu na tentativa do resgate e/ou do despertar do pertencimento nos alunos da referida unidade escolar em suas relações com a comunidade local onde moram e, de forma geral, nasceram e estão se desenvolvendo. O objetivo geral do trabalho é analisar os impactos do Projeto Rolé na Penha na construção e reflexão dos alunos sobre a memória, reconhecimento, legitimação e apropriação dos lugares de memória. O objetivo especifico é investigar como este projeto pode impactar o aprendizado de História e um bom desempenho pedagógico. Os problemas envolvidos na pesquisa podem ser assim identificados: como este projeto sobrevive mesmo sem patrocínio, e continuar apesar de tamanha violência que tem sofrido as favelas e moradores do bairro da Penha? Quais fatores levam os alunos participar e permanecer no Projeto? As metodologias escolhidas para o desenvolvimento e obtenção dos dados da pesquisa foram: a pesquisa-ação, tendo como base o conceito de memória e a pesquisa bibliográfica para produção do embasamento teórico. O resultado obtido demonstra que o Rolé da Penha serviu a seus objetivos pedagógicos como fomentador da memória local nos alunos envolvidos, conhecimento destes sobre a história local da Vila Cruzeiro – Penha, Rio de Janeiro – e também do senso de pertencimento destes alunos ao bairro e a cidade onde este alunado se faz presente.
Abstract: The educational action called Rolé na Penha arises from a process of reinvention, revitalization and restart of the Municipal School Bernardo de Vasconcelos, in Vila Cruzeiro, in the district of Penha, in Rio de Janeiro. Based on the search for a job with memory and local history, Rolé da Penha was born in an attempt to rescue and / or awaken belonging in the students of that school unit in their relations with the local community where they live and, in general, they were born and are developing. The general objective of the work is to analyze the impacts of the Rolé na Penha Project on the construction and reflection of students on memory, recognition, legitimation and appropriation of places of memory. The specific objective is to investigate how this project can impact history learning and good pedagogical performance. The problems involved in the research can be identified as follows: how does this project survive even without sponsorship, and continue despite such violence that the favelas and residents of the Penha neighborhood have suffered? What factors lead students to participate and remain in the Project? The methodologies chosen for the development and collection of research data were: action research, based on the concept of memory and bibliographic research for the production of the theoretical basis. The result obtained shows that Rolé da Penha served its pedagogical objectives as a promoter of local memory in the students involved, knowledge of them about the local history of Vila Cruzeiro - Penha, Rio de Janeiro - and also of the sense of belonging of these students to the neighborhood and the city where this student is present.
Palavras-chave: Identity
Belonging
Memory
Local History
Identidade
Pertencimento
Memória
História Local
Penha (Rio de Janeiro, RJ)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Wander Pinto de. Rolé na Penha: uma experiência de memória e história local no ensino de história em uma escola municipal na Vila Cruzeiro - RJ. 2020. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17854
Data de defesa: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Wander Pinto de Oliveira - 2020 - Completa.pdf6,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.