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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17863
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: estudo de caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Inclusion of students with disabilities in higher education: a case study from the State University of Rio de Janeiro
Autor: Nascimento, Suellen Teixeira 
Primeiro orientador: Redig, Annie Gomes
Primeiro membro da banca: Dutra, Flávia Barbosa da Silva
Segundo membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central mapear os estudantes com deficiência da UERJ, ingressantes entre 2004 e 2020, e, a partir de então, compreender, por meio da narrativa de alguns desses alunos, suas percepções acerca do processo de inclusão vivenciado na Universidade, tal como as ações promovidas pela Instituição que contribuam, ou não, para o seu processo acadêmico formativo. Utilizou-se a metodologia de abordagem mista, caracterizada pela junção das análises quantitativa e qualitativa. Dessa forma, nossa coleta de dados contou com o levantamento das informações estatísticas da Universidade e com a realização de entrevistas semiestruturadas com 12 graduandos com deficiência que possuíam matrícula ativa em 2020.1 no campus Maracanã e que puderam ser localizados durante o período de ensino remoto. A análise dos dados da etapa quantitativa nos possibilitou identificar a presença de 442 educandos com deficiência na Instituição durante o período pesquisado e confirmar a crescente presença desse alunado nesse espaço. Todavia, do total de ingressantes, 28% abandonaram ou trancaram a matrícula, o que nos mostra que promover o ingresso dos estudantes com deficiência não é suficiente para obter sucesso no processo inclusivo desses sujeitos na universidade. A análise qualitativa demonstrou a urgência na implantação de um núcleo, na UERJ, que atenda aos discentes com deficiência e condições atípicas ao desenvolvimento de forma centralizada, considerando as demandas apresentadas por eles nos âmbitos acadêmico e social a fim de que possam participar efetivamente do contexto em que se inserem. Os relatos também demonstraram que as barreiras atitudinais, arquitetônicas e metodológicas estão presentes no contexto da Instituição, sendo necessária, além da oferta de suportes, a capacitação de toda a comunidade acadêmica para lidar com a diversidade da Universidade. A pesquisa concluiu que, a despeito dos obstáculos ainda existentes, a UERJ tem se configurado como um lugar de transformação de vidas, não apenas de cunho acadêmico, mas principalmente pessoal.
Abstract: The main objective of this research is to map students with disabilities from UERJ, entering between 2004 and 2020, and from then on to understand, through the narrative of some of these students, their perceptions about the inclusion process experienced at the University, such as the actions promoted by the Institution that contribute (or not) to their formative academic process. The methodology of mixed approach was used, characterized by the combination of quantitative and qualitative analyses. Thus, our data collection included the survey of the statistical information of the University and the conduct of semi-structured interviews with 12 undergraduate students with disabilities, who had active enrollment in 2020.1, from the Maracanã campus and who could be located during the remote teaching period. The analysis of the quantitative stage data allowed us to identify the presence of 442 students with disabilities in the institution, in the period surveyed, and confirm the growing presence of this student in the institution. However, of the total number of ins men, 28% abandoned or lock ed enrollment, which shows us that promoting then try of students with disabilities snot enough succeed in the inclusive process of these subjects at the university. The qualitative analysis demonstrated the urgency in the implementation of a nucleus, in UERJ, that meets students with disabilities and atypical conditions for development centrally, considering the demands presented by them, in the academic and social spheres, so that they can effectively participate in the context in which they are included. There ports also demonstrated that the attitudinal, architectural and methodological barriers are present in the context of the Institution, being necessary, in addition to the offer of supports, the training of then tire academic community, to deal with the diversity of the University. There search concluded that despite the obstacles still existing, UERJ has been configured as a place of transformation of lives, not only of an academic nature, but mainly personal.
Palavras-chave: Student with disabilities
Higher education
Inclusive education
Estudante com deficiência
Ensino superior
Educação inclusiva
UERJ
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Suellen Teixeira. Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: estudo de caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17863
Data de defesa: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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