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Tipo do documento: Tese
Título: José Saramago leitor de Montaigne: a presença dos Ensaios nos Cadernos de Lanzarote
Título(s) alternativo(s): José Saramago as a Montaigne´s reader: the presence of the Essays in Lanzarote´s Notebook
Autor: Barrozo, Naiara Martins 
Primeiro orientador: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Primeiro membro da banca: Amorim, Cláudia Maria de Souza
Segundo membro da banca: Souza, Nabil Araújo de
Terceiro membro da banca: Vieira, Martha Alkimin de Araújo
Quarto membro da banca: Silva, Teresa Cristina Cerdeira da
Resumo: O objetivo desta tese é mostrar alguns dos elementos assimilados por José Saramago enquanto leitor dos Ensaios (1580), de Montaigne, que estão presentes na composição dos seus Cadernos de Lanzarote. Não se trata de tentar equiparar os escritores ou, ainda, de ver em um, a mera aplicação dos conceitos encontrados no outro. Trata-se, antes, de perceber como o escritor do século XX assimila pontos importantes trazidos por um escritor do século XVI extremamente atual, para lidar com questões que o movem, dentre questões políticas, existenciais e relativas à própria teoria da literatura. Em vista disso, nossa bibliografia principal é composta pelos diários produzidos pelo escritor português no final dos anos de 1990, assim como pelos Ensaios de Montaigne (1580). A fim de empreender do melhor modo possível o que foi proposto, o texto será dividido em quatro partes. Na primeira, apresento aspectos gerais do projeto que Saramago desenvolve nos Cadernos, assim como tento dar a ver de que maneira Montaigne surge nesse contexto. Farei isso a partir da análise da apresentação escrita em abril de 1994 para introduzir o “Diário I”, que chamo de carta ao leitor. Como veremos, o que Saramago propõe é a escrita de um texto especular, que tem como paradigma os Ensaios. Após constatar a familiaridade, o segundo capítulo delineia a ideia de ensaio com a qual estamos trabalhando, expondo este conceito a partir de seus elementos genológicos. Continuando o percurso, o terceiro capítulo será dedicado à compreensão do ensaio de Montaigne no sentido de observá-lo como texto especular a partir de algumas noções centrais como: amizade, eu, prolongamento e consubstancialidade. Finda esta etapa, vamos retornar a Saramago. No quarto e último capítulo, voltamos aos Cadernos para tentar perceber como estes elementos que observamos estão presentes no projeto do escritor português. Como restará claro ao fim do percurso, a escrita saramaguiana em questão, vincula-se intrinsecamente à ideia de ensaio e sua figura, dentro e fora das obras, à figura do ensaísta, mesmo que sua obra não possa ser tomada como ensaio e que o escritor nunca se identifique totalmente, de fato, com essa escrita.
Abstract: The present work aims to show some aspects assimilated by José Saramago as a reader of Montaigne's Essays (1580), which are in the composition of his Cadernos de Lanzarote. I do not want to try to equate the writers, or to see in one of them the mere application of the concepts found in the other’s thoughts. I want to understand how the 20th century writer assimilates important points brought by a 16th century writer, in order to deal with issues that move him, among political, existential issues and those issues related to the theory of literature itself. In this sense, our main bibliography is composed of diaries produced by the portuguese writer in the late 1990s, as well as the Montaigne's Essays (1580). In order to carry out in the best possible way what has been proposed, the text will be divided into four parts. In the first one, I present general aspects of the project that Saramago develops on the Cadernos, as well as I try to show how Montaigne appears in this context. My starting point to work it, is the analysis of the presentation written in April 1994 to introduce the “Diary I”, which I call letter to the reader. As we will see, what Saramago proposes is the writing of a specular text, whose paradigm seems to be the Essays. After verifying the familiarity, the second chapter outlines the idea of essay with which we are working, exposing the concept from its genological elements. Following the path, the third chapter will be dedicated to the understanding of Montaigne's essay. It will be done in the sense of observing the gender, the concept as a specular text from some central notions such as: friendship, self, prolongation and consubstantiality. After this point, we will return to Saramago. In the fourth and final chapter, we return the Cadernos. Now we will try to understand how these elements that we observed are worked in the project of the portuguese writer. As I hope to have shown at the end of this long way, the analyzed writing of Saramago is intrinsically linked to the idea of essay and its figure, inside and outside his books, to the figure of the essayist, even though his work cannot be taken as an essay and that the writer never fully identifies, in fact, with that writing.
Palavras-chave: Diary
Essay
Novel
Saramago
Montaigne
Diário
Ensaio
Romance
Saramago, José, 1922-2010 – Crítica e interpretação
Saramago, José, 1922-2010. Cadernos de Lanzarote
Montaigne, Michel de, 1553-1592. Ensaios
Diários portugueses
Literatura portuguesa – Influências francesas
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BARROZO, Naiara Martins. José Saramago leitor de Montaigne: a presença dos Ensaios nos Cadernos de Lanzarote. 2021. 106 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17873
Data de defesa: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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