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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17875
Tipo do documento: Tese
Título: A produção mercantilizada da cidade do Salvador (BA): o empresariamento urbano soteropolitano entre 2012 e 2019
Título(s) alternativo(s): Mercantilized production in the city of Salvador (BA): the soteropolitano urban entrepreneurship between 2012 and 2019
Autor: D'Alexandria, Marcel Azevedo Batista 
Primeiro orientador: Ribeiro, Miguel Ângelo Campos
Primeiro membro da banca: Pires, Hindenburgo Francisco
Segundo membro da banca: Oliveira, Leandro Dias de
Terceiro membro da banca: Bienenstein, Glauco
Quarto membro da banca: Magalhães, Denise Silva
Resumo: O processo de refuncionalização no espaço urbano é uma das ações recorrentes no chamado empresariamento urbano e contribui para a ratificação da condição de mercadoria das cidades. Ressalta-se que a cidade do Salvador (BA), por meio do modelo gerencial do Estado, avança no processo de refuncionalização e pauta-se, também, na produção do espaço urbano a partir dos eventos. Para tal, o presente trabalho objetiva compreender como a gestão urbana, através da ação política da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, pautada em reformas pontuais e realizações de eventos, tem ratificado em Salvador a condição de uma cidade-mercadoria, entre os anos de 2012 e 2019. Neste ínterim, Salvador sofreu 21 refuncionalizações durante os anos destacados, bem como intensificou os eventos do Carnaval, Réveillon e criou os Festivais da Primavera e Festival da Cidade. Em busca de entender se as reformas ocorridas na cidade do Salvador são feitas para que haja as realizações de eventos, ou se os eventos são realizados para validarem as reformas ocorridas na cidade, definiu-se o recorte espacial da Arena Fonte Nova, Barra e Rio Vermelho. Nesse ensejo, foram entrevistados representantes dos recortes espaciais destacados, que alicerçaram, juntamente com o escopo teórico desta tese, o percurso para entender o empresariamento urbano soteropolitano. Para a Arena Fonte Nova, foi entrevistado o Diretor Financeiro da Concessão; quanto à Barra, o representante da AMABARRA; quanto ao Rio Vermelho, um representante do coletivo Rio Vermelho em Ação. Reforça-se que o processo ocorrido em Salvador, seja por meio da Prefeitura, seja do Governo do Estado, tem a produção de eventos como elemento norteador da produção do espaço urbano e compreende as refuncionalizações como elementos para potencializar esses eventos. Considera-se que o empresariamento urbano soteropolitano, que intensifica a cidade do Salvador como mercadoria, é feito a partir da dualidade entre o city marketing, e, também, da utilização do endomarketing público. Portanto, as refuncionalizações e os eventos ocorridos em Salvador são realizados, também, para atender a uma Guerra dos Lugares, conforme a ideia de Santos (2001), bem como homologando a condição do morador local dessa cidade como mercadoria, como um consumidor mais-que-perfeito, em detrimento à ideia de cidadão.
Abstract: The refunctionalization process in the urban space is one of the recurring actions in the so-called Urban Entrepreneurship and contributes to the ratification of the commodity condition of the cities. It is noteworthy that the city of Salvador (BA), through the state's management model, advances in the process of refunctionalization and is also guided by the production of urban space based on events. To this end, the present study aimed to understand how urban management, through the political action of the City Hall of Salvador and the Government of the State of Bahia, based on specific reforms and events, has ratified the condition of a city in Salvador merchandise, between the years 2012 and 2019. In the meantime, Salvador suffered 21 refunctionalizations during the highlighted years, as well as intensified the events of Carnival, New Year's Eve and created the Spring Festivals and Festival da Cidade. In order to understand if the reforms that took place in the city of Salvador are made so that events can be held or the events are carried out to validate the reforms that took place in the city, the spatial outline of the Fonte Nova, Barra and Rio Vermelho arena was defined. In this opportunity, representatives of the highlighted space clippings were interviewed, who founded, together with the theoretical scope of this thesis, to understand the soteropolitano Urban Entrepreneurship. For Arena Fonte Nova, the Financial Director of the Concession was interviewed, as for Barra, the representative of AMABARRA, and Rio Vermelho, a representative of the collective Rio Vermelho in Action. It is reinforced that the process that took place in Salvador, either through the City Hall or the State Government, has the production of events as a guiding element in the production of urban space and understands refunctionalizations, as an element to enhance these events. It is considered that the Salvadoran Urban Entrepreneurship, which intensifies the city of Salvador as a commodity, is made from the duality between City Marketing, and, also, from the use of Public Internal Marketing. Therefore, the refunctionalizations and events that took place in Salvador are also carried out to meet a War of Places, according to the idea of Santos (2001), as well as ratifying the condition of the local resident, of this city as a commodity, as a Consumer More than Perfect, to the detriment of the idea of a citizen.
Palavras-chave: Refunctionalization
Urban Entrepreneurship
Merchandise City
Events
Refuncionalização
Geografia humana – Salvador (BA)
Empresariamento urbano.
Cidade Mercadoria.
Eventos.
Espaço urbano – Aspectos socioeconômicos – Salvador (BA)
Gestão urbana – Salvador (BA)
Eventos – Marketing – Salvador (BA)
Espaço urbano – Mercantilização – Salvador (BA)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA DA POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: D’ALEXANDRIA, Marcel Azevedo Batista. A produção mercantilizada da cidade do Salvador (BA): o empresariamento urbano soteropolitano entre 2012 e 2019. 2021. 188 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17875
Data de defesa: 9-Jun-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia

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