Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17881
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O texto argumentativo e a construção da empatia |
Título(s) alternativo(s): | The argumentative text and empathy building |
Autor: | Langoni, Helena Ferreira de Araújo ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Retondar, Heloana Cardoso |
Resumo: | Esta dissertação visa a auxiliar o desenvolvimento da empatia a partir do aperfeiçoamento da produção de textos argumentativos. Pensa-se que a semântica dos conectivos, ao lado da seleção lexical, proporciona um caminho para que os alunos alcancem seus propósitos nos textos que produzem. Considerando-se que uma das funções da língua é permitir a comunicação efetiva entre seus falantes, faz-se necessário, além do uso linguístico consciente e adequado, uma postura solidária e respeitosa na prática comunicativa. Assim, acredita-se que a empatia deva caminhar junto com os atos comunicativos. Como orientação teórico-metodológica, recorreu-se à leitura de textos de autores como Marshall B. Rosenberg, Adam. Smith, Ingedore V. Koch, Othon M. Garcia, Irandé Antunes, dentre outros, que versam sobre argumentação, conectivos e, em especial, sobre a empatia. |
Abstract: | This dissertation aims to aid in the development of empathy through the improvement of argumentative text production. It was found that the semantics of connectors as well as lexical choice pave the way for students to achieve their goals in their production. Considering that one of the functions of the language is to allow effective communication of its speakers, it is necessary, besides the conscious and adequate linguistic use, a sympathetic and respectful attitude in the speaking practice. Thus, it is believed that empathy should work hand in hand with the speech acts. As theoretical-methodological guidance, we intend to resort to the reading of texts by authors such as Marshall B. Rosenberg, Adam. Smith, Ingedore V. Koch, Othon M. Garcia, Irandé Antunes, among others, who verse about argumentation, mainly, about argumentative texts, connectors, and empathy, in particular. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Produção textual Argumentação Empatia Conectivos Escrita Textos Linguagem e línguas Portuguese language Textual production Argumentative texts Empathy Connectors |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LANGONI, Helena Ferreira de Araújo. O texto argumentativo e a construção da empatia. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17881 |
Data de defesa: | 17-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Helena Ferreira de Araújo Langoni - 2021 - Completa.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.