Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17881
Tipo do documento: Dissertação
Título: O texto argumentativo e a construção da empatia
Título(s) alternativo(s): The argumentative text and empathy building
Autor: Langoni, Helena Ferreira de Araújo 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Retondar, Heloana Cardoso
Resumo: Esta dissertação visa a auxiliar o desenvolvimento da empatia a partir do aperfeiçoamento da produção de textos argumentativos. Pensa-se que a semântica dos conectivos, ao lado da seleção lexical, proporciona um caminho para que os alunos alcancem seus propósitos nos textos que produzem. Considerando-se que uma das funções da língua é permitir a comunicação efetiva entre seus falantes, faz-se necessário, além do uso linguístico consciente e adequado, uma postura solidária e respeitosa na prática comunicativa. Assim, acredita-se que a empatia deva caminhar junto com os atos comunicativos. Como orientação teórico-metodológica, recorreu-se à leitura de textos de autores como Marshall B. Rosenberg, Adam. Smith, Ingedore V. Koch, Othon M. Garcia, Irandé Antunes, dentre outros, que versam sobre argumentação, conectivos e, em especial, sobre a empatia.
Abstract: This dissertation aims to aid in the development of empathy through the improvement of argumentative text production. It was found that the semantics of connectors as well as lexical choice pave the way for students to achieve their goals in their production. Considering that one of the functions of the language is to allow effective communication of its speakers, it is necessary, besides the conscious and adequate linguistic use, a sympathetic and respectful attitude in the speaking practice. Thus, it is believed that empathy should work hand in hand with the speech acts. As theoretical-methodological guidance, we intend to resort to the reading of texts by authors such as Marshall B. Rosenberg, Adam. Smith, Ingedore V. Koch, Othon M. Garcia, Irandé Antunes, among others, who verse about argumentation, mainly, about argumentative texts, connectors, and empathy, in particular.
Palavras-chave: Portuguese language
Textual production
Argumentative texts
Empathy
Connectors
Língua portuguesa
Produção textual
Argumentação
Empatia
Conectivos
Escrita
Textos
Linguagem e línguas
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LANGONI, Helena Ferreira de Araújo. O texto argumentativo e a construção da empatia. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17881
Data de defesa: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Helena Ferreira de Araújo Langoni - 2021 - Completa.pdf1,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.