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Tipo do documento: Tese
Título: Os sentidos do PIBID no currículo de formação de licenciandos em Física da Universidade do Estado do Amazonas - Campus Parintins/AM: circulação e disputa
Título(s) alternativo(s): The meanings of PIBID in the Education Curriculum for Undergraduates in Physics at the State University of Amazonas - Parintins Campus/ AM: circulation and dispute
Autor: Gomes, Edilson Barroso 
Primeiro orientador: Pereira, Talita Vidal
Primeiro membro da banca: Cunha, Erika Virgílio Rodrigues da
Segundo membro da banca: Costa, Lucinete Gadelha da
Terceiro membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Quarto membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo: Esta tese tem como objetivo central investigar sentidos de formação de licenciandos em Física em disputa no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido no curso de licenciatura em Física do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP – UEA - Parintins). Em interlocução com os estudos de Alice Casimiro Lopes (2004; 2005; 2006; 2011; 2015), o PIBID é assumido como política curricular voltada para a formação do professor de Física, como espaço de disputa e significação de sentidos na compreensão das características do bom professor para atuar na Educação Básica. Dessa forma, operando com uma concepção discursiva de política, o conceito de recontextualização por hibridismo desenvolvido por Lopes (2004; 2005) com base nos conceitos de recontextualização de Bernstein e hibridismo de García Canclini possibilitou identificar disputas de sentidos atribuídos à formação do professor de licenciatura em Física para atuação na Educação Básica; são sentidos que circulam nos diferentes contextos de produção curricular. Como estratégia metodológica, em um primeiro momento foi realizado um levantamento nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências – ENPEC (2011; 2013; 2015; 2017) buscando identificar trabalhos publicados por pesquisadores em ensino de Física abordando a temática do PIBID. Essa escolha é sustentada na compreensão de que esses pesquisadores integram aquilo que Ivor Goodson (1995; 1997; 2008) define como comunidade disciplinar: grupos, associações de professores, pesquisadores e profissionais que investigam temáticas relacionadas a determinadas áreas de conhecimento. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas estruturadas com professores formadores do curso de licenciatura em Física do CESP/UEA, buscando identificar como projetam o perfil desejável do professor de Física formado pelo curso. Nos dois contextos de investigação, foi possível identificar um discurso crítico em relação à Física escolar, entendida como simulacro da “verdadeira” Física, simulacro atribuído a um déficit de formação do professor. Dessa forma, o PIBID é entendido como alternativa de formação dos licenciandos de Física articulado à Educação Básica, uma política de formação docente que utiliza como base as práticas especificas no ensino de Física na escola. Analisando os trabalhos dos anais do ENPEC PIBID Física, discursos dos professores formadores entrevistados e em articulação com documentos oficiais, identifico que falta discussão e compreensão sobre a importância do desenvolvimento das práticas docentes na escola e como essas experiências vêm sendo significadas no processo de formação dos licenciandos de Física; os resultados da pesquisa alertam para a necessidade de intensificar estudos e discussões sobre as novas resoluções de formação inicial de professores, trabalhos do campo de formação, importância do ensino de Física na escola e articulação com a formação dos licenciandos de Física no Campus Parintins para Educação Básica no Amazonas/Brasil.
Abstract: This thesis has as its main objective to investigate the meanings of Physics Teacher Education in dispute within the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching - PIBID developed in the undergraduate course in Physics at the Center for Superior Studies of Parintins, University of the State of Amazonas (CESP-UEA-Parintins). In dialogue with the studies of Alice Casimiro Lopes 2004; 2005; 2006; 2011; 2015), PIBID is assumed as a curricular policy aimed at Physics Teacher Education, as a space for dispute and meaning-making in the understanding of the characteristics of a good teacher for working in basic education. Thus, operating with a discursive conception of politics, the concept of recontextualization through hybridism developed by Lopes (2004; 2005) based on the concepts of recontextualization by Bernstein and hybridism by Garcia Canclini, it was possible to identify disputes over the meanings attributed to Physics Teacher Education for teaching in Basic Education; they are meanings that circulate in different contexts of curriculum production. As a methodological strategy, at first, a survey was carried out in the Proceedings of the Research in Science Teaching National Meetings - ENPEC (2011, 2013, 2015, 2017) seeking to identify works published by researchers in Physics Teaching addressing the theme of PIBID. This choice is supported by the understanding that these researchers are part of what Ivor Goodson (1995; 1997; 2008) defines as disciplinary community: groups, associations of professors, researchers and professionals who investigate themes related to certain areas of knowledge. In a second moment, structured interviews were carried out with professors who teach at the Undergraduate Physics Course at CESP-UEA, seeking to identify how they project the desirable profile of the Physics teacher graduated from the course. In both contexts of investigation, it was possible to identify a critical discourse in relation to school Physics, understood as a simulacrum of “true” Physics, simulacrum attributed to a deficit in teacher education. Thus, PIBID is understood as an alternative for teaching Physics undergraduate students linked to Basic Education, a teacher education policy that uses, as a basis, specific practices in Physics teaching at school. Analyzing PIBID Physics publications in ENPEC’s Proceedings, the speeches by the interviewed university professors and in articulation with official documents, l identify that there is a lack of discussion and understanding about the importance of the development of teaching practices at school, and how these experiences have been given meaning in Physics undergraduates educational process, and the research results point to the need to intensify studies and discussions on the new resolutions for initial teacher education, works in the educational area, the importance of teaching Physics at school and articulation with Physics undergraduates educational process in Parintins Campus for Basic Education in the Amazon/Brazil.
Palavras-chave: Physics Undergraduate Program
Curriculum Policy
Disciplinary communities
Licenciatura em Física
Política curricular
Comunidades disciplinares
PIBID
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Edilson Barroso. Os sentidos do PIBID no currículo de formação de licenciandos em Física da Universidade do Estado do Amazonas - Campus Parintins/AM: circulação e disputa. 2022. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17887
Data de defesa: 14-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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