Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17890
Tipo do documento: Dissertação
Título: A escola de Chuquisaca: Simón Rodríguez e a invenção de uma América Latina outra
Título(s) alternativo(s): La escuela de Chuquisaca: Simón Rodríguez y la invención de una América Latina otra
Autor: Oliveira, Alice Pessanha Souza de 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Mello, Maristela Barenco Corrêa de
Segundo membro da banca: Lionel Durán, Maximiliano
Terceiro membro da banca: Merçon, Juliana
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo pensar a seguinte questão: Em que medida a escola de Chuquisaca pode ser compreendida como a prática da invenção da Sociedade Americana proposta por Simón Rodríguez? Ainda que possamos encontrar, ao longo das obras de Simón Rodríguez, indícios que nos auxiliam na organização da sociedade que está por se inventar, propomos pensar em que medida a invenção de Rodríguez vai além de inventar uma outra organização social, diferentes daquelas que haviam naquele momento. Queremos com isso pesquisar em seus escritos, em sua vida e em sua prática educacional, com o auxílio de seus comentadores, as bases para a República a ser inventada. A partir de uma perspectiva filosófica, que se preocupará mais em perguntar e se aprofundar nas questões propostas, do que responder as perguntas e fazer uma análise histórica, queremos pensar, a partir de três princípios, a saber – o comum, a ignorância e a infância que sociedade é essa que o filósofo educador propõe inventar e em que medida ele a coloca em prática em sua escola modelo construída no ano de 1826 na recém independente Bolívia, na cidade de Chuquisaca.
Abstract: Esta tesis tiene como objetivo pensar en la siguiente pregunta: ¿En qué medida se puede entender la escuela de Chuquisaca como la práctica de la invención de la Sociedad Americana propuesta por Simón Rodríguez? Aún que podemos encontrar, a lo largo de la obra de Simón Rodríguez, indicios que nos ayudan en la organización de la sociedad a ser inventada, nos proponemos pensar en qué medida la invención de Rodríguez va más allá de inventar otra organización social, distinta a las que estaban en hasta aquello momento. Con esto, queremos investigar en sus escritos, en su vida y en su práctica educativa, las bases para que se invente la República. Desde una perspectiva filosófica, que estará más preocupada por plantear y cultivar las preguntas, que por responder-las, queremos pensar, a partir de tres principios, a saber: el común, la ignorancia y la infancia; qué sociedad es esta que el filósofo educador se propone inventar y en qué medida lo pone en práctica en su escuela modelo construida en 1826 en la recién independizada Bolivia, en la ciudad de Chuquisaca.
Palavras-chave: Simón Rodríguez
Invención
Educación Popular
Educação – América Latina
Educação Popular
Rodríguez, Simón, 1769-1854
Invenção
América Latina
Educação Popular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Alice Pessanha Souza de. A escola de Chuquisaca: Simón Rodríguez e a invenção de uma América Latina outra. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17890
Data de defesa: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Alice Pessanha Souza de Oliveira - 2020 - Completa.pdf720,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons