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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pensamento geométrico e autonomia intelectual: práxis pedagógica e arte na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Geometric Thinking and Intellectual Autonomy: pedagogical Praxis and Art in Early Childhood Education
Autor: Silva, Ariene Vitalino da 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Ribeiro Neto, Alexandre
Segundo membro da banca: Carneiro, Reginaldo Fernando
Resumo: O presente trabalho propõe-se a investigar a construção do pensamento geométrico por crianças na Educação Infantil em uma perspectiva decolonial, a partir da arte.Usamos como método a pesquisa-açãodesenvolvidano Espaço de Desenvolvimento Infantil, localizado na Favela daMaré-RJ, com base em atividades envolvendo as obras de Tarsila do Amaral.O quadro teóricoasubsidiar as ideias da pesquisa, é composto por três eixos:os marcos legais da Educação Infantil, o ensino de geometria apartir dateoria dos Van Hieleepedagogia decolonial baseado, principalmente, nas autoras Walsh, Candau e Gomes.Considerando a observação da turma, analisamos as atividadesdesenvolvidas envolvendo aspectos geométricos e decoloniais. Notamos que além de analisar, nomear, relacionar, diferenciar as figuras planas a partirdos elementos encontrados nas telas de Tarsila do Amaral, foi possível suscitar,através das discussõessobreatravessamentos de crianças negras e faveladas, relacionando diferentes embates como,por exemplo, a construção da identidade negra de forma afirmativa e o protagonismo infantil.
Abstract: The present work proposes to investigate the construction of geometric thought by children in Kindergarten from a decolonial perspective, based on art. We used as a method the action research developed in the Children's Development Space, located in Favelada Maré-RJ, based on activities involving the works of Tarsila do Amaral. The theoretical framework to support the research ideas is composed of three axes: the legal frameworks of Early Childhood Education, the teaching of geometry from the Van Hiele theory and decolonial pedagogy based mainly on the authors Walsh, Candau and Gomes. Considering the observation of the class, we analyzed the activities developed involving geometric and decolonial aspects. We note that in addition to analyzing, naming, relating, differentiating the flat figures from the elements found in Tarsila do Amaral's canvases, it was possible to raise, through discussions about crossings of black and favela children, relating different clashes such as, for example, the construction of black identity in an affirmative way and child protagonism.
Palavras-chave: Early Childhood Education
Geometric Thought
Decolonial Pedagogy
Art
Educação Infantil
Pensamento Geométrico
Pedagogia Decolonial
Arte
Geometria – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SILVA, Ariene Vitalino da. Pensamento geométrico e autonomia intelectual: Práxis pedagógica e arte na educação infantil. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17891
Data de defesa: 2-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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