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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17891
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pensamento geométrico e autonomia intelectual: práxis pedagógica e arte na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Geometric Thinking and Intellectual Autonomy: pedagogical Praxis and Art in Early Childhood Education |
Autor: | Silva, Ariene Vitalino da ![]() |
Primeiro orientador: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro Neto, Alexandre |
Segundo membro da banca: | Carneiro, Reginaldo Fernando |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a investigar a construção do pensamento geométrico por crianças na Educação Infantil em uma perspectiva decolonial, a partir da arte.Usamos como método a pesquisa-açãodesenvolvidano Espaço de Desenvolvimento Infantil, localizado na Favela daMaré-RJ, com base em atividades envolvendo as obras de Tarsila do Amaral.O quadro teóricoasubsidiar as ideias da pesquisa, é composto por três eixos:os marcos legais da Educação Infantil, o ensino de geometria apartir dateoria dos Van Hieleepedagogia decolonial baseado, principalmente, nas autoras Walsh, Candau e Gomes.Considerando a observação da turma, analisamos as atividadesdesenvolvidas envolvendo aspectos geométricos e decoloniais. Notamos que além de analisar, nomear, relacionar, diferenciar as figuras planas a partirdos elementos encontrados nas telas de Tarsila do Amaral, foi possível suscitar,através das discussõessobreatravessamentos de crianças negras e faveladas, relacionando diferentes embates como,por exemplo, a construção da identidade negra de forma afirmativa e o protagonismo infantil. |
Abstract: | The present work proposes to investigate the construction of geometric thought by children in Kindergarten from a decolonial perspective, based on art. We used as a method the action research developed in the Children's Development Space, located in Favelada Maré-RJ, based on activities involving the works of Tarsila do Amaral. The theoretical framework to support the research ideas is composed of three axes: the legal frameworks of Early Childhood Education, the teaching of geometry from the Van Hiele theory and decolonial pedagogy based mainly on the authors Walsh, Candau and Gomes. Considering the observation of the class, we analyzed the activities developed involving geometric and decolonial aspects. We note that in addition to analyzing, naming, relating, differentiating the flat figures from the elements found in Tarsila do Amaral's canvases, it was possible to raise, through discussions about crossings of black and favela children, relating different clashes such as, for example, the construction of black identity in an affirmative way and child protagonism. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Pensamento Geométrico Pedagogia Decolonial Arte Early Childhood Education Geometric Thought Decolonial Pedagogy Art Geometria – Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | SILVA, Ariene Vitalino da. Pensamento geométrico e autonomia intelectual: Práxis pedagógica e arte na educação infantil. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17891 |
Data de defesa: | 2-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertação Ariene Vitalino da Silva - 2021 - Completa.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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