Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17896
Tipo do documento: Tese
Título: A hegemonia do agronegócio do campo à educação: coerção e consenso na ofensiva contra a luta por terra e por Educação do Campo
Título(s) alternativo(s): La hegemonía del agronegocio del campo a la educación: coerción y consenso en la ofensiva contra la lucha por la tierra y por la Educación del Campo
The hegemony of agribusiness from the field to education: coercion and consent in the offensive against the fight for land and for an Education of the Countryside
Autor: Cordeiro, Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e 
Primeiro orientador: Algebaile, Eveline Bertino
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Alentejano, Paulo Roberto Raposo
Terceiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Quarto membro da banca: Bogo, Maria Nalva Rodrigues Araújo
Resumo: A inserção do agronegócio na área da educação escolar, considerando-se o contexto da questão agrária no Brasil, é o objeto central desta pesquisa. Em face disso, procuramos compreender a relação entre a expansão do agronegócio no Brasil e o estabelecimento de uma investida sobre a educação, mais especificamente uma ofensiva contra o projeto popular de Educação do Campo. A questão de classe, com seus atravessamentos e desdobramentos, é fundamento para uma análise dos confrontos que remetem a lógicas antagônicas de agricultura e de educação. De forma a expandir o horizonte de compreensão dos enfrentamentos que perpassam a Educação do Campo, ultrapassando a área educacional, investigamos a atuação ampliada do agronegócio em duas frentes: a econômica, no que se refere à produção agropecuária e à expansão da fronteira agrícola, e a político-ideológica, especialmente no que diz respeito às ações educativas. A presente pesquisa é um estudo com abordagem qualitativa articulado a uma perspectiva de análise que considera aspectos/dados quantitativos, tendo por marco temporal o período entre 1997 e 2019. O método materialista histórico e dialético orienta e organiza a investigação e a análise, levadas a cabo por meio de revisão bibliográfica, de pesquisa documental e do levantamento e cruzamento de dados econômicos, educacionais, populacionais e de conflitos no campo em escala nacional. Por fim, realizamos o mapeamento dos resultados objetivando abarcar a complexidade do fenômeno estudado. Os conceitos gramscianos de Estado integral, hegemonia, intelectual, entre outros, são eixos estruturais e ferramentas metodológicas do percurso investigativo, ancorados ainda pelas formulações da escola marxista da dependência. As análises empreendidas sustentam a constatação da materialidade de uma ampla investida do agronegócio sobre a educação, resultado de sua ação na frente político-ideológica, mas que tem como vetor seu poderio econômico. Tal fenômeno transcorre, fundamentalmente, por duas vertentes: o fechamento de escolas rurais, como uma via indireta, e a inserção nas escolas, como via direta e efetivada por diferentes formatos de parcerias público-privadas em educação (PPPEs). Com isso, especialmente após 2016, é possível observar uma mudança política de natureza qualitativa, da qual emerge a tentativa de destituição da Educação do Campo como categoria de ação e projeto político-pedagógico dos movimentos sociais rurais, bem como seu desmonte enquanto política pública do Estado brasileiro. Esse projeto, resultado da reconfiguração da classe dominante do campo e do empresariamento da educação, intenta interditar a luta pela terra no país, forjando um consenso inconteste em torno da economia do agronegócio. Consequentemente, visa consolidar sua hegemonia por meio de variadas estratégias que dão corpo a uma pedagogia sectária, pseudoeducativa e publicitária - a pedagogia do agronegócio - que ao mesmo tempo em que impulsiona elementos de consenso, não deixa de mobilizar os históricos mecanismos de coerção utilizados para interditar as lutas no campo brasileiro.
Abstract: La inserción del agronegocio en el área de la educación escolar, considerando el contexto de la cuestión agraria en Brasil, es el objeto central de esta investigación. En vista de esto, buscamos comprender la relación entre la expansión del agronegocio en Brasil y el establecimiento de un asalto a la educación, más específicamente una ofensiva contra el proyecto popular de Educación del Campo. La cuestión de clase, con sus cruces y desarrollos, es la base para un análisis de los enfrentamientos que remiten a lógicas antagónicas de la agricultura y la educación. Con el fin de ampliar el horizonte de comprensión de los enfrentamientos que permean la Educación del Campo, yendo más allá del área educativa, investigamos el desempeño expandido de la agroindustria en dos frentes: el económico, en lo que respecta a la producción agrícola y la expansión de la frontera agrícola y la político-ideológica, especialmente en lo que respecta a las acciones educativas. Esta investigación es un estudio con enfoque cualitativo articulado con una perspectiva de análisis de aspectos cuantitativos, el período de investigación es el comprendido entre 1997 y 2019. El método materialista histórico y dialéctico orienta y organiza la investigación y el análisis, que se lleva a cabo por medio de la revisión de la literatura, la investigación de documentos, la encuesta y el cruce de datos económicos, educativos, de población y de conflictos de campo a escala nacional. Finalmente, se realizó el mapeo de los resultados con el fin de abarcar la complejidad del fenómeno estudiado. Los conceptos de Gramsci de Estado integral, hegemonía, intelectual, entre otros, son ejes estructurales y herramientas metodológicas del camino investigativo, aún anclados en las formulaciones de la escuela marxista de la dependencia. Los análisis realizados apoyan la constatación de la materialidad de un amplio embate del agronegocio en la educación, resultado de su acción en el frente político-ideológico, pero que tiene como vector su poder económico. Este fenómeno se da fundamentalmente en dos frentes: el cierre de escuelas rurales, de manera indirecta, y la inserción en las escuelas, de manera directa y efectuada por diferentes formatos de alianzas público-privadas en educación (PPPEs). Con ello, especialmente a partir de 2016, es posible observar un cambio político de carácter cualitativo, del que surge el intento de descartar la Educación del Campo como categoría de acción y proyecto político-pedagógico de los movimientos sociales rurales, así como su desmantelamiento como una política pública del estado brasileño. Este proyecto, resultado de la reconfiguración de la clase dominante rural y el emprendimiento educativo, pretende interceptar la lucha por la tierra en el país, forjando un consenso indiscutible en torno a la economía del agronegocio. En consecuencia, consolida su hegemonía a través de estrategias variadas que encarnan una pedagogía sectaria, pseudoeducativa y publicitaria -la pedagogía del agronegocio - que, al mismo tiempo que impulsa elementos de consenso, no deja de movilizar los mecanismos coercitivos históricos utilizados para interceptar las luchas en el campo brasileño.
This study focuses on the interference of agribusiness in formal education. While considering the context of Brazil’s agrarian question, we seek to understand the relationship between the expansion of agribusiness in Brazil and the establishment of an onslaught on education, more specifically an offensive against the popular project of Education of the Countryside. The matter of class, with its crossings and developments, underpins an analysis of confrontations that reflect antagonistic logics of agriculture and education. To improve the understanding of the confrontations that permeate Education of the Countryside, going beyond the educational area, we investigated the increased presence of agribusiness on two fronts: the economic, regarding agricultural production and the expansion of the agricultural frontier, and the political-ideological, especially regarding educational actions. The study takes a qualitative approach to the subject while considering quantitative details in its analytical perspective. The time frame for the research is the period between 1997 and 2019. The historical and dialectical materialist method guides and structures the investigation and analysis, which are carried out through literature review, document research, survey and cross-referencing of economic, educational, populational and countryside conflict data on a national scale. Finally, we mapped the results to grasp the complexity of the studied phenomenon. Gramsci's concepts of the integral state, hegemony, the intellectual, among others, serve as frameworks and methodological tools for the investigative process, which is anchored in the formulations of the Marxist theory of dependency. The analyses undertaken bear witness to the reality of a broad onslaught of agribusiness on education. This onslaught is the result of agribusiness activity on the political-ideological front, but it is driven primarily by the economic power of the agribusiness sector. This phenomenon occurs in two main ways: indirectly, through the closing of rural schools, and directly, through the implementation of different formats of public-private partnerships in education (PPPEs). It is consequently possible to observe, especially after 2016, a qualitative political shift that gives rise to the attempt to dismiss Education of the Countryside as a category of action and a political-pedagogical project that forms part of the rural social movements. This shift also leads to the dismantling of Education of the Countryside as a public policy of the Brazilian state. The agribusiness project results from the reconfiguration of the rural ruling class and the marketisation of education. It intends to stop the fight for land in the country and forge undisputed consent to the agribusiness economy. Consequently, it consolidates its hegemony through a sectarian, pseudo-educational and publicity-seeking pedagogy – the agribusiness pedagogy – which orchestrates elements of consent while at the same time mobilizing the historical coercive mechanisms used to stop the social movements of the Brazilian countryside.
Palavras-chave: Educação
Políticas Públicas
Agronegócio
Hegemonia
Questão agrária
Educação do Campo
Empresariamento da educação
Hegemonía
Cuestión agraria
Educación del Campo
Emprendimiento educativo
Hegemony
Agribusiness
Agrarian question
Education of the Countryside
Education entrepreneurship
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: CORDEIRO, Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e. A hegemonia do agronegócio do campo à educação: coerção e consenso na ofensiva contra a luta por terra e por Educação do Campo. 2022. 421 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17896
Data de defesa: 16-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro - 2022 - Completa.pdf7,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons