Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17898
Tipo do documento: Dissertação
Título: O cabelo crespo como fio condutor do processo de pertencimento étnico-racial de meninas negras no ambiente escolar
Título(s) alternativo(s): Curly hair as a guiding thread in the process of ethnic-racial belonging of black girls in the school environment
Autor: Silva, Ana Cláudia Pinto da 
Primeiro orientador: Lins, Mônica Regina Ferreira
Primeiro membro da banca: Baião, Jonê Carla
Segundo membro da banca: Petit, Sandra Haydée
Resumo: A presente pesquisa investiga as relações estabelecidas entre o cabelo crespo e o processo de pertencimento étnico-racial e de ensino-aprendizagem de meninas negras no ambiente escolar. Esta análise se dá a partir do estudo do racismo, da representatividade, dos valores culturais e a oralidade dos corpos negros. A pesquisa tem como metodologia a aplicação de um questionário exploratório de natureza narrativa e autobiográfica, buscando correlacionar as teorias estudadas com os fatos vivenciados ao longo da vida pessoal e profissional da discente. A dissertação está dividida em três capítulos, nos quais os aspectos importantes estão presentes, a saber pela relação cabelo e identidade étnico-racial, apresentados sob o viés da discussão do racismo estrutural, do ideal de branqueamento e de identidade e pertencimento racial. A pesquisa dialoga com as múltiplas contribuições teóricas de alguns dos autores citados a exemplo de Munanga(2008) e Munanga (2012),Almeida (2019), Gomes(2019) e Cavalleiro (2003) buscando, através da análise dos dados, construir práticas educativas que contribuam para a ressignificação do cabelo crespo e o fortalecimento da autoestima de meninas negras durante a sua trajetória no espaço escolar.
Abstract: The present research investigates the relationships established between curly hair and the process of ethnic-racial belonging and teaching-learning of black girls in the school environment. This analysis is based on the study of racism, representation, cultural values and the orality of black bodies. The methodology of the research is the application of an exploratory questionnaire of a narrative and autobiographical nature, seeking to correlate the theories studied with the facts experienced throughout the student's personal and professional life. The dissertation is divided into three chapters in which important aspects are present, namely the relationship between hair and ethnic-racial identity, presented from the perspective of the discussion of structural racism, the ideal of whitening and racial identity and belonging. The research dialogues with the multiple theoretical contributions of some of the authors mentioned, such as Kabengele Munanga (2008 and 2012), Silvio de Almeida (2019), Nilma Lino Gomes (2019) and ElianeCavalleiro (2003) seeking, through data analysis, to build educational practices that contribute to the resignification of curly hair and the strengthening of the self-esteem of black girls during their trajectory in the school space.
Palavras-chave: Curly hair
Black girls
Racial ethnic belonging
Representativeness
Anti-racist education
Cabelo crespo
Meninas negras
Pertencimento étnico racial
Representatividade
Educação antirracista
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SILVA, Ana Cláudia Pinto da. O cabelo crespo como fio condutor do processo de pertencimento étnico-racial de meninas negras no ambiente escolar. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17898
Data de defesa: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Cláudia Pinto da Silva - 2022 - Completa.pdf1,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.