Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17899
Tipo do documento: Tese
Título: Outras escolas dentro da escola: sobre imagens, contrasaberes, subversões epistêmicas e demais riquezas nos cotidianos
Título(s) alternativo(s): Otras escuelas dentro de la escuela: Sobre imagenes, contrasaber, subversiones epistêmicas y demás riquezas de los cotidianos
Other schools within the school: About images, counter-knowledge, epistemic subversions and other daily riches
Autor: Nascimento, Rodrigo Torres do 
Primeiro orientador: Victorio Filho, Aldo
Primeiro membro da banca: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Segundo membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Terceiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Quarto membro da banca: Cinelli, Maria Luiza Süssekind Veríssimo
Resumo: O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada a partir da trajetória de seu autor, um professor de artes que assume a sua constituição identitária também e principalmente como estudante. Acreditando e apostando na relação aporética de se pensar e reconhecer como um estudante e professor nos mesmos espaços e tempos percebendo o início de sua formação docente ainda como estudante da Educação Básica. Reconhecendo nessa trajetória, repleta de acontecimentos, em parte aqui registrados, uma importante gama de construção e comunhão de saberes. O processo de pesquisa com os cotidianos escolares envolveu a intensa produção, edição e circulação das imagens visuais realizadas pelas crianças e jovens interlocutores da pesquisa e, também, pelo pesquisador. Um dos aspectos centrais da investigação foi considerar como os estudantes, muitas vezes aparentemente alheios aos aparatos oficiais das escolas - seus currículos, planejamento e objetivos - produzem oportunidades efetivamente pedagógicas tanto para si quanto para os seus coletivos, incluindo os que desempenham o papel de professores e que, conscientes ou não, em muitas ocasiões nos cotidianos das escolas se encontram no lugar de aprendizes.
Abstract: The present work is the result of a research carried out from the trajectory of its author, an art teacher who assumes his identity as and, mainly as, a student. Believing and betting on the aporetic relationship of thinking and recognizing himself as a student and teacher in the same spaces and times, he perceives the beginning of his pedagogy education still as a student of Basic Education. Recognizing in this trajectory, full of events, some registered here, an important range of construction and communion of knowledge. The research process with everyday school life involved the intense production, editing and circulation of visual images carried out by the children and young people involved in the research and, also, by the researcher. One of the central aspects of the investigation was to consider how students, often apparently alien to the official apparatus of schools - their curricula, planning and objectives - produce effective pedagogical opportunities both for themselves and for their groups, including those who play the role of teachers and that, consciously or not, on many occasions in the daily lives of schools they find themselves in the place of apprentices.
El presente trabajo resulta de una investigación hecha a partir de la trayctoria de su autor, un profesor de arte quien asume su constituición identitaria también y sobre todo como, estudiante. Creyendo y apostando en la relación aporetica de piensarse y reconocerse como un estudiante y profesor en los mismos espacios y tiempos, se da cuenta el comienzo de su formación docente aún como un estudiante de la Educación Básica. Reconociendo en esa trayctoria, rellena de hechos, en parte aquí registrados, una importante gama de construcción y comunión de saberes. El proceso de investigación con los cotidianos escolares involucró la intensa producción, edición y circulación de las imagenes visuales hechas por los niños y jovenes interlocutores de la investigación y, también, por el investigador. Uno de los aspectos centrales de la investigación ha sido considerar como los estudiantes, muchas veces aparentemente ajenos a los aparatos oficiales de las escuelas - sus currículos, planeamientos y objetivos - producen oportunidades efectivamente pedagógicas tanto para usted como para sus colectivos, incluidos los que desempeñan el rol de profesores y que, conscientes o no, en muchas ocasiones en los cotidianos de las escuelas se encuentran en lugar de aprendices.
Palavras-chave: Formación docente
Imagenes
School daily
Teacher training
Images
Visual culture
Formação docente
Imagens
Cultura visual
Cotidianos escolares
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Rodrigo Torres do. Outras escolas dentro da escola: sobre imagens, contrasaberes, subversões epistêmicas e demais riquezas nos cotidianos. 2022. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17899
Data de defesa: 21-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Rodrigo Torres do Nascimento - 2022 - Completa.pdf317,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons