Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17903
Tipo do documento: Tese
Título: Yeshivá Colegial Machané Israel de Petrópolis: dos pergaminhos judaicos à primeira escola rabínica brasileira
Título(s) alternativo(s): Yeshivá Colegial Machané Israel of Petrópolis: from jewish scrolls to the first Brazilian rabbinical school
Autor: Novais, Vanessa dos Santos 
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Primeiro membro da banca: Andrade, Altamir Celio de
Segundo membro da banca: Berkenbrock, Volney José
Terceiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Quarto membro da banca: Almeida, Dóris Bittencourt
Quinto membro da banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Resumo: O presente estudo aborda as contribuições da Yeshivá Colegial Machané Israel de Petrópolis para a difusão e consolidação da comunidade religiosa ortodoxa judaica no Brasil. A partir do longo caminho percorrido pelos pergaminhos sagrados do judaísmo, o problema desta pesquisa busca investigar como foi edificada a primeira escola rabínica em terras brasileiras. Em seu objetivo geral intenta compreender as singularidades de uma educação que se encontra estabelecida como um mandamento divino prescrito nas escrituras sagradas, memória que é lembrada e invocada diariamente na Yeshivá de Petrópolis. Em um plano específico, anseia refletir sobre a trajetória narrativa que compõe a formação do povo judeu, presente na escrita de seus cânones, e sua importância para a educação religiosa; bem como identificar como o chassidismo difundiu no Brasil uma concepção pietista das letras da Torá, tendo por perspectiva os diligentes esforços do casal Chaim e Rivka Benjamini; e interpretar, a partir dos periódicos editados por ex-alunos e dos documentos oficiais de autorização da instituição escolar, a contribuição da Yeshivá de Petrópolis no desenvolvimento da comunidade judaica brasileira. Os procedimentos metodológicos remetem-se a uma pesquisa histórico documental, essencialmente bibliográfica, que teve como principais fontes os arquivos públicos da instituição de ensino e os registros memorialísticos de seus ex-alunos e membros da comunidade. No que tange ao referencial teórico, o estudo dialoga com autores que nos auxiliam a compreender como a constituição escrita do corpus teológico judaico fundamentou uma religião de continuidade, como Goody (2012), Yerushalmi (1992) e Sacks (2002). No que concerne à operação historiográfica (Certeau, 1982), apoia-se em Benjamin (2012), para quem as palavras se articulam de maneira a produzir um sentido ao passado rememorado. De igual modo, Buber (2008) confere a aproximação necessária para um melhor entendimento sobre o sentido da vida em comunidade. Em síntese, pode-se concluir que a Yeshivá Colegial Machané Israel de Petrópolis cumpre um papel relevante na comunidade judaica, compondo um elo na corrente que liga as gerações passadas às futuras, unindo cosmovisões ancestrais no tempo e no espaço.
Abstract: This study considers the contributions of the Yeshivá Colegial Machané Israel school of Petrópolis, to the spread and consolidation of the Orthodox Jewish religious community in Brazil. Based on the long path traveled by the holy scrolls of Judaism, the problem of this research is to investigate how the first rabbinical school in Brazilian lands was established. As its general goal, it intends to understand the particularities of an education that’s established as a divine mandate prescribed in the holy scriptures, a memory that is raised daily in the Petrópolis Yeshivá. As its specific goals, it seeks to reflect on the narrative trajectory that makes up the formation of the Jewish people, present in their written canons, and its importance for religious education; as well as to identify how Chassidism spread in Brazil a pietistic conception of the Torah’s writings, using the diligent efforts of the couple Chaim and Rivka Benjamini for perspective; and to interpret, from the periodicals edited by former students and from the official documents authorizing the educational institution, the contribution of the Yeshivá of Petrópolis in the development of the Brazilian Jewish community. The methodological procedures consist of an essentially bibliographical historical document research, which had as its main sources the public archives of the school and the memorial registries of its ex-students and community members. Regarding the theoretical framework, the study dialogues with authors who assist with understanding how the written constitution of the Jewish theological corpus supports a religion of continuity, such as Goody (2012), Yerushalmi (1992), and Sacks (2002). In what concerns the historiographical operation (Certeau, 1982), it relies on Benjamin (2012), for whom the words are articulated in such a way as to produce a sense of remembered past. Likewise, Buber (2008) confers the necessary approximation for a better understanding of the meaning of community life. In summary, it can be concluded that the Yeshivá Colegial Machané Israel of Petrópolis plays a relevant role in the Jewish community, making up a link in the chain that connects the past generations to future ones, uniting ancestral cosmovisions in time and space.
Palavras-chave: Jewish Scrolls
Yeshivá Colegial Machané Israel of Petrópolis
Orthodox Jewish Religious Education
Educação religiosa ortodoxa judaica
Pergaminhos judaicos
Yeshivá Colegial Machané Israel de Petrópolis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NOVAIS, Vanessa dos Santos. Yeshivá Colegial Machané Israel de Petrópolis: dos pergaminhos judaicos à primeira escola rabínica brasileira. 2022. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17903
Data de defesa: 17-Mar-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Vanessa dos Santos Novais - 2022 - Completa.pdf20,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons