Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17905
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças focais: A triangulação educação-família-saúde na creche
Título(s) alternativo(s): Focal children: the triangulation education-family-health in day care
Autor: Oliveira, Miriam Pereira Ribeiro de 
Primeiro orientador: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Primeiro membro da banca: Nunes, Leila Regina d'Oliveira de Paula
Segundo membro da banca: Eisenberg, Zena Winona
Resumo: A pesquisa investiga as contribuições ou impedimentos que a parceria educação-família-saúde pode oferecer ao desenvolvimento de crianças que na primeira infância já apresentam diferenças significativas em suas ações e atitudes num ambientes coletivos como a creche. Foram quatro as “crianças focais” acompanhadas. Pouco comum à pesquisa acadêmica, o termo “criança focal” busca evitar a discriminação de crianças tão pequenas, minimizando nos familiares e educadores insegurança e a nociva rotulação precoce. Ao mesmo tempo dá a ambos um “elo”, um apoio para lidar com o inusitado. Desde as pesquisas de Vygotsky, estudos têm referendado os aspectos do desenvolvimento infantil através da valorização das interações sociais. O Estudo de Caso foi a metolodogia escolhida para investigar as parcerias, pois adequou-se bem à proposta de triangulação dos contextos. Buscou-se investigar as práticas dos educadores, através de observações, entrevistas e sessões reflexivas; relacionando-as com a fala das famílias, via entrevistas e observações domiciliares e dos profissionais de saúde que atendem às crianças (entrevistas e/ou questionários). A pesquisa conclui que a interação com a família e o acesso às informações reais sobre a saúde das crianças são fundamentais para que a prática pedagógica se dê com maior eficácia na promoção do pleno desenvolvimento de todos. Os resultados indicam recomendações que podem servir de orientação para educadores e diretores de creches visando a inclusão de crianças focais e a melhor interlocução com as famílias e profissionais de saúde que atendem tais crianças. A dificuldade de comunicação com os profissionais de saúde foi um dos fatores de inquietação da pesquisa, bem como a pouca objetividade da comunicação (presteza de informações) creche-família.
Abstract: The research investigates the contributions or impediments that the partnership education-family-health can bring to the development of children who, during the first childhood, already bear significant differences in their actions and attitudes within collective environments like the day-care center. Four “focal children” were observed. The term “focal child”, which is not so commonly used in academic research, seeks to avoid prejudice against so young children, minimizing feelings of insecurity as well as the harmful precocious labeling among family and educators. At the same time, it provides both of them with a “bond”, with some support to handle the unexpected. Ever since Vygotsky’s researches, studies have endorsed the aspects of child development through the acknowledgement of the relevance of social interactions. The case study was the methodology chosen in order to investigate the partnerships due to the fact that it fit well into the proposal of the triangulation of the contexts. We sought to investigate the practices of educators through observations, interviews and reflexive sessions; relating them to the families’ line of speech via interviews and domiciliary observations as well as the health care professionals who attend the children (interviews and/or questionnaires). The research concluded that the interaction with the family and the access to the true information concerning the children’s health status are fundamental to allow the educational practice to be more efficiently performed in order to make for the full development of everyone involved in the process. The results indicate recommendations which can provide a guideline for educators as well as day-care principals intended for the inclusion of focal children and a better interlocutory approach between the family and the health care professionals who attend such children. The communication barrier with the health care professionals was one of the factors of uneasiness of the research as well as the low objectivity of the communication (information readiness) between the day-care center and the family.
Palavras-chave: Focal children
Day-care center
Family
Health care professionals
Inclusive education
Child education
Special education
Educação
Creche
Família
Crianças focais
Profissionais de saúde
Educação inclusiva
Educação infantil
Educação especial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Miriam Pereira Ribeiro de. Crianças focais: a triangulação educação-família-saúde na creche. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17905
Data de defesa: 18-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Miriam Pereira Ribeiro de Oliveira - 2009 - Completa.pdf1,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons