Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17913
Tipo do documento: Tese
Título: Histórias de vidas surdas: percurso formativo e inserção no mercado de trabalho
Título(s) alternativo(s): Deaf life stories: formative path and entry into the job market
Autor: Anchieta, Ester Vitória Basílio 
Primeiro orientador: Redig, Annie Gomes
Primeiro membro da banca: Campello, Ana Regina e Souza
Segundo membro da banca: Dutra, Flávia Barbosa da Silva
Terceiro membro da banca: Glat, Rosana
Quarto membro da banca: Silva, Sara Moitinho da
Resumo: Este trabalho apresenta a trajetória de Pessoas Surdas, usuárias de Libras, desde a escolarização básica até a sua inserção no mercado de trabalho. A metodologia de História de Vida foi o caminho escolhido para se compreender as barreiras e desafios encontrados nesse processo, dando voz aos protagonistas dessas histórias: os Surdos. Esta tese revela-se como um trabalho pioneiro por utilizar a metodologia citada com Pessoas Surdas, tendo seu material de análise colhido através de entrevistas videogravadas. Os discursos dos sujeitos entrevistados foram analisados na sua língua fonte (Libras), traduzindo-se apenas alguns fragmentos para escrita do trabalho. Para contextualizar a temática, buscou-se apresentar um panorama das legislações que regem a escolarização e o mercado de trabalho no tocante à comunidade Surda. Os resultados advindos das análises dos discursos sinalizados impressionam e reforçam a necessidade de políticas públicas e atenção à formação de professores e outros profissionais de/para Surdos, bem como a necessidade de envolvimento familiar, tanto no percurso de vida como no aprendizado da Língua de Sinais.
Abstract: Through the life history methodology, this work seeks to present the trajectory of Deaf people, Libras users, from elementary school to job market insertion. It seeks to understand the barriers and challenges encountered in this process, giving voice to these stories' protagonists: Deaf people. This thesis fulfills its objective for being a pioneering work that used the aforementioned methodology with Deaf people, having its analysis material collected through videotaped interviews and having their speeches analyzed in the mother language (Libras), with only a few fragments being translated into writing for the printed version of this work. It was also sought to present an overview of the legislation that governs schooling and the job market with regard to the Deaf community. The future results of the analysis of the signaled speeches thrill and reinforce the need for public policies and attention to teachers' education, as other professionals, from/to the Deaf, as well as the need for family involvement in their life course as in their sign language learning.
Palavras-chave: Deaf
Brazilian sign language
Schooling for Deaf
Work
Educação
Libras
Escolarização de surdos
Surdo
Mercado de trabalho
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ANCHIETA, Ester Vitória Basílio. Histórias de vidas surdas: percurso formativo e inserção no mercado de trabalho. 2022. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17913
Data de defesa: 19-Abr-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Ester Vitória Basílio Anchieta - 2022 - Completa.pdf2,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons