Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17915
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Censores em cena: atores dentro da Mesa do Desembargo do Paço na Corte Joanina |
Título(s) alternativo(s): | Censors on scene: agents inside the “Mesa do Desembargo do Paço” of King John VI of Portugal court |
Autor: | Vianna, Maíra Moraes dos Santos Villares |
Primeiro orientador: | Neves, Lúcia Maria Bastos Pereira das |
Primeiro coorientador: | Delmas, Ana Carolina Galante |
Primeiro membro da banca: | Santos, Fabiano Vilaça dos |
Segundo membro da banca: | Villalta, Luiz Carlos |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a censura durante o período joanino e compreender quais eram as normas e práticas realizadas, destacando o papel atribuído durante o processo aos censores, homens responsáveis pela análise das solicitações encaminhas à Mesa do Desembargo. As licenças presentes na documentação do fundo da Mesa do Desembargo do Paço, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, serão utilizadas para expor de que forma a censura era realizada pelo Tribunal encarregado da fiscalização dos impressos. Busca-se apresentar a censura por meio de uma nova perspectiva, analisando-a enquanto um espaço que possibilitava a formação e intensificação de redes de sociabilidades entre os atores envolvidos, apropriando-se do conceito de Michel Bertrand. Procura-se ainda demonstrar como é possível identificar, por meio das práticas desses atores, as características de uma sociedade de corte de acordo com o conceito de Norbert Elias. A censura também será explorada por meio de uma análise comparativa entre a lei e a prática, apresentando as divergências entre o que era definido pela Lei da censura e as práticas encontradas nos processos. Objetiva-se então apresentar os problemas enfrentados por aqueles que se submetiam a fiscalização da Mesa e também as dificuldades que os próprios censores encontravam, sempre por meio da identificação de casos que demonstraram as falhas da censura em regular e vedar o acesso as obras proibidas. Assim como o período de vigência da censura, sua suspensão será destacada com a finalidade de demonstrar permanências e mudanças identificadas pelos atores envolvidos. Por fim, tendo os pareceres de censura como fonte principal de trabalho, foi intuito identificar as divergências de opinião enquanto uma ferramenta utilizada por estes homens para se destacarem diante do monarca D. João. Sendo assim, as relações de poder, a disputa por prestígio e a busca por poder serão o último ponto de análise do presente trabalho. |
Abstract: | The present work aims to analyze the censorship during the the reign of king D. João VI and to understand its norms and practices, highlighting the role attributed during the process to the censors, the men responsible for the analysis of the requests sent to Mesa do Desembargo. The licenses present in the documentation of the Mesa do Desembargo do Paço, in the National Archive of Rio de Janeiro, will be used to explain how the censorship was performed by the Court in charge of the inspection of the printed works. It seeks to present censorship through a new perspective, analyzing it as a space that enabled the formation and intensification of networks of sociabilities amongst the involved actors, appropriating the concept of Michel Bertrand. It also tried to demonstrate how it is possible to identify, through the practices of these actors, the characteristics of a court society according to the concept of Norbert Elias. The censorship will also be explored through a comparative analysis of law and practice, presenting the divergences between what was defined by the Censorship Act and the practices found in the proceedings. The objective is to present the problems faced by those who were subject to the supervision of the Mesa do Desembargo and also the difficulties that the censors themselves found, always through identification of cases that demonstrated the failure of censorship to regulate and prohibit access to forbidden works. As well as the period of the censorship, its suspension will be highlighted with the purpose of demonstrating permanencies and changes identified by the actors involved. Finally, with censorship written opinions as the main source of work, it was intended to identify differences of opinion as a tool used by these men to stand out in front of the monarch D. João. Thus, power relations, the dispute over prestige and the search for power will be the last point of analysis of the present work. |
Palavras-chave: | Networks of Sociability Power Printed works Political history Redes de Sociabilidade Poder Impressos História Política |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | VIANNA, Maíra Moraes dos Santos Villares. Censores em cena: atores dentro da Mesa do Desembargo do Paço na Corte Joanina. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17915 |
Data de defesa: | 25-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Maíra Moraes dos Santos Villares Vianna - 2019 - Completa.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.