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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os NEABI's como espaços de problematização e aprendizagem dos processos históricos e culturais dos povos africanos e afro-brasileiros: vivências na educação básica
Título(s) alternativo(s): The NEABI's as spaces for problematization of the cultural processes of African and Afro-Brazilian peoples: experiences in basic education
Autor: Farias, Carla Cristina Goulart 
Primeiro orientador: Lins, Mônica Regina Ferreira
Primeiro membro da banca: Ribeiro Neto, Alexandre
Segundo membro da banca: Lima, Rogério Mendes de
Resumo: As lutas dos movimentos sociais, em especial dos movimentos negros, colocados aqui no plural por serem representados em diferentes frentes, culminaram entre outras ações e especificamente no campo educacional, na criação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) ou Núcleos de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI’s) que tempos depois, se constituíram como experiências também na educação básica. O presente trabalho traz reflexões e inferências sobre os NEABI’s surgidos inicialmente no ensino superior, enquanto possibilidade de ser um espaço de pesquisa, disseminação de saberes e de problematização e aprendizagem dos processos históricos e culturais dos povos afrodescendentes e indígenas também na educação básica. Este espaço surge enquanto ação afirmativa em face às demandas da Lei 10639/03, da Lei 11.645/08 e de práticas pedagógicas antirracistas, com o tempo, passa a ocupar lugar também, nos institutos e escolas federais. Nesta pesquisa, através de referências bibliográficas que destacam a importância de romper com o status quo, representado por um currículo eurocentrado e ensinar desde o início da educação básica, sobre a História e Cultura de africanos, afrodescendentes e indígenas, e tendo como recurso e estratégia de coleta de dados qualitativos as entrevistas e narrativas de coordenadores de NEAB’s ( NEAB Ayó e NEAB CPII) e de uma professora da educação básica, integrante do coletivo Agbalá, cujo o objetivo é propagar práticas antirracistas nas escolas, buscou-se identificar os NEABI’s e coletivos como espaços potencializadores de novas formas de organização do conhecimento na educação básica.
Abstract: The struggles of social movements, especially black movements, placed here in the plural because they are represented on different fronts, culminated among other actions and specifically in the educational field, in the creation of the Nuclei of Afro-Brazilians Estudos (NEAB) or Nuclei of Afro-American studies. brazilians and indigenous peoples (NEABI's) who later constituted experiences also in basic education. The present work brings reflections and inferences about NEABi's initially arising in higher education, as a possibility of being a space for research, dissemination of knowledge and problematization and learning of the historical and cultural processes of afrodescendant and indigenous peoples also in basic education. This space emerges as affirmative action in view of the demands of Law 10639/03, Law 11.645/08 and anti-racist pedagogical practices, over time, also takes up place in federal institutes and schools. In this research, through bibliographic references that highlight the importance of breaking with the status quo, represented by a Eurocentered curriculum and teaching since the beginning of basic education, about the History and Cultura of Africans, Afrodescendants and indigenous peoples, and having as resource and strategy of qualitative data collection the interviews and narratives of NEAB's coordinators (NEAB Ayó and NEAB CPII) and a teacher of basic education, member of the collective Agbalá, whose objective is to propagate anti-racist practices in schools, sought to identify NEABI's and collectives as spaces that enhance new forms of knowledge organization in basic education.
Palavras-chave: NEAB
NEABI's
Affirmative action
Anti-racist practices
Basic education
NEAB
NEABI's
Ações afirmativas
Práticas antirracistas
Educação básica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: FARIAS, Carla Cristina Goulart. Os NEABI's como espaços de problematização e aprendizagem dos processos históricos e culturais dos povos africanos e afro-brasileiros: vivências na educação básica. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17924
Data de defesa: 25-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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