Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17928
Tipo do documento: Dissertação
Título: Resoluções de problemas matemáticos por meio da literatura: uma abordagem baseada na obra de Malba Tahan
Título(s) alternativo(s): Solving mathematical problems through literature: an interdisciplinary approach based on the work of Malba Tahan
Autor: Paes, Ana Marlice Manhães 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral
Segundo membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Resumo: A presente pesquisa visa analisar e investigar como crianças do 5º ano do Ensino Fundamental constroem o conceito de Numeramento tendo como ponto de partida a Resolução de Problemas Matemáticos baseada na Obra literária de Malba Tahan “O Homem que Calculava”. Aborda a relevânciado enlace entre a Literatura e a Matemáticae as possíveis ressignificações desta experiência para o desenvolvimento social, intelectual e pessoal dos alunos. Apresenta um breve histórico do surgimento dos números e da escrita em díspares sociedades e sua importância para o mundo. Exibe um breve histórico do legadoda Obra e da pedagogia Malbatahanica. Os aportes teóricos que sustentam a investigação ancoram-se nas teorizações de George Pólya e Guy Brousseau. Trata-se de uma pesquisa-ação em que ouniverso da pesquisa foi constituído por 14 alunos de uma escola da rede privada em São João de Meriti –RJ. Por meio das análises foi possível constatarque a prática literária em sala de aula é um instrumento que favorece o aprendizado matemático, contudo a Metodologia de Resolução de Problemas não se limita a uma interpretação adequada de textos.
Abstract: This research aims to analyze and investigate how children from the 5th grade of Elementary School build the concept of Numbering having as a starting point the Solving of Mathematical Problems based on the literary work of Malba Tahan “The Man who Counted”. It addresses the relevance of the link between Literature and Mathematics and the possible reinterpretations of this experience for the social, intellectual and personal development of students. It presents a brief history of the emergence of numbers and writing in disparate societies and their importance to the world. It presents a brief history of the legacy of the Work and of the Malbatahanica pedagogy. The theoretical contributions that support the investigation are anchored in the theories of George Pólya and Guy Brousseau. This is an action-research in which the research universe consisted of 14 students from a private school in São João de Meriti – RJ. Through the analyzes it was possible to verify that the literary practice in the classroom is an instrument that favors the mathematical learning, however the Problem Solving Methodology is not limited to an adequate interpretation of texts.
Palavras-chave: Mathematical Problem Solving
Literature
Numbering
Literacy
Resolução de Problemas Matemáticos
Literatura
Malba Tahan
Numeramento
Letramento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PAES, Ana Marlice Manhães. Resoluções de problemas matemáticos por meio da literatura: uma abordagem baseada na obra de Malba Tahan. 2021. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17928
Data de defesa: 2-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Marlice Manhães Paes - 2021 - Completa.pdf1,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.