Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17932
Tipo do documento: Tese
Título: A (r)ex(s)istência das mulheres no mundo funk carioca: uma análise das letras de funk feminino das décadas de 2000 e 2010
Título(s) alternativo(s): La (r)ex(s)istence des femmes dans le monde funk carioca: une analyse des paroles funk féminines des années 2000 et 2010
The (r)ex(s)istence of women in the funk carioca world: an analysis of female funk lyrics from the 2000s and 2010s
Autor: Cazumbá, Bárbara de Brito 
Primeiro orientador: Valente, André Crim
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Dominguez, Michelle Gomes Alonso
Terceiro membro da banca: Borges, Roberto Carlos da Silva
Quarto membro da banca: Aragão, Verônica Palmira Salme de
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar as mudanças ocorridas nas letras de funk cantadas por mulheres nas décadas de 2000 e 2010, de forma a demonstrar como as mulheres inserem a si mesmas no cenário do funk carioca e como elas se relacionam com os debates feministas fomentados nas últimas décadas no Brasil. Conforme a pesquisa de Cazumbá (2017) apresentou, os processos linguísticos de modalização, identificação, ação e relação reafirmaram o machismo nas letras de funk masculinas, principalmente após a entrada das mulheres como cantoras desse gênero musical na década de 2000. É importante, portanto, verificar se as mulheres partilham as mesmas imagens machistas construídas pelos homens em suas letras ou se elas se esquivam desse ideário patriarcal e reinventam-se. O estudo do gênero funk se faz necessário pela grande absorção desse estilo musical pela população brasileira nas últimas décadas. Para alcançar o objetivo geral da pesquisa, houve a análise quantitativa e qualitativa das letras das músicas mais conhecidas das cantoras Mc Tati Quebra Barraco, Mc Deize Tigrona, Gaiola das Popozudas, Anitta, Mc Carol de Niterói e Valesca Popozuda. Cabe ressaltar que todas trabalharam ou trabalham com produtores homens, o que faz com que suas liberdades criativas estejam, paradoxalmente, cerceadas de certa forma. A pesquisa usou, principalmente, a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau e a noção de ethos de Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau para o estudo linguístico-discursivo.
Abstract: Cette recherche vise à décrire et analyser les changements survenus dans les paroles funk chantées par les femmes dans les années 2000 et 2010, afin de démontrer comment les femmes s'insèrent dans la scène funk carioca et comment elles se rapportent aux débats féministes promus ces dernières décennies au Brésil. Comme l'ont montré les recherches de Cazumbá (2017), les processus linguistiques de modalisation, d'identification, d'action et de relation ont réaffirmé le machisme dans les paroles funk masculines, surtout après l'entrée des femmes comme chanteuses de ce genre musical dans les années 2000. Il est donc important, de vérifier si les femmes partagent les mêmes images sexistes construites par les hommes dans leurs lettres ou si elles évitent cette idéologie patriarcale et se réinventent. L'étude du genre funk est nécessaire en raison de la grande absorption de ce style musical par la population brésilienne au cours des dernières décennies. Afin d'atteindre l'objectif général de la recherche, il y a eu une analyse quantitative et qualitative des paroles des chansons les plus connues des chanteurs Mc Tati Quebra Barraco, Mc Deize Tigrona, Gaiola das Popozudas, Anitta, Mc Carol de Niterói et Valesca Popozuda. Il convient de noter que tous ont travaillé ou travaillent avec des producteurs masculins, ce qui signifie que leurs libertés de création sont, paradoxalement, restreintes d'une certaine manière. La recherche a principalement utilisé la théorie sémiolinguistique de Patrick Charaudeau et la notion d'ethos de Patrick Charaudeau et Dominique Maingueneau pour l'étude linguistique-discursive.
This research aims to describe and analyze the changes that occurred in funk lyrics sung by women in the 2000s and 2010s, in order to demonstrate how women insert themselves into the carioca funk scene and how they relate to feminist debates promoted in recent decades in Brazil. As the research by Cazumbá (2017) showed, the linguistic processes of modalization, identification, action and relationship reaffirmed machismo in male funk lyrics, especially after the entry of women as singers of this musical genre in the 2000s. It is therefore important, to verify if women share the same sexist images constructed by men in their letters or if they avoid this patriarchal ideology and reinvent themselves. The study of the funk genre is necessary due to the great absorption of this musical style by the Brazilian population in recent decades. In order to achieve the general objective of the research, there was a quantitative and qualitative analysis of the lyrics of the best known songs by the singers Mc Tati Quebra Barraco, Mc Deize Tigrona, Gaiola das Popozudas, Anitta, Mc Carol de Niterói and Valesca Popozuda. It should be noted that all of them worked or work with male producers, which means that their creative freedoms are, paradoxically, restricted in a certain way. The research mainly used Patrick Charaudeau's Semiolinguistic Theory and Patrick Charaudeau and Dominique Maingueneau's notion of ethos for the linguistic-discursive study.
Palavras-chave: Semiolinguistics
Feminism
Sémiolinguistique
Féminisme
Semiolinguística
Ethos
Funk
Feminismo
Análise do discurso
Mulheres – Canções e música
Funk (música) – Rio de Janeiro (RJ)
Mulheres na música
Feminismo na arte
Linguística
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CAZUMBÁ, Bárbara de Brito. A (r)ex(s)istência das mulheres no mundo funk carioca: uma análise das letras de funk feminino das décadas de 2000 e 2010. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17932
Data de defesa: 12-Abr-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Bárbara de Brito Cazumbá - 2022 - Completa.pdf1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.