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Tipo do documento: Tese
Título: Preconceito linguístico e divulgação científica: proposta de percurso metodológico e experiência de pesquisa-ação com jovens comunicadores da Rede Cuca (Fortaleza)
Título(s) alternativo(s): Linguistic prejudice and scientific dissemination: proposal for a methodological path and action research experience with young communicators The Rede Cuca (Fortaleza)
Autor: Vieira, Maria Hermínia Cordeiro 
Primeiro orientador: Lima, Ricardo Joseh
Primeiro membro da banca: Freitag, Raquel Meister Ko
Segundo membro da banca: Irineu, Lucineudo Machado
Terceiro membro da banca: Freire, Gilson Costa
Quarto membro da banca: Cardoso, Janaína da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo buscar divulgar a discussão sobre preconceito linguístico a jovens da periferia de Fortaleza, Ceará. Para tanto, partimos de dois objetivos específicos, quais sejam: a proposição de um percurso metodológico para a elaboração de uma estratégia de divulgação científica e a realização de uma pesquisa-ação com os jovens comunicadores da Rede Cuca de Fortaleza, formada, atualmente, por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCAs).Nossa base teórica sobre preconceito linguístico foi: Bagno (2000; 2003; 2007; 2009; 2015; 2017); Faraco (2008; 2016); Leite (2012); Lucchesi (2015); Milroy (2011); Rajagopalan (2011) e Scherre (2008; 2011). Também recorremos a conceitos sobre preconceito e intolerância linguísticos baseados na Análise do Discurso Francesa (BARROS, 2008; 2011; 2014) e a definições basilares sobre divulgação científica (BUENO, 2009; 2010 e VOGT, 2014). Consideramos, para a elaboração do percurso metodológico, os seguintes elementos: Tema; Público-alvo; Forma e conteúdo; Modo/meio e/ou mediador e Ações / estratégias de divulgação. Nossa estratégia de divulgação escolheu o preconceito linguístico como tema a partir do qual extraímos as informações que foram discutidas com o público-alvo com o qual gostaríamos de dialogar: os jovens da periferia de Fortaleza. A Rede Cuca (com seus jovens comunicadores) atuou como mediador-parceiro nesse objetivo. A ação que realizamos foi uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011; PIMENTA, 2005) por meio de quatro oficinas com as seguintes temáticas: 1) Língua e identidade; 2) Língua Portuguesa na escola e na mídia; 3) A voz da ciência; e 4) A resposta dos jovens. Como resultado das oficinas, os jovens comunicadores propuseram-se a ajudar a divulgar a discussão sobre preconceito linguístico e, para isso, fizeram, dentre outros produtos, um programa de rádio sobre o tema transmitido pela rádio da Prefeitura de Fortaleza, a qual é veiculada nos terminais de ônibus da cidade, nas unidades da Rede Cuca e na internet, tendo alcance diário de mais de 30 mil ouvintes, o que aponta para um resultado satisfatório da estratégia traçada de interlocução com os jovens da periferia da cidade.
Abstract: This work aims to disseminate the discussion on linguistic prejudice to young people from the periphery of Fortaleza, Ceará, Brazil. Therefore, we start from two specific objectives: the proposition of a methodological path for the elaboration of a scientific dissemination strategy and the realization of an action research with the young communicators of the Rede Cuca of Fortaleza, currently formed by three CUCAs – Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Urban Centers of Culture, Art, Science and Sport). Our theoretical basis on linguistic prejudice was Bagno (2000; 2003; 2007; 2009; 2015; 2017); Faraco (2008; 2016); Leite (2012); Lucchesi (2015); Milroy (2011); Rajagopalan (2011) and Scherre (2008; 2011). We also resort to concepts about linguistic prejudice and intolerance based on the French Discourse Analysis (BARROS, 2008; 2011; 2014) and basic definitions about scientific dissemination (BUENO, 2009; 2010; VOGT, 2014). For the elaboration of the methodological path, we considered the following elements: theme; Target audience; form and content; mode/medium and/or mediator and actions/dissemination strategies. Our dissemination strategy chose linguistic prejudice as the theme from which we extracted the information that was discussed with the target audience with which we would like to dialogue: young people from the outskirts of Fortaleza. Rede Cuca (with its young communicators) acted as a partner-mediator in this objective. The action we carried out was an action research (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011; PIMENTA, 2005) through four workshops with the following themes: 1) Language and identity; 2) Portuguese language at school and in the media; 3) The voice of science; and 4) The response of young people. As a result of the workshops, the young communicators proposed to help publicize the discussion on linguistic prejudice and, for that, they made, among other products, a radio program on the theme broadcast by the radio from the City Hall of Fortaleza, which is broadcast at the city bus terminals, at the Rede Cuca units and on the internet, with a daily reach of more than 30 thousand listeners, which points to a satisfactory result of the strategy of interlocution with young people from the city’s periphery.
Palavras-chave: Linguistic prejudice
Scientific divulgation
Sociolinguistics
Action research
Preconceito linguístico
Divulgação científica
Sociolinguística
Pesquisa-ação
Comportamento verbal – Fortaleza (CE)
Preconceitos – Fortaleza (CE)
Ciência – Aspectos sociais – Fortaleza (CE)
Pesquisa–ação – Fortaleza (CE)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VIEIRA, Maria Hermínia Cordeiro. Preconceito linguístico e divulgação científica: proposta de percurso metodológico e experiência de pesquisa-ação com jovens comunicadores da Rede Cuca (Fortaleza). 2021. 263 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17935
Data de defesa: 27-Jan-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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