Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17939
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | III Conferência regional de educação superior: considerações sobre decolonialidade, eurocentrismo e raça no campo do ensino superior brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | The III Regional Conference on Higher Education: considerations on decoloniality, Eurocentrism and race in the field of Brazilian higher education |
Autor: | Carvalho, Filipe Luiz Cerqueira ![]() |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Maria Alice Rezende |
Primeiro membro da banca: | Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno |
Segundo membro da banca: | Miranda, Claudia |
Terceiro membro da banca: | Silva, Maria Nilza da |
Resumo: | A dissertação tem como objetivo analisar os documentos da III Conferência Regional de Educação Superiorpara América Latina e Caribe(2018) destacando os desdobramentos da perspectiva decolonialno que tange as relações raciaisno ensino superior brasileiro.Para talfoi elaborada uma pesquisa documental, a partir das técnicas eabordagem metodológicada análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os principais referenciaisteóricosadotadossãoos intelectuais que discutem Modernidade/Colonialidade, tais como: Maldonado-Torres (2018), Grosfoguel (2016); (2018) Mignolo (2017); (2018) e Walsh (2018). E, para compreensão da dinâmica do ensino superior universitário, de seus agentes e asrelações entre essesfoiadotadoa perspectiva de campo universitáriode Bourdieu (2017).No que diz respeito àsquestões relativas àsrelações raciais e bem como para compreender ossaberes produzidos e abrigados nestafoi utilizado o conceito de AtlânticoNegro, de Gilroy (2012)e ainda outros intelectuais que circulam no âmago dessa unidade política culturalnegracomo: Frantz Fanon (2005);(2008)Milton Santos(2004); Guerreiro Ramos (1957).Conclui-se,então,queas mensagens contidas nos documentos finaisda III Conferência deCórdobaapontam para uma perspectiva decolonial no ensino superiorentendido como eurocêntrico, racializado e colonial.Sendo assim o debate entornoda inclusão dos povos afrodiásporicos e afro-brasileiros não está encerrado. Adecolonialidade do poder, do ser e dossaberesé indispensável para democratização do ensino superior.Democratizar implica diretamente em incluir os saberes, intelectuais e teóricos quecirculam no Atlântico Negro. É urgente que essa seja o principal itemda agenda brasileirana III Conferênciade Mundial de Educação Superior. |
Abstract: | The investigation aims to analyze the documents of the III Regional Conference on Higher Education for Latin America and the Caribbean (2018) highlighting the developments of the decolonial perspective regarding race relations in Brazilian higher education. To this end, documentary researchwas developed, based on the techniques and methodological approach of content analysis (Bardin, 1977). The main theoretical references adopted in the research are the intellectuals who discuss Modernity / Coloniality, such as: Maldonado-Torres (2018), Grosfoguel (2016); (2018) Mignolo (2017); (2018) and Walsh (2018). And, tounderstand the dynamics of university higher education, its agents and the relationships between them, Bourdieu's (2017)university field perspective was adopted. Regardingissues related to race relations and to understand the knowledge produced and housed in it, the concept of Black Atlantic, by Gilroy (2012) and other intellectuals that circulate at the heart of this black cultural political unit is used, such as: Frantz Fanon (2005);(2008); Milton Santos (2004); GuerreiroRamos (1957). It was concluded then that the messages contained in the final documents of the III Conference of Córdoba point to a decolonial perspective in higher education, so the debate around the inclusion of Afrodiasporic and Afro-Brazilian peoples is not over. The decoloniality of knowledge is essential for the democratization of higher education, democratizing directly implies including the knowledge, intellectuals and theorists that transit the Black Atlantic. |
Palavras-chave: | Conferência de Córdoba Ensino Superior Modernidade Decolonialidade Raça Cordoba conference Higher education Modernity Decoloniality Racism |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | CARVALHO, Filipe Luiz Cerqueira. III Conferência regional de educação superior: considerações sobre decolonialidade, eurocentrismo e raça no campo do ensino superior brasileiro. 2021. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17939 |
Data de defesa: | 26-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Filipe Luiz Cerqueira Carvalho - 2021 - Completa.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.