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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17957
Tipo do documento: Dissertação
Título: Portela Cultural: histórias e pedagogias de um departamento de escola de samba
Título(s) alternativo(s): Portela Cultural: history and pedagogy of a samba school department
Autor: Santos, Rogerio Rodrigues 
Primeiro orientador: Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Segundo membro da banca: Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Resumo: Esta Dissertação, requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, integra os estudos das Escolas de Samba do Rio de Janeiro inseridos no campo de estudos decoloniais com base em uma abordagem transdisciplinar. O objetivo desta pesquisa é analisar como os sentidos de história, militância cultural, memória e educação decolonial são construídos na Portela pelos componentes do seu Departamento Cultural, principalmente no contexto de uma nova gestão entre 2013 e 2016. Busca-se como estes sentidos são ressignificados, enunciados como narrativas e aplicados na construção de um “Pensamento Afrodiaspórico” e de novas pedagogias centradas no território-berço da Escola de Samba Portela e no subúrbio de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, notadamente, entre 2016 e 2020. Este estudo qualitativo foi realizado com base em um corpus de dados obtidos através de: memórias pessoais, análises de entrevistas e depoimentos, teses de doutorado e dissertações de mestrado, matérias de jornais e revistas, artigos de sites especializados em carnaval e publicações de rede social. Os elementos da tradição são negociados e reorganizados podendo se articular em ações diferentes e adquirir novos significados como memória, acervos e territórios, compreendidos como espaços de criação e recriação, nos quais podemos perceber a importância de uma educação decolonial na construção de sentidos atribuídos à tradição e à inovação portelenses. Ao valorizar o que são saberes e culturas populares, o Departamento Cultural evidencia o que pretende transmitir às gerações futuras. Para isso, esta pesquisa debruçou-se sobre: a história deste Departamento, o protagonismo dos seus fundadores Hiram Araújo e Antônio Candeia Filho, a atuação da Equipe PortelaWeb e o movimento e chapa denominados Portela Verdade e a reconfiguração do Portela Cultural no resgaste das tradições da agremiação. Seja na quadra, no território de Oswaldo Cruz, em outros espaços e territórios dentro e fora do Rio de Janeiro, na internet, como agente de resgate da tradição no período 2013-2016, e como promotor de ações que dão novo sentido à tradição neste período, através dos diálogos com novas expressões artísticas, linguagens e tecnologias e da inserção de ações nas plataformas digitais e nos ambientes virtuais, o Portela Cultural vem colaborando para uma educação não formal defensora da cultura dos subúrbios e das periferias cariocas ao mesmo tempo em que propõe agendas e pautas identitárias de gênero e raça, sobretudo, no contexto social da Pandemia causada pelo novo coronavírus, a partir de março de 2020.
Abstract: The object of this research is to understand the building of a Decolonised Education by the Portela Samba School, located in the suburban area of Oswaldo Cruz in Rio de Janeiro, Brazil. This dissertation reveals how the elements of Portela’s tradition are handled and reorganized in a process that derives from the African diasporic thinking. In order to do so, this work analyses the activity of Portela’s culture department during the 2013-2016 term, showing how the historical facts, personal memoirs, narratives and cultural militancy are reframed under a decolonized pedagogy, notably in the 2016-2020 term. In other words, how the Culture Department shares with future generations the values, knowledge and popular cultural practices that add up new perspectives to the very same tradition it is entrusted to preserve. Such an act has a sphere of influence that goes beyond Portela’s headquarters, its native neighborhood and even the city through the internet. The chosen methodology is qualitative, which is an approach that demands interviews and testimonies, the search for documents in archives, reading of newspapers, magazines, websites specialized in samba schools coverage and posts made on social networks, as well as the academic bibliography (articles, dissertations, essays and thesis) on the subject. The text sheds light on the history of Portela’s Culture Department since its creation, the protagonism of its founders Hiram Araújo and Antônio Candeia Filho, the resumption made by the PortelaWeb team, the internal political movement named Portela Verdade, which turned into an election ticket to gain control of the school’s administration and the restructuring of the Portela Cultural cell. The latter not only recovers the samba school’s traditions but also actively proposes identity development debates on race and gender, remaining active even during the pandemic, allowing dialogues with new artistic expressions, languages and technologies. Portela Cultural cooperates with a non-formal education in defense of the unique culture of suburban and peripheral Rio.
Palavras-chave: Portela Samba School
Decolonised Education
African Diasporic
Non-formal Education
Escola de Samba Portela
Memória
Decolonialidade
Diáspora negra
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SANTOS, Rogerio Rodrigues. Portela Cultural: histórias e pedagogias de um departamento de escola de samba. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17957
Data de defesa: 10-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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