Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17969
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudantes de medicina e medicamentos: melhoramentos e outros usos
Título(s) alternativo(s): Medical students and medicines: improvements and other uses
Autor: Hodgson, Aryane Gonçalves Dias 
Primeiro orientador: Zorzanelli, Rafaela Teixeira
Primeiro membro da banca: Russo, Jane Araújo
Segundo membro da banca: Azize, Rogerio Lopes
Terceiro membro da banca: Brandão, Elaine Reis
Resumo: A presente pesquisa tem por objeto as percepções de estudantes de medicina de uma instituição de ensino superior (IES) privada do interior do Estado do RJ em torno de substâncias ditas de uso para performance. Neste trabalho, elas são entendidas como substâncias, prescritas ou não, utilizadas para o propósito de melhorar alguma função cognitiva ou de humor. Investigamos como as ideias, valores, formação profissional em curso e condições materiais de acesso a medicamentos e outras substâncias colaboram na formação de práticas de uso de medicamentos (prescritos ou não), suplementos e/ou vitaminas por estudantes de medicina. A metodologia de pesquisa utilizada contou com dois procedimentos: 1) a aplicação de um questionário online para mapear os consumos terapêuticos de performance pelos estudantes; 2) entrevistas semiestruturadas em profundidade com estudantes que se voluntariaram a falar sobre suas experiências de uso. Como resultados encontrados, destacam-se práticas de uso de substâncias acionadas pelos estudantes de acordo com suas necessidades acadêmicas ou de vida.
Abstract: This research assumes aims to analyze the perceptions of medical students from a private higher education institution, located in the interior of the State of Rio de Janeiro (RJ), regarding substances used for performance. In this study, they are understood as substances, prescribed or not, used for the purpose of improving some cognitive function or mood. We investigated how ideas, values, ongoing professional training, and material conditions of access to medicines and other substances collaborate in the formation of practices for the use of medicines (prescribed or not), supplements and/or vitamins by medical students. The research methodology adopted was composed of two procedures: 1) the application of an online questionnaire to map the therapeutic consumption of performance by the students; 2) semi-structured interviews with students, who voluntarily talked about their experiences of use. Among the results found, there are practices of substance use triggered by students according to their academic or life needs.
Palavras-chave: Medical students
Use of substances to improve performance
Medicines
Natural products
Estudantes de medicina
Uso de substâncias para melhoria do desempenho
Medicamentos
Produtos naturais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: HODGSON, Aryane Gonçalves Dias. Estudantes de medicina e medicamentos: melhoramentos e outros usos. 2022. 172 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17969
Data de defesa: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Aryane Gonçalves Dias Hodgson - 2022 - Completa.pdf2,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.