Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17973
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Interpretações de uma teoria dos afetos em Martin Heidegger |
Título(s) alternativo(s): | Interpretations of a theory of affections in Martin Heidegger |
Autor: | Santos, Leandro Assis ![]() |
Primeiro orientador: | Bocayuva, Izabela Aquino |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Glória Maria Ferreira |
Segundo membro da banca: | Fogel, Gilvan Luiz |
Terceiro membro da banca: | Rangel, Marcelo de Mello |
Quarto membro da banca: | Ferreira Júnior, Paulo Cesar Gil |
Quinto membro da banca: | Cabral, Alexandre Marques |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo esclarecer alguns contornos de um conceito-experiência central à filosofia de Martin Heidegger, a saber, a noção de tonalidade afetiva (em alemão, Stimmung). Esta visa remeter o ser-aí (Dasein) ao espaço aberto que se efetiva como o lugar de realização de sua própria existência. A tonalidade afetiva dimensiona a inserção do ser-aí ao mundo, marcando decisivamente sua relação com as coisas que se apresentam no seio do aberto, bem como suas relações com os outros, delimitando o terreno da convivência. Ademais, tais fenômenos são, mediante características específicas de abertura, compreendidas como tonalidades afetivas fundamentais (Grudstimmung), instâncias essenciais por situarem o ser-aí na tentativa de se singularizar no bojo do horizonte semântico que é o seu. Logo, tais afecções se notabilizam por igualmente abrirem o âmbito do desvelamento do seer (Seyn), apreendido em sua radical diferença ao ente, se notabilizando como articulações que possibilitam a manifestação do ser no ente. Esse acontecimento, por fim, urde a clareira para que acene a questão da verdade do seer. |
Abstract: | This research aims to clarify some contours of a concept-experience central to the philosophy of Martin Heidegger, namely, the notion of affective tonality (in German, Stimmung). It aims to refer the being-there (Dasein) to the open space that becomes effective as the place of realization of its own existence. The affective tonality dimension the insertion of the being-there to the world, decisively determining its relation with the things that appear in the heart of the open, as well as its relations with the others, delimiting the terrain of the coexistence. In addition, such phenomena are, through specific characteristics of openness, understood as fundamental affective tonalities (Grudstimmung), essential instances for placing the being-there in the attempt to be singled out in the bulge of the semantic horizon that is his. Therefore, these affections are notable for also opening the scope of the unveiling of the being (Seyn), seized in its radical difference to the being, becoming notable as articulations that make possible the manifestation of being in the being. This event, finally, sets the clearing for the question of the truth of being. |
Palavras-chave: | Heidegger, Martin, 1889-1976 Filosofia alemã Linguagem – Filosofia German philosophy Language - Philosophy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | SANTOS, Leandro Assis. Interpretações de uma teoria dos afetos em Martin Heidegger. 2018. 246 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17973 |
Data de defesa: | 28-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Leandro Assis Santos - 2018 - Completa.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.