Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17976
Tipo do documento: Dissertação
Título: Transformações no Mundo do Trabalho: uma abordagem a partir da avaliação de desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Transformations in the World of Work: an approach based on the performance evaluation of AdministrativeTechnicians in Education at the Federal University of the State of Rio de Janeiro
Autor: Souza, Luciana Aparecida 
Primeiro orientador: Cardoso, Isabel Cristina da Costa
Primeiro membro da banca: Marconsin, Cleier
Segundo membro da banca: Francisco, Elaine Marlova Venzon
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a avaliação de desempenho individual no trabalho, enquanto um instrumento de formação de comportamentos e captura da subjetividade do trabalhador para reprodução das relações sociais tipicamente capitalistas. Identificamos como a utilização dos mecanismos de gestão da força de trabalho pelo Estado, fundamentadas no contexto empresarial como referência de qualidade, evidencia a transposição da lógica competitiva e produtivista para o âmbito do ensino superior público. A partir da realidade dos Técnico-Administrativos em Educação da Unirio, analisamos os reflexos desse movimento na precarização das condições de trabalho da universidade. Assim, evidenciamos que a construção de processos avaliativos, comprometidos em efetivamente trazer melhorias ao trabalho realizado no serviço público, deve considerar a centralidade do trabalho como atividade criativa e coletiva e os impactos das transformações sociais na apropriação desse sentido ontológico.
Abstract: This study aimed to analyze the individual performance evaluation at work as a tool to create behavior sand capture the worker's subjectivity to favor there production of typically capitalist social relations. The investigation hás shown that the use of business process management by the public sector as a quality reference, demonstrates the transfer of the competitive and productivist logic to public higher education. We analyzed its consequence at the precarious working conditions having the administrative workers of Unirio as a reference. The results of this research support the idea that building evaluation processes that target improvements to the work carried out in the public service must consider the centrality of work as a creative and collective activity and the impacts of social transformations in the appropriation of its ontological sense.
Palavras-chave: Workforce management
Public higher education
Worker performance evaluation
Gestão da força de trabalho
Ensino superior público
Avaliação de desempenho do trabalhador
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SOUZA, Luciana Aparecida. Transformações no Mundo do Trabalho: uma abordagem a partir da avaliação de desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17976
Data de defesa: 28-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luciana Aparecida Souza - 2021 - Completa.pdf1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.