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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17981
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação em disputa: o debate sobre o “Escola Sem Partido” em 2018 |
Título(s) alternativo(s): | Education in dispute: the debate on the “School Without Party” in 2018 |
Autor: | Custódio, Letícia Fernanda de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Matos, Maurilio Castro de |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Guilherme Silva |
Segundo membro da banca: | Monteiro, Elaine |
Terceiro membro da banca: | Icasuriaga, Gabriela Maria Lema |
Resumo: | A presente dissertação está inserida no debate acerca dos projetos educacionais em disputas no Brasil A luz do entendimento de radicalização da polarização entre as propostas para a referida política, visível no profundo ataque ao projeto de educação presente na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, especialmente no que tange sua vinculação com a preparação para a cidadania. Neste quadro de disputas, o objetivo desta dissertação é identificar a presença – explicita e implícita - do projeto defendido pelo Escola Sem Partido na campanha eleitoral à presidência da república do Brasil em 2018. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa de abordagem qualitativa mediante procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. A análise do material pesquisado revelou que, embora o Escola Sem Partido não tenha sido mencionado de forma expressiva pelos presidenciáveis de 2018, o substrato deste movimento foi defendido pela maioria das candidaturas. |
Abstract: | The present dissertation is inserted in the debate about the educational projects in disputes in Brazil, in the light of the understanding of radicalization of the polarization between the proposals for the said policy, visible in the deep attack on the education project present in the Federal Constitution and in the Law of Guidelines and Bases of National Education, especially as it relates to the preparation for citizenship. In this context, the objective of this dissertation is to identify the explicit and implicit presence of the project defended by the “School Without Party” in the electoral campaign to the presidency of the Republic of Brazil in 2018. The methodology adopted consisted of a research of qualitative approach through bibliographic research procedures and documentary. The analysis of the material researched revealed that although the School Without a Party was not mentioned expressively by the presidential candidates of 2018, the substratum of this movement was defended by the majority of the candidacies. |
Palavras-chave: | Educação e Estado – Brasil Escola Sem Partido (Brasil) Eleições – Brasil Education and State – Brazil School Without Party (Brazil) Elections – Brazil |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | CUSTÓDIO, Letícia Fernanda de Oliveira. A educação em disputa: o debate sobre o “Escola Sem Partido” em 2018. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17981 |
Data de defesa: | 30-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
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Dissertação - Letícia Fernanda de Oliveira Custódio - 2019 - Completa.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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