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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18023
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Três momentos de uma peça pública: o caráter educativo da escrita de Humberto de Campos (1912-1934) |
Título(s) alternativo(s): | Three moments of a public piece: the educational character of Humberto de Campos’ writing (1912-1934) |
Autor: | Silva, Maria Solange Rocha da ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Alexandra Lima da |
Primeiro membro da banca: | Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do |
Segundo membro da banca: | Gondra, José Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | Silva, Márcia Cabral da |
Quarto membro da banca: | Ferro, Maria do Amparo Borges |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o caráter educativo da escrita de Humberto de Campos (1886-1934). O recorte temporal compreende o período entre 1912 e 1934, tempo que abrange a chegada de Humberto de Campos à Capital Federal até o ano de sua morte. Esse recorte também compreende o momento em que ele se projeta e se consagra no cenário nacional como jornalista, escritor e político. Neste estudo, defende-se que esse homem foi um intelectual conhecido no circuito nacional, constituindo-se, sobretudo, no início da década de 1930, como um “formador” de opiniões. Suas ideias foram difundidas na sociedade de modo geral e, em particular, no campo da educação. Partindo desse ponto, a pesquisa investigou as ações desenvolvidas por esse sujeito no campo educacional. O estudo foi desenvolvido utilizando, como fontes, jornais e revistas, documentos localizados em arquivos, a literatura e as memórias do autor. Essas fontes são documentos que mostram os vestígios de uma vida, de um tempo e de um espaço e que indicam, cada uma ao seu modo, as descobertas e os achados do passado. Procurou-se problematizar o significado da atuação desse sujeito nos campos intelectual, literário, político e educacional. A pesquisa iniciou buscando compreender por que o Departamento de Educação do Distrito Federal comprou o livro Memórias para distribuir aos alunos das escolas públicas. Percebeu-se, então, que havia um viés educativo no livro e que essa característica perpassava o conjunto da obra desse escritor, sobretudo, os textos do início da década de 1930. Para além do livro Memórias, o olhar foi direcionado também para outros escritos desse autor. Um conjunto de artigos publicados na imprensa abordava diversos assuntos da vida cotidiana do país e versava sobre os mais variados temas: a escola e os professores, os alunos e os métodos de ensino, o analfabetismo, a questão da raça negra no Brasil, dentre outros. Humberto de Campos também foi inspetor federal de Ensino Secundário e investiu na produção de um livro para crianças. Por meio deste estudo, foi possível observar que as ações educacionais desenvolvidas por esse sujeito estavam vinculadas a determinados aspectos que o ligam a um processo educacional mais amplo no seio da sociedade brasileira, no período abordado. |
Abstract: | This research aims to analyze the educational character of Humberto de Campos’ Writing (1886-1934). The span of time comprehends the period from 1912 to 1934, time that covers Humberto de Campos’ arrival in Federal capital until the year of his death. This span of time also comprehends the moment when he is evolved and established in the national scenario as a journalist, a writer, and a politician. In this study, it is argued that such a man was a well-known intellectual person in the national circuit, becoming, especially, in the early of 1930s, an opinion former. His ideas were, in general, widespread in society, and, especially, in the field of education. From this point, the research investigated the actions developed by that individual in the educational field. The study was developed by using as sources newspapers, and magazines, documents found in files, the literature, and the author’s memories. These sources are documents that show the traces of a life, a time and a space which indicate, each in its own way, the discoveries, and the findings from the past. In this sense, a question has been sought on the meaning of that individual’s performance in the intellectual, literacy, political and educational field. The research was started with the purpose to understand why the Education Department from Distrito Federal bought the book Memories to distribute to public school students. It was then realized, there was an educational bias in the book and such characteristic permeated that writer’s the body of work, mainly, the texts from the early of 1930s. in addition to the book Memories, the view was also taken to other writings by that author. A group of articles published in the press, approached several subjects from the everyday life in the country and they were dealt with the most varied themes: school and teachers, students and teaching methods, illiteracy, the issue of black race in Brazil, among others. Humberto de Campos was also a federal inspector of secondary education and invested in the production of a book for kids. Thus, through this study, it was possible to observe that the educational actions developed by that individual were linked to certain aspects that connect him to a broader educational process in the heart of the Brazilian society in the time mentioned. |
Palavras-chave: | História da Educação Humberto de Campos Memórias History of Education Memories |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Maria Solange Rocha da. Três momentos de uma peça pública: o caráter educativo da escrita de Humberto de Campos (1912-1934). 2022. 124 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18023 |
Data de defesa: | 9-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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