Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18024
Tipo do documento: Dissertação
Título: TAMBORES DECOLONIAIS: percorrendo memórias e sonhos dos ogans nos espaços-tempos educativos dos terreiros
Título(s) alternativo(s): DECOLONIAL DRUMS: traversing memories and dreams of ogans in the educational spaces-times of the terreiros
Autor: Ferreira, João Victor Gonçalves 
Primeiro orientador: Caputo, Stela Guedes
Primeiro membro da banca: Oliveira, Rosemary dos Santos de
Segundo membro da banca: Nascimento, Wanderson Flor do
Terceiro membro da banca: Medeiros, Cristiano Sant’ Anna de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal, compreender como ocorrem e se constroem as relações e redes educativas que envolvem as crianças responsáveis pelos tambores nos terreiros de matriz afro-brasileira: os ogans. O cargo de ogan é comumente atribuído a indivíduos que não entram em transe e são responsáveis, entre diversas outras funções, por percutir os instrumentos sagrados. É comum nas religiões afro-brasileiras e possui grande relevância por estar, dentro da hierarquia dos terreiros, em altos postos, comumente abaixo somente do(a) responsável pela casa, o(a) zelador(a), pais e mães de santo. De acordo com a origem da casa estudada, sua nação ou raiz, o ogan pode receber outros nomes, como tata kambondo ou ainda, os curimbeiros e curimbeiras, cargo encontrado em algumas casas de Umbanda. Para essa a análise, busca-se compreender também como o terreiro é organizado enquanto um espaço-tempo educativo, realizando uma reflexão sobre esses conceitos e sob a ótica dos espaços sagrados e dos processos educativos que o compõem. A construção dos terreiros e seu papel social se estabelecem espacial e simbolicamente na tessitura de uma série de práticas e convivências nesses cotidianos. Essas práticas e transbordamentos são, dessa forma, analisados sob a ótica da decolonialidade, suas insurgências e resistências que atravessam nossas vivências. Os tambores, instrumentos dos ogans nas ritualísticas, passam a ser vistos como símbolos de resistência, de uma gramática diferenciada que pauta os ensinamentos nos terreiros e que se configura enquanto uma ferramenta decolonial. Essa pesquisa, para além dos campos e diálogos com ogans, curimbeiros e curimbeiras, também se construiu baseando-se nas noções de autobiografia e memórias, uma vez que o autor foi uma criança de terreiro e desempenha o cargo de ogan em sua casa. Esse cruzamento, de memórias e narrativas das crianças foi a potência que possibilitou perceber os saberes decoloniais e ancestrais que a educação nos terreiros possibilita.
Abstract: The main object of this dissertation is comprehend how relationships and educative networks involving the kids who are responsible by the drumst in the Afro-Brazilian terreiros, who are named as ogans, occur and how they are constructed. The ogan role is assigned to individuals who do not enter in trance and are responsible, among many other functions, for play the sacred instruments. This group of individuals are usual in Afro-Brazilian religions and has great relevance as they are below only the responsible for the terreiro in the religion’s hierarchy. According to the origins of the studied house and its nation or root, the ogan also can be called astata kambondo or curimbeiros and curimbeiras - the last ones are found at Umbanda’s houses. This analysis also seeks to understand the organization of the terreiro as a educational space- time coming to a reflexion about these concepts and through the angle of sacred spaces and the educational process wich composes it. The terreiro’s construction and it’s social role are spatially and symbolically weaving of a series of practices and coexistences in these daily lives. These practices and overflows are analysed through the decolonialism view and its insurgencies and resistances that cross our existences. The drums, instruments of the ogans in rituals, come to be seen as symbols of resistance a differentiated grammar that guides the teachings in the terreiros and that configures itself as a decolonial tool. This research, besides the dialogs and fieldwork with ogans, curimbeiros e curimbeira, was also built on the notions of autobiography and memoirs, once the author was a terreiro child and holds the position of ogan inside his house. This crossing of memories and children's narratives was the power that made it possible to perceive the decolonial and ancestral knowledge that education in terreiros makes possible.
Palavras-chave: Space-times
Umbanda
Ogans
Decolonialismo
Decolonial
Espaços-tempos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, João Victor Gonçalves. TAMBORES DECOLONIAIS: percorrendo memórias e sonhos dos ogans nos espaços-tempos educativos dos terreiros. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18024
Data de defesa: 17-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - João Victor Gonçalves Ferreira - 2021 - Completa.pdf2,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons