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Tipo do documento: Tese
Título: Concepções e critérios de avaliação que respondem às necessidades dos trabalhadores
Título(s) alternativo(s): Concepts and assessment criteria that answer the needs of workers
Autor: Montysuma, Marcondes Freire 
Primeiro orientador: Gama, Zacarias Jaegger
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Alves Neto, Francisco Raimundo
Terceiro membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Quarto membro da banca: Oliveira, Ivanete Rosa Silva de
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade lançar um olhar crítico sobre as “Concepções e Critérios de Avaliação que Respondem às Necessidades dos Trabalhadores”. Abordamos o objeto em suas várias dimensões, visto que a ideia de “avaliar”, comumente, é entendida no senso comum como uma atividade sem muita complexidade e algo relativamente natural. Porém, quando se fala em avaliação de aprendizagem do aluno, de sistema, de política pública, essas diversas dimensões não estão na vida cotidiana da maioria dos indivíduos e, em particular, dos trabalhadores. Foi dada ênfase ao percurso histórico, posicionando o que se entende com as categorias. A complexidade da vida moderna e das relações sociais do desenvolvimento científico e técnico que reclama a todo momento uma reorganização da escola e do Estado, sendo necessário revisar as teorias sobre avaliação. O que torna imperativo organizar a questão da metodologia, a partir do método histórico-dialético, como instrumento de análise de conhecimento do movimento real. No que diz respeito a problema central do trabalho, sobre tudo analisando as concepções e critérios de avaliação, examinando os instrumentos avaliativos aplicados aos futuros trabalhadores nos cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, campus Rio Branco. Na construção da base teórica, são apresentadas definições e concepções das categorias trabalhadas nesta investigação. O debater da “avaliação como medida de todas as coisas”, tratando das “premissas históricas e epistemológicas da avaliação”, nas quais apresento as várias concepções avaliativas que perpassam a escola e a sala de aula; situando, historicamente, quais concepções se vinculam no seu percurso histórico. Tendo como premissa a dimensão do ato avaliativo. A “avaliação aqui, é entendida como integração do saber interdisciplinar”, visto que a dinâmica da construção do conhecimento em sala de aula pelo aluno assim se processa. Ao análise os instrumentos avaliativos aplicados pelos professores, e relaciona-los às categorias trabalhadas e seus vínculos com as concepções discutidas, chegamos a conclusão que ainda falta um projeto avaliativo na Instituição. Por fim, são proposta alguns reflexos para organizar instrumentos avaliativos, tendo como base a teoria de Vygotsky, e as reflexões feita por Zacarias Gama.
Abstract: The present work aims to launch a critical look at the “Conceptions and Evaluation Criteria that Respond to Workers' Needs”. We approach the object in its various dimensions, since the idea of “evaluating”, commonly, is understood in common sense as an activity without much complexity and something relatively natural. However, when it comes to assessing student learning, the system, and public policy, these different dimensions are not part of the daily lives of most individuals and, in particular, workers. Emphasis was given to the historical path, positioning what is understood with the categories. The complexity of modern life and the social relations of scientific and technical development that constantly demands a reorganization of the school and the State, making it necessary to review theories on evaluation. This makes it imperative to organize the issue of methodology, based on the historical-dialectical method, as an instrument for analyzing the knowledge of the real movement. With regard to the central problem of work, especially analyzing the conceptions and evaluation criteria, examining the evaluation instruments applied to future workers in the courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre - IFAC, Rio Branco campus. In the construction of the theoretical basis, definitions and conceptions of the categories worked in this investigation are presented. The debate on “evaluation as a measure of all things”, dealing with the “historical and epistemological premises of evaluation”, in which I present the various evaluative conceptions that permeate the school and the classroom; historically situating which conceptions are linked in its historical course. Based on the dimension of the evaluative act. The “assessment here is understood as the integration of interdisciplinary knowledge”, since the dynamics of the construction of knowledge in the classroom by the student is processed in this way. When analyzing the evaluation instruments applied by the teachers, and relating them to the categories worked and their links with the concepts discussed, we came to the conclusion that there is still a lack of an evaluation project in the Institution. Finally, some reflexes are proposed to organize evaluative instruments, based on Vygotsky's theory, and the reflections made by Zacarias Gama.
Palavras-chave: Ensino técnico
Avaliação
Trabalhadores
Vygotsky
Evaluation
Technical education
Workers
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: MONTYSUMA, Marcondes Freire. Concepções e critérios de avaliação que respondem às necessidades dos trabalhadores. 2022. 153 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18027
Data de defesa: 15-Mar-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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