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Tipo do documento: Tese
Título: Implantação do currículo integrado nos cursos de saúde do Departamento Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia: tensões no campo do ensino
Título(s) alternativo(s): Implantación del currículo integrado en los cursos de salud del Departamento de Ciencias de la Vida de la Universidad del Estado de Bahia: tensiones en el campo de la enseñanza
Implantation of the integrated curriculum integrated in the health courses of the Department of Life Sciences of the State University of Bahia: tensions in the field of education
Autor: Almeida, Terezinha Andrade 
Primeiro orientador: Progianti, Jane Márcia
Primeiro membro da banca: Vargens, Octavio Muniz da Costa
Segundo membro da banca: Duarte, Ana Cristina Santos
Terceiro membro da banca: Martins Filho, Ismar Eduardo
Quarto membro da banca: Silva, Rudval Souza da
Resumo: Este estudo tem por objeto a implantação do currículo integrado no Departamento Ciência da Vida (DCVI), Campus I na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Seus objetivos são: descrever as circunstâncias social, política e acadêmica da implantação do currículo integrado nos cursos da saúde do DCVI da UNEB e discutir os jogos de força presentes no processo de implantação do currículo integrado. Trata-se de um estudo de natureza qualitativo-descritiva com perspectiva sócio-histórica. Onze depoentes foram selecionados para participar do estudo. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas no período de julho a dezembro 2017. A delimitação temporal do estudo abrange o período de 2010 a 2012. O estudo apoiou-se em alguns conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Para a análise dos dados, seguiram-se as etapas de transcrição das entrevistas, codificação das falas e categorização das mesmas após agrupamento. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética (CEP) da UNEB sob o número 67574017.2.0000.0057. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a implantação do currículo integrado DCVI-UNEB, se constituiu da criação do curso de medicina, redimensionamento dos cursos existentes e a criação e implantação do Programa de Integração Academia Serviço Comunidade (PIASC). Esse processo se deu num contexto político nacional de expansão do ensino superior e em circunstâncias onde as condições administrativas e materiais do DCVI-UNEB eram desfavoráveis. Durante a implantação desse currículo, que foi simultâneo à criação do curso de medicina, o estudo mostra a existência de jogos de forças que geraram tensões entre os professores envolvidos. Essas tensões foram desencadeadas ao se buscar garantir uma proposta de modelo formativo, transformador e contra-hegemônico. Concluiu-se que a criação do curso de medicina foi determinante para a implantação do currículo integrado no DCVI-UNEB e nesse processo existiram jogos de força entre os agentes que defendiam diferentes interesses no campo.
Abstract: This study has as its object the implementation of the integrated curriculum in the Department of Life Sciences (DCVI), campus I of the State University of Bahia (UNEB). Its objectives are: to describe the social, politics and academic circumstances of the implementation of the integrated curriculum in the health courses in the DCVI of UNEB and to discuss the strength games present in the process of implementation of the integrated curriculum. This is a qualitative descriptive study with social and historical perspective. Eleven subjects were selected to participate in the study. Data collection was performed through semi-structured interviews during the period from July to December 2017. The temporal boundaries of the study covers the period from 2010 to 2012. The study relied on some concepts developed by the sociologist Pierre Bourdieu. For the analysis of the data, the steps of transcription of interviews, codification of lines and their categorization after grouping were carried out. The study was approved by the Ethics Committee of the University of the State of Bahia under the number 67574017.2.0000.0057. The survey results showed that the implementation of the integrated curriculum DCVI/UNEB was constituted by the creation of the medical course, resizing existing courses and the creation and implementation of the Community Service Academy Integration Program (PIASC). This process took place in a national political context of expansion of higher education and in circumstances where the administrative conditions and materials of the DCVI/UNEB were unfavorable. During the implementation of this curriculum, which was simultaneous to the establishment of the medicine course, the study shows the existence of power games that generated tensions among the professors involved. These tensions were triggered when it was sought to ensure a proposed training model which was transformative and counter-hegemonic. It is concluded that the creation of the medical course was crucial to the implementation of the integrated curriculum in DCVI/UNEB and that in this process power games occurred among the agents defending different interests in the field.
Este estudio tiene por objeto la implantación del currículo integrado en el Departamento de Ciencia de la Vida (DCVI), campus I en la Universidad del Estado de Bahia (UNEB). Sus objetivos son: describir las circunstancias sociales, políticas y académicas de la implantación del currículo integrado en los cursos de la salud del DCVI de la UNEB y discutir los juegos de fuerza presentes en el proceso de implantación del currículo integrado. Se trata de un estudio de carácter cualitativo-descriptivo con perspectiva socio-histórica. Se eligieron a once depoentes para participar en el estudio. La recolección de los datos fue realizada a través de entrevistas semiestructuradas en el período de julio a diciembre de 2017. La delimitación temporal del estudio abarca el período de 2010 a 2012. El estudio se apoyó en algunos conceptos desarrollados por el sociólogo Pierre Bourdieu. Para el análisis de los datos, se siguieron las etapas de transcripción de las entrevistas, codificación de las palabras y categorización de las mismas después de la agrupación. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética (CEP) de la UNEB bajo el número 67574017.2.0000.0057. Los resultados de la investigación evidenciaron que la implantación del currículo integrado DCVI-UNEB se constituyó de la creación del curso de medicina, redimensionamiento de los cursos existentes y la creación e implantación del Programa de Integración Academia Servicio Comunidad (PIASC). Este proceso se dio en un contexto político nacional de expansión de la enseñanza superior y en circunstancias donde las condiciones administrativas y materiales del DCVI-UNEB eran desfavorables. Durante la implantación de este currículo, que fue simultáneo a la creación del curso de medicina, el estudio muestra la existencia de juegos de fuerzas que generaron tensiones entre los profesores involucrados. Estas tensiones fueron desencadenadas al buscar garantizar una propuesta de modelo formativo, transformador y contrahegemónico. Se concluyó que la creación del curso de medicina fue determinante para la implantación del currículo integrado en el DCVI-UNEB y en ese proceso existieron juegos de fuerza entre los agentes que defendían diferentes intereses en el campo.
Palavras-chave: Enseñanza
Curriculum
Salud
Education
Curriculum
Health
Ensino
Currículo
Saúde
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: ALMEIDA, Terezinha Andrade. Implantação do currículo integrado nos cursos de saúde do Departamento Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia: tensões no campo do ensino. 2019. 94 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18030
Data de defesa: 8-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Enfermagem

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