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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18042
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “O leão das sete cabeças cortadas” – Glauber Rocha, o “Cinema Tricontinental” e o ocaso das configurações históricas opressoras |
Título(s) alternativo(s): | “O leão das sete cabeças cortadas” – Glauber Rocha, the “Cinema Tricontinental” and the decline of historical oppressive configurations |
Autor: | Bessa, Anderson Jorge Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Mendes, Ricardo Antônio Souza |
Primeiro coorientador: | Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk |
Primeiro membro da banca: | Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade |
Segundo membro da banca: | Parga, Eduardo Antônio Lucas |
Terceiro membro da banca: | Dezemone, Marcus Ajuruam de Oliveira |
Quarto membro da banca: | Malafaia, Wolney Vianna |
Resumo: | O “Cinema Tricontinental” deriva do empenho de Glauber Rocha em operar um cinema político de cunho revolucionário voltado para a discussão dos problemas atinentes ao “Terceiro Mundo”. Os fundamentos de tal projeto foram teoricamente elaborados em vários textos assinados entre a segunda metade da década de 1960 e o início do decênio seguinte. Desse propósito, “O leão de sete cabeças” e “Cabeças cortadas”, ambos realizados em 1970, resultam como dois filmes radicalmente opostos aos padrões fixados pelos grandes centros cinematográficos e consagrados a repercutir como um prolongamento das contestações anti-imperialistas que estavam em voga naquele momento. Tencionando a difusão de uma mensagem “Tricontinental”, logo, transnacional, esta produção, incitada pelos questionamentos oriundos daquele contexto histórico, propôs uma forma específica de considerar a história em que a dinâmica temporal se constitui de uma estreita correlação entre os embates de ontem e de hoje. |
Abstract: | The “Cinema Tricontinental” derives from Glauber Rocha’s commitment to operating a revolutionary political cinema focused on the discussion of the problems of the “Third World”. The foundations of such a project were theoretically elaborated in several texts signed between the second half of the 1960s and the beginning of the following decade. Of this purpose, “O leão de sete cabeças” and “Cabeças cortadas”, both made in 1970, result in two films radically opposed to the standards set by the major film centers and aimed at reverberating as an extension of the anti-imperialist contests that were in vogue at that time. In order to disseminate a “Tricontinental” message, a transnational one, this production, incited by the questions arising from that historical context, proposed a specific way of considering the history in which the temporal dynamics consisted of a close correlation between the struggles of yesterday and of today. |
Palavras-chave: | Rocha, Glauber, 1939-1981 Cinema e História Cinema – Aspectos sociais Cinema – Aspectos políticos Film and History Cinema - Political Aspects Cinema - Social Aspects |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | BESSA, Anderson Jorge Pereira. “O leão das sete cabeças cortadas” – Glauber Rocha, o “Cinema Tricontinental” e o ocaso das configurações históricas opressoras. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18042 |
Data de defesa: | 1-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Anderson Jorge Pereira Bessa - 2019 - Completa.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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