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Tipo do documento: Dissertação
Título: Audiodescrição como recurso pedagógico para o desenvolvimento da musicalização inclusiva em ambientes formais e informais de ensino
Título(s) alternativo(s): Audio description as a pedagogical resource for the development of inclusive musicaleducation in formal and informal teaching environments
Autor: Monteiro, Felipe Vieira 
Primeiro orientador: Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Primeiro membro da banca: Barão, Gilcilene De Oliveira Damasceno
Segundo membro da banca: Ogando, Marcia Gabriela Correia
Resumo: As pessoas com deficiência estão inseridas na sociedade, independentementeda condição de prestígio ou de marginalização. Esse fato sofre oscilação devido aocontexto histórico, social, político e econômico. Dessa maneira, paraque a equidade comunicacional seja atingida, inclusive no contexto educacional, faz-se necessário lançar mão de recursos de acessibilidadecomo, porexemplo, a audiodescrição. A audiodescriçãose apresenta como modalidade de tradução intersemiótica que possibilita a conversão de informações do signo visual para o verbal, que deve ser inserida nas mais diversas situações, até mesmono processo de desenvolvimento da musicalização. Sendo assim, este trabalho,que é desenvolvido por uma pessoa com deficiência visual, tem como objetivogeral discutir a importância dos conhecimentos sobre a musicalização inclusiva em ambientes formais e informais de ensino. Com isso, pretende-se, como objetivos específicos, entender o processo de musicalização e o fomento para o desenvolvimento e a aprendizagem na perspectiva motora, cognitiva, afetiva e inclusiva;demonstrar o recurso de acessibilidade comunicacional audiodescrição comopossibilidade de recurso de mediação pedagógica para o desenvolvimento do saber;e compreender o papel do profissional da educação que atuaou tenha interesse em atuar como mediador de música na perspectiva da educaçãoinclusiva, ampliando as possibilidades de leitura de mundo. A metodologia adotada é qualitativa do tipo pesquisa-ação. Apartir do levantamento de dados e reconhecimento do estado da arte, observou-se que não há trabalhos nessa temática específica. Por isso, o método escolhido foi o oferecimento de um curso, 100% de maneira remota, de formação em musicalização com audiodescrição, direcionado para um grupo de 20 profissionais da educação com mais de 18 anos, interessados na temática.A produção de dados aconteceua partir do cruzamento de informações coletadas de um questionário com 19perguntas que foirespondido em duas etapas pelos participantes, gravações dos 12 encontros síncronos que ocorreramdurante o desenvolvimento do curso e as atividades que foram elaboradas pelos cursistas.Concluiu-se que a audiodescrição pode e deve ser utilizada como recurso pedagógico nos contextos de desenvolvimento da musicalização, pois o grupo participante da formação demonstrou entendimento sobre os fundamentos da musicalização e audiodescrição, compreendeucomo utilizar o recurso de acessibilidade nas mais diversas situações educacionais,apresentou ter consciência das adaptações necessárias para atender às especificidades dos mais diversos educandos, além de elaborarinúmeras possibilidades inovadoras a partir do que foi aprendido.
Abstract: People with disabilities are part of society, regardless of prestige or marginalization. This fact suffers oscillation due to the historical, social, political and economic context. In this way, for communicational equity to be achieved, including in the educational context, it is necessary to use accessibility resources, such as audio description. Audio description is a modality of intersemiotic translation that enables the conversion of information from the visual to the verbal sign, which must be inserted in the most diverse situations, including in the process of developing musical education. Therefore, this work, which is developed by a visually impaired person, has as its general objective to discuss the importance of knowledge about inclusive musical education in formal and informal teaching environments. With this, it is intended,as specific objectives, to understand the process of musical education and the promotion of development and learning from a motor, cognitive, affective and inclusive perspective; demonstrate audio description as an accessibility resource for communicationand as a possibility of pedagogical mediation resource for the development of knowledge; and understand the role of the education professional who works or is interested in acting as mediator in music in the perspective of inclusive education, expanding the possibilities of reading the world. The methodology adopted is qualitative, of the action research type.From a data collect to know the state-of-the-art, it was observed that there are no works on this specific topic. Therefore, the method chosen was to offer a course in musical education with audio description, 100% remote, targeting a group of 20 education professionals over 18 years of age, interested in the subject.The production of data occurred from the crossing of information collected from a questionnaire with 19 questions that was answered in two stages by the participants, recordings of the 12 synchronous meetings that took place during the development of the course and the activities that were developed by the participants.It was concluded that audio description can and should be used as a pedagogical resource in the context of musicaleducation development, as the group participating in the course demonstrated an understanding of the fundamentals of musicaleducation and audio description; understood how to use the accessibility resource in the most diverse educational situations; was aware of the necessary adaptations to meet the specificities of the most diverse students; and elaboratednumerous innovative possibilities based on what was studied.
Palavras-chave: Special education
Musical education
Visually impaired person
Assistive technology
Educação especial
Educação musical
Pessoa com deficiência visual
Tecnologia assistiva
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MONTEIRO, Felipe Vieira. Audiodescrição como recurso pedagógico para o desenvolvimento da musicalização inclusiva em ambientes formais e informais de ensino. 2022. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18070
Data de defesa: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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