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Tipo do documento: Dissertação
Título: Expansão do EaD nos cursos de Serviço Social: formulações acadêmicas e repercussões em seu projeto profissional
Título(s) alternativo(s): Expanding EaD in Social Work courses: academic formulations and the repercussions on your professional project
Autor: Silva, Valdemar de Oliveira da 
Primeiro orientador: Melo, Ana Inês Simões Cardoso de
Primeiro membro da banca: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Segundo membro da banca: Pereira, Larissa Dahmer
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar, de forma sistemática, o “estado da arte” da produção acadêmica em revistas selecionadasdo Serviço Social sobre a expansão do ensino a distância em seus cursos e como este fenômeno tem repercutido em seu projeto profissional hegemônico.Essa análise foi realizada nos principais periódicosda área de Serviço Social, classificados de acordo com os crité-rios da plataforma Qualis CAPES. Buscando compreender os fundamentos desse fenômeno,essa dissertação parte da análisedas repercussões do adensamento do neoliberalismo no Brasil a partir do processo de contrarreforma do Estado. Esse pro-cesso incidiu diretamente na forma de condução das políticas de expansão do aces-so ao ensino superiornas últimas décadas, especialmente por intermédio do ensino a distância. Constatou-se que o fenômeno do ensino a distância vem sendo utilizado como alavanca de expansão lucrativa dos conglomerados educacionais, subtraindo cada vez mais o sentido de direito social conferido à educação e, lançando-a ao mercado financeiro. No bojo desse processo, o Serviço Social desponta entre as profissões que mais formaram profissionais viaensino a distância nos últimos anos.Com base na análise das formulações acadêmicas de seus principais periódicos, isto é, de seu “estado da arte”, constatou-se que, apesar de haver poucas pesquisas sobre a incidência do ensino a distância no processo de formação dos assistentes sociais, atualmente a sua expansão tem sido responsávelpela maioria dos graduandos em Serviço Social e, consequentemente, pelo maior contingente de concluintes. Além disso, também pudemos constatar a sua incompatibilidade com as Diretrizes Curriculares da ABEPSS, fragilizando a perspectiva de formação crítica alicerçada pelo projeto profissional.
Abstract: This research has as its main objective a systematic analysis of “state of the art” of Social Work regarding the expansion of distance education courses and its implications on the hegemonic professional project. This inquiry was conduct through the main periodical in the area, classified by the Qualis-Capes platform. In order to comprehend the basis of this phenomenon the present dissertation begins by analyzing the repercussion of the densification of neoliberalism in Brazil amidst the counter-reform process. Such process reflects directly in the manner undergraduate education expansion policies were conducted, especially in regards of distance education. It was noticed, that distance education has been used as a lever in the expansion of profitable education business conglomerates, resulting in diminishing the sense of education as social right and placing it under the auspices of the financial market. It stands out that Social Work is one of the professions that most widely adopted distance education in undergraduate education in the past few years. Taking into account the main academic proposals in the most highly-rated periodicals in Social Work area, that means its “state of the art”, this dissertation observed a scarcity of research in the repercussion of distance education in the formation process of social workers. This research highlights, as well, numerous incompatibilities with ABEPSS’s Curricular Guidelines making the critical formation basis of the professional project of the social worker more fragile.
Palavras-chave: Distance Education
University education
Professional qualification
Social work
Professional project
Ensino a distância
Ensino superior
Formação profissional
Serviço Social
Projeto profissional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SILVA, Valdemar de Oliveira da. Expansão do EaD nos cursos de Serviço Social: formulações acadêmicas e repercussões em seu projeto profissional. 2021. 196 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18100
Data de defesa: 25-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

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