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Tipo do documento: Tese
Título: Multissensorialidade e experiência: os usos da realidade virtual e aumentada na comunicação mercadológica
Título(s) alternativo(s): Multisensoriality and experience: the uses of virtual and augmented reality in marketing communication
Autor: Alves, Daniele de Castro 
Primeiro orientador: Pereira, Vinícius Andrade
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de
Segundo membro da banca: Atem, Guilherme Nery
Terceiro membro da banca: Covaleski, Rogério Luiz
Quarto membro da banca: Borba, Eduardo Zilles
Resumo: A pesquisa investiga os usos da realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) na comunicação mercadológica como forma estratégica de oferecer experiências imersivas, lúdicas e sensoriais aos consumidores, no atual cenário midiático, hipermediado e saturado pelo excesso de mensagens. Para apreender fatores que contribuíram para a difusão da RV e RA na atualidade, são abordados temas como a materialidade da comunicação e modulação de novas sensorialidades, transformações midiáticas e tecnológicas, reconfigurações da comunicação mercadológica, a importância do entretenimento na contemporaneidade e sua hibridização com a publicidade até a emergência do branded content, que busca engajar a audiência com o conteúdo e gerar vínculos emocionais entre marcas e consumidores. Com o intuito de compreender características da RV e da RA, que permitem novas formas de espectorialidade e fruição de entretenimento, são apresentadas conceituações e o estado da arte destas tecnologias, com descrições técnicas e principais dispositivos de visualização no mercado, bem como o surgimento de atividades do mercado XR (realidade estendida). São discutidos importantes fenômenos envolvidos na utilização da RV e RA, como imersão, experiência e corporalidade, regimes de atenção e mudanças percepto-cognitivas, além de apropriações mercadológicas destes elementos. Com base na metodologia inspirada na análise de conteúdo e por meio de um mapeamento de práticas no mercado nacional e internacional, lançadas entre 2017 e 2020, que contemplou 25 ações de RV e 25 ações de RA, é efetuada uma proposta de classificação destas práticas. Como resultado, foram identificados 11 tipos de experiências de RA e 8 categorias diferentes de RV a partir de seus principais usos na comunicação mercadológica.
Abstract: The research investigates the uses of virtual reality (VR) and augmented reality (AR) in marketing communication as a strategic way to offer immersive, playful and sensory experiences to consumers, in the current media scenario, hypermediated and saturated by too many messages. In order to apprehend factors that contributed to the diffusion of VR and AR nowadays, topics such as the materiality of communication and modulation of new sensorialities, media and technological transformations, reconfigurations of marketing communication, the importance of entertainment in contemporary times and its hybridization with the advertising, until the emergence of branded content, which seeks to engage the audience with content and generate emotional bonds between brands and consumers. In order to understand the characteristics of VR and AR, which allow new forms of spectatorship and enjoyment of entertainment, conceptualizations and the state of the art of these technologies are presented, with technical descriptions and main visualization devices on the market, as well as the emergence of XR (extended reality) market activities. Important phenomena involved in the use of VR and AR are discussed, such as immersion, experience and corporeality, attention regimes and perceptual-cognitive changes, in addition to marketing appropriations of these elements. Based on the methodology inspired by content analysis and through a mapping of practices in the national and international market, launched between 2017 and 2020, which included 25 VR actions and 25 AR actions, a classification of these practices is proposed. As a result, 11 types of AR experiences and 8 different VR categories were identified based on their main uses in marketing communication.
Palavras-chave: Realidade virtual
Realidade aumentada
Publicidade
Emoções
Identidade cultural
Entretenimento como linguagem
Experiência imersiva
Relação com o consumidor
Virtual reality
Augmented reality
Advertising
Entertainment as a language
Immersive experience
Consumer relationship
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: ALVES, Daniele de Castro. Multissensorialidade e experiência: os usos da realidade virtual e aumentada na comunicação mercadológica. 2022. 378 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18112
Data de defesa: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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