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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18112
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Multissensorialidade e experiência: os usos da realidade virtual e aumentada na comunicação mercadológica |
Título(s) alternativo(s): | Multisensoriality and experience: the uses of virtual and augmented reality in marketing communication |
Autor: | Alves, Daniele de Castro ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Vinícius Andrade |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de |
Segundo membro da banca: | Atem, Guilherme Nery |
Terceiro membro da banca: | Covaleski, Rogério Luiz |
Quarto membro da banca: | Borba, Eduardo Zilles |
Resumo: | A pesquisa investiga os usos da realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) na comunicação mercadológica como forma estratégica de oferecer experiências imersivas, lúdicas e sensoriais aos consumidores, no atual cenário midiático, hipermediado e saturado pelo excesso de mensagens. Para apreender fatores que contribuíram para a difusão da RV e RA na atualidade, são abordados temas como a materialidade da comunicação e modulação de novas sensorialidades, transformações midiáticas e tecnológicas, reconfigurações da comunicação mercadológica, a importância do entretenimento na contemporaneidade e sua hibridização com a publicidade até a emergência do branded content, que busca engajar a audiência com o conteúdo e gerar vínculos emocionais entre marcas e consumidores. Com o intuito de compreender características da RV e da RA, que permitem novas formas de espectorialidade e fruição de entretenimento, são apresentadas conceituações e o estado da arte destas tecnologias, com descrições técnicas e principais dispositivos de visualização no mercado, bem como o surgimento de atividades do mercado XR (realidade estendida). São discutidos importantes fenômenos envolvidos na utilização da RV e RA, como imersão, experiência e corporalidade, regimes de atenção e mudanças percepto-cognitivas, além de apropriações mercadológicas destes elementos. Com base na metodologia inspirada na análise de conteúdo e por meio de um mapeamento de práticas no mercado nacional e internacional, lançadas entre 2017 e 2020, que contemplou 25 ações de RV e 25 ações de RA, é efetuada uma proposta de classificação destas práticas. Como resultado, foram identificados 11 tipos de experiências de RA e 8 categorias diferentes de RV a partir de seus principais usos na comunicação mercadológica. |
Abstract: | The research investigates the uses of virtual reality (VR) and augmented reality (AR) in marketing communication as a strategic way to offer immersive, playful and sensory experiences to consumers, in the current media scenario, hypermediated and saturated by too many messages. In order to apprehend factors that contributed to the diffusion of VR and AR nowadays, topics such as the materiality of communication and modulation of new sensorialities, media and technological transformations, reconfigurations of marketing communication, the importance of entertainment in contemporary times and its hybridization with the advertising, until the emergence of branded content, which seeks to engage the audience with content and generate emotional bonds between brands and consumers. In order to understand the characteristics of VR and AR, which allow new forms of spectatorship and enjoyment of entertainment, conceptualizations and the state of the art of these technologies are presented, with technical descriptions and main visualization devices on the market, as well as the emergence of XR (extended reality) market activities. Important phenomena involved in the use of VR and AR are discussed, such as immersion, experience and corporeality, attention regimes and perceptual-cognitive changes, in addition to marketing appropriations of these elements. Based on the methodology inspired by content analysis and through a mapping of practices in the national and international market, launched between 2017 and 2020, which included 25 VR actions and 25 AR actions, a classification of these practices is proposed. As a result, 11 types of AR experiences and 8 different VR categories were identified based on their main uses in marketing communication. |
Palavras-chave: | Realidade virtual Realidade aumentada Publicidade Emoções Identidade cultural Entretenimento como linguagem Experiência imersiva Relação com o consumidor Virtual reality Augmented reality Advertising Entertainment as a language Immersive experience Consumer relationship |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | ALVES, Daniele de Castro. Multissensorialidade e experiência: os usos da realidade virtual e aumentada na comunicação mercadológica. 2022. 378 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18112 |
Data de defesa: | 22-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Daniele de Castro Alves - 2022 - Completa.pdf | 5,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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