Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18128
Tipo do documento: Tese
Título: Caracterização de aditivos alimentares em rótulos de alimentos e bebidas comercializados em supermercados brasileiros
Título(s) alternativo(s): Characterization of the use of food additives in labels of foods and beverages sold in Brazilian supermarkets
Autor: Montera , Vanessa dos Santos Pereira 
Primeiro orientador: Canella, Daniela Silva
Primeiro coorientador: Martins, Ana Paula Bortoletto
Primeiro membro da banca: Rosso, Veridiana Vera de
Segundo membro da banca: Cediel Giraldo, Gustavo Andres
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Vanessa Mello
Quarto membro da banca: Mais, Laís Amaral
Resumo: O aumento no consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados desperta atenção, dentre outros aspectos, pelo uso de diversos aditivos alimentares nesses produtos. Estes são autorizados, por legislações específicas, a serem utilizados com funções distintas nos produtos alimentícios. O objetivo do presente estudo foi caracterizar o uso dos aditivos alimentares presentes em rótulos de alimentos e bebidas em supermercados brasileiros. Trata-se de estudo transversal e descritivo, utilizando dados da lista de ingredientes de alimentos e bebidas embalados comercializados em supermercados no Brasil. As informações foram obtidas dos rótulos, por meio de registro fotográfico. Avaliou-se o número, a função tecnológica e a proporção de aditivos alimentares nos 9.856 itens incluídos. Análise fatorial exploratória foi realizada para gerar os padrões de categorias de aditivos alimentares e modelos de regressão linear foram utilizados para avaliar a associação entre os padrões e 25 grupos de alimentos analisados. Apenas 20,6% dos produtos analisados não continham aditivos alimentares e 24,8% continham seis ou mais aditivos. Encontrou-se o número máximo de 35 aditivos alimentares no rótulo de um único produto. Houve uma frequência elevada no uso de aditivos alimentares, em especial, os aditivos cosméticos, com destaque para os aromatizantes (47,1%), corantes (27,8%) e estabilizantes (27,6%). Identificaram-se cinco padrões de categorias de aditivos alimentares e estes foram associados com alimentos e bebidas ultraprocessados: padrão 1, composto por aromatizante, corante, antiumectante, edulcorante artificial, realçador de sabor, regulador de acidez, maltodextrina-polidextrose, associado com bebidas de fruta saborizadas, salgados de pacote, alimentos de conveniência, doces e sobremesas, outras bebidas e cereais matinais e barras de cereais; padrão 2, composto por aromatizante, emulsificante, umectante, fermento químico, melhorador de farinha, associado com biscoitos, panificados e doces e sobremesas; padrão 3, composto por antioxidante, acidulante, conservador, sequestrante, associado com refrigerantes, carnes processadas e néctares; padrão 4, composto por corante, estabilizante, espessante, conservador, coagulante, associado com queijos, produtos lácteos não-adoçados e refrigerantes; e padrão 5, composto por edulcorantes naturais e artificiais, associado com açúcar e outros adoçantes não calóricos, bebidas de fruta saborizadas e outras bebidas. Conclui-se que os aditivos alimentares estão presentes amplamente em diferentes tipos de alimentos comercializados no mercado brasileiro. Além disso, uma mesma categoria de aditivo se repete em diferentes grupos de alimentos, assim como distintas combinações de aditivos alimentares, situação potencialmente prejudicial à saúde dos indivíduos, visto que já há evidências que comprovam potenciais efeitos deletérios à saúde relacionados ao consumo dessas substâncias.
Abstract: The growing consumption of ultra-processed foods and beverages has drawn attention, among other aspects, to the use of different food additives in these products. The use of these additives for different purposes in food products is permitted under specific legislation. The objective of the present study was to characterize the use of food additives present in labels of foods and beverages in Brazilian supermarkets. A descriptive cross-sectional study was conducted based on data from lists of ingredients used in foods and beverages sold in supermarkets in Brazil, collected by photographing product labels. The number, technological function and proportion of food additives in the 9,856 items included were evaluated. Exploratory factor analysis was employed to derive the patterns of food additive categories and linear regression models were used to assess the association between the patterns and the 25 food groups analyzed. Only 20.6% of the products analyzed contained no food additives, while 24.8% contained 6 or more additives. The maximum number of 35 food additives was found on the label of a single product. The use of food additives was high, particularly cosmetic additives, predominantly flavoring agents (47.1%), colorings (27.8%) and stabilizers (27,6%). Five patterns of food additive categories were identified and associated with ultra-processed foods and beverages: pattern 1, consisting of flavoring, coloring, anti-humectant, artificial sweetener, flavor enhancer, acidity regulator, maltodextrin-polydextrose, which was associated with fruit-flavored drinks, salty snacks, convenience foods, candies and desserts, other drinks and breakfast cereals and cereal bars; pattern 2, composed of flavoring, emulsifier, humectant, chemical yeast, flour improver, associated with cookies, bakery products and candies and desserts; pattern 3, composed of antioxidant, acidifying, conservative, sequestering, associated with soft drinks, processed meats and nectars; pattern 4, composed of dye, stabilizer, thickener, conservative, coagulant, associated with cheeses, unsweetened dairy products and soft drinks; and pattern 5, composed of natural and artificial sweeteners, associated with sugar and other non-caloric sweeteners, fruit-flavored drinks and other drinks. Results revealed that food additives are highly prevalent in several types of food items sold in the Brazilian market. Also, the same additive category was common to a number of different food groups, as were specific food additive combinations. This exposure is potentially harmful to human health, given the known deleterious effects associated with consumption of these substances.
El aumento del consumo de alimentos y bebidas ultraprocesados llama la atención, entre otros aspectos, por el uso de diversos aditivos alimentarios en estos productos. Estos están autorizados, por legislación específica, para ser utilizados con diferentes funciones en productos alimenticios. El objetivo del presente estudio fue caracterizar el uso de aditivos alimentarios presentes en la etiqueta dos alimentos y bebidas en los supermercados brasileños. Se trata de un estudio transversal y descriptivo, basado en datos de listas de ingredientes utilizados en alimentos y bebidas vendidos en supermercados en Brasil. La información se obtuvo de las etiquetas, mediante registro fotográfico. Se evaluó el número, función tecnológica y proporción de aditivos alimentarios en los 9.856 artículos incluidos. Se empleó el análisis factorial exploratorio para derivar los patrones de las categorías de aditivos alimentarios y se utilizaron modelos de regresión lineal para evaluar la asociación entre los patrones y los 25 grupos de alimentos analizados. Solo el 20,6% de los productos analizados no contenían aditivos alimentarios, mientras que el 24,8% contenía 6 o más aditivos. El número máximo de 35 aditivos alimentarios se encontró en la etiqueta de un solo producto. Hubo una alta frecuencia en el uso de aditivos alimentarios, especialmente aditivos cosméticos, con énfasis en aromas (47,1%), colorantes (27,8%) y estabilizantes (27,6%). Se identificaron cinco patrones de categorías de aditivos alimentarios y estos se asociaron con alimentos y bebidas ultraprocesados: patrón 1, compuesto por saborizante, colorante, antihumectante, edulcorante artificial, potenciador del sabor, regulador de acidez, maltodextrina-polidextrosa, que fue asociado a bebidas aromatizadas, frutas, bocadillos envasados, comidas preparadas, dulces y postres, otras bebidas y cereales para el desayuno y barras de cereales; patrón 2, consiste en aromatizante, emulsionante, humectante, levadura química, mejorador de harina, asociado con galletas, panes y dulces y postres; patrón 3, compuesto de antioxidante, acidificante, conservador, secuestrante, asociado con refrescos, carnes procesadas y néctares; patrón 4, compuesta de colorante, estabilizador, espesante, conservador, coagulante, asociado a quesos, productos lácteos no endulzados y refrescos; y el patrón 5, compuesto de edulcorantes naturales y artificiales, asociados con el azúcar y otros edulcorantes no calóricos, bebidas de frutas aromatizadas y otras bebidas. Se concluye que los aditivos alimentarios están ampliamente presentes en diferentes tipos de alimentos vendidos en el mercado brasileño. Además, la misma categoría de aditivo se repite en diferentes grupos de alimentos, así como diferentes combinaciones de aditivos alimentarios, situación potencialmente nociva para la salud de los individuos, ya que existen evidencias que prueban potenciales efectos nocivos para la salud relacionados con el consumo de estas sustancias.
Palavras-chave: Aditivos alimentarios
Composición de alimentos
Alimentos ultraprocesados
Salud
Food Additives
Food Composition
Ultra-processed foods
Health
Nutritional Epidemiology
Aditivos Alimentares
Composição de Alimentos
Alimentos Ultraprocessados
Saúde
Epidemiologia Nutricional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: MONTERA, Vanessa dos Santos Pereira. Caracterização de aditivos alimentares em rótulos de alimentos e bebidas comercializados em supermercados brasileiros. 2021. 101 f. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18128
Data de defesa: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Vanessa dos Santos Pereira Montera - 2021 - Completa.pdf1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons