Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18130
Tipo do documento: Tese
Título: Ocupar na cibercultura: o ciberativismo discentedocente como ato de currículo de uma formação em movimento
Título(s) alternativo(s): Occupying in cyberculture: students and teachers' cyberactvism as curriculum in act of a training motion
Autor: Almeida, Joelma Fabiane Ferreira 
Primeiro orientador: Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Segundo membro da banca: Ribeiro, Mayra Rodrigues Fernandes
Terceiro membro da banca: Linhares, Ronaldo Nunes
Quarto membro da banca: Santos, Rosemary Oliveira dos
Resumo: Esta tese aborda a temática da formação docente situada no contexto das ocupações estudantis e greve docente na cibercultura. Nela, buscamos compreender como formam e se formam os professores ao criarem e praticarem atos de currículo, mediados pelos usos das tecnologias digitais em rede, no ciberativismo discentedocente de ocupação e greve ocorridos no ano de 2016 no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. A pesquisa teve origem no doutoramento em Educação do Proped/UERJ, no âmbito do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC. Como campo, apresentamos o Colégio Pedro II, onde atuo como professora da disciplina Informática Educativa. Investimos na pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS; MACEDO; NÓVOA), multirreferencial (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO) e cotidianista (ALVES, FERRAÇO, CERTEAU) e tecemos diálogos com a teoria de Atos de Currículo (MACEDO) e a noção de pesquisa experiencial (MACEDO, JOSSO, LAROSSA) que nos ajudem a compreender a multiplicidade dos processos formativos. Partimos de dois pressupostos: o movimento ocupa e a greve nas escolas como espaços de luta, resistência e formação; a elevação do fenômeno formação a um processo que se realiza em meio às ações curriculares e emerge sobretudo na experiência do professor como sujeito que se autoriza na criação de atos de currículo na cibercultura. Os dispositivos de pesquisa acionados foram as páginas das ocupações no Facebook; o movimento #EuDefendoOCPII; a criação do APP MobilizaCP2; uma roda de conversa com os praticantes e a produção de um vídeo-pesquisa. A tese revela que as autorias estudantis e docentes foram encorajadas pelos usos do digital em rede, sobretudo de dispositivos móveis e redes sociais; o ciberativismo foi um espaçotempo de construção de saberes referenciados nas experiências dos seus praticantespensantes; tanto a ressignificação do espaçotempo escolar, quanto os saberes referenciados nas experiências ciberativistas de ocupação e greve nos remetem a um processo de formação que não é estático, mas sim fluido e que nomeamos formação em movimento.
Abstract: This thesis addresses the theme of teacher training in the context of student occupations and teaching strike in cyberculture. In it, we seek to understand how teachers form and form thenselves when creating and practicing curriculum acts, mediated by the uses of digital technologies networking, in the "discentedocente" cyberactivism of occupation and strike in 2016 at Colégio Pedro II, in Rio de Janeiro. The research originated in the curse of doctorate degree in Education of the Proped / UERJ, within the scope of the Teaching and Cyberculture Research Group - GPDOC. As a field, we present Colégio Pedro II, where I work as a teacher in the Educational Informatics discipline. We invest in research-training in cyberculture (SANTOS; MACEDO; NÓVOA), multi- referential (ARDOINO, BARBOSA, MACEDO) and daily life (ALVES, FERRAÇO, CERTEAU) and dialogues with the theory of Curriculum Acts (MACEDO) and the notion of experiential research (MACEDO, JOSSO, LAROSSA) to help us understand the multiplicity of training processes. We start from two assumptions: the movement "ocupa" and the strike in schools as spaces for struggle, resistance and training; the elevation of the formation phenomenon to a process that takes place in midst of curricular actions and emerges above all in the experience of teacher as a subject who authorizes the creation of curriculum acts in cyberculture. The search devices triggered were the occupation pages on Facebook; the movement #EuDefendoOCPII; the creation of the App MobilizaCP2; conversation with practitioners and the production of a video research. The thesis reveals that the student and teaching authorship were encouraged by the use of digital networking, especially mobile devices and social networks; The cyberactivism was a space-time for the construction of knowledge referenced in the experiences of its thinking practitioners; both the resignification of the school space-time and the knowledge referenced in cyberactivist experiences of occupation and strike send us to a process of training that isn't static, but fluid and that we call training in motion.
Palavras-chave: Research-training in cyberculture
Cyberactivism
Reassignment of space time school.
Knowledge shared in a network
Training in motion
Educação
Computadores e civilização
Currículos
Pesquisa-formação na cibercultura
Ciberativismo
Ressignificação do espaçotempo escolar
Saberes compartilhados em rede
Formação em movimento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Joelma Fabiane Ferreira. Ocupar na cibercultura: o ciberativismo discentedocente como ato de currículo de uma formação em movimento. 2020. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18130
Data de defesa: 8-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Joelma Fabiane Ferreira Almeida - 2020 - Completa.pdf5,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons