Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18131
Tipo do documento: Tese
Título: A nova filantropia e a Base Nacional Comum Curricular: a política investigada por redes
Título(s) alternativo(s): La nueva filantropía y la Base Nacional Común Curricular: la política investigada por redes
The new philanthropy and the Common Core State Standards: the policy investigated by networks
Autor: Araujo, Hellen Gregol 
Primeiro orientador: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Mainardes, Jefferson
Terceiro membro da banca: Cóssio, Maria de Fátima
Quarto membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo: Com a crescente participação de fundações, movimentos, parcerias filantrópicas e empresas na defesa e na aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), houve, nos últimos anos, significativas mudanças nos modos de gerir a política educacional e curricular no país. Assim sendo, esta tese apresenta algumas redes políticas constituídas por atores sociais, instituições e suas produções, considerados importantes pontos articuladores da política. É defendida a tese de que, sem a participação desses atores sociais e instituições, a BNCC possivelmente não seria homologada e a política seria desenvolvida em outras direções. Entre as principais instituições que são pontos articuladores estão: a Fundação Lemann, o Movimento pela Base e o Todos pela Educação. Estes reúnem instituições importantes para o desenvolvimento da política nas escolas, entre elas: Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Itaú Social, Fundação Getulio Vargas, Instituto Ayrton Senna, Instituto Península e Instituto Reúna, entre outras. São apresentadas as redes políticas que tornaram possível a aprovação da BNCC e que reiteram a política como um projeto salvacionista para a educação. Para atingir tal objetivo, foi utilizada a etnografia de redes proposta por Stephen Ball, com auxílio do software NodeXL, visando identificar as redes políticas e expressar sua ação constitutiva nessa política. É defendido também que as redes políticas produzem discursos que legitimam e dão subsídio para que a BNCC seja interpretada como um consenso. Dentre esses discursos, destacam-se: a importância das competências e da formação dos professores e dos gestores, em virtude do baixo desempenho dos alunos nas avaliações; e a força que esses discursos ganham com a transitividade de atores sociais entre as instâncias pública e privada.
Abstract: With the growing participation of foundations, movements, philanthropic partnerships and companies in the defense and approval of the Common Core State Standards (called in Base Nacional Comum Curricular – BNCC), there have been, in recent years, significant changes in the ways of managing education and curricular policy in the country. Thus, this Doctoral dissertation presents some political networks constituted by social actors, institutions and their productions, considered important articulating points of politics. The thesis defended is that, without the participation of these social actors and institutions, the BNCC possibly would not be approved and the policy would be developed in other directions. Among the main institutions that are articulating points are: Fundação Lemann, Movimento pela Base and Todos pela Educação. These bring together important institutions for the development of policy in schools, including: Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Itaú Social, Fundação Getulio Vargas, Instituto Ayrton Senna, Instituto Península and Instituto Reúna, among others. The political networks that made the approval of the BNCC possible and that reiterate the policy as a salvationist project for education are presented. To achieve this objective, the ethnography of networks proposed by Stephen Ball was used, with the help of NodeXL software, aiming both to identify political networks and to express their constitutive action in this policy. It is also advocated that political networks produce discourses that legitimize and support the BNCC to be interpreted as a consensus. Among these discourses, it is highlighted: the importance of skills and training of teachers and managers, due to the low performance of students in assessments; the strength that these discourses gain with the transitivity of social actors between public and private instances.
Con la creciente participación de fundaciones, movimientos, asociaciones filantrópicas y empresas en la defensa y en la aprobación de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), hubo, en los últimos años, cambios significativos en las formas de gestionar la política educativa y curricular en el país. Así, esta tesis presenta, entonces, algunas redes políticas constituidas por actores sociales, instituciones y sus producciones, consideradas importantes puntos articuladores de la política. Es defendida la tesis de que, sin la participación de estos actores sociales e instituciones, la BNCC posiblemente no sería aprobada y la política sería desarrollada en otras direcciones. Entre las principales instituciones que son puntos de articulación están: la Fundación Lemann (Fundação Lemann), Movimiento por la Base (Movimento pela Base) y Todos por la Educación (Todos pela Educação). Estos reúnen importantes instituciones para el desarrollo de políticas en las escuelas, entre ellas: Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Itaú Social, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ayrton Senna, Instituto Península e Instituto Reúna, entre otros. Son presentadas las redes políticas que posibilitaron la aprobación de la BNCC y que reiteran la política como un proyecto salvacionista para la educación. Para lograr tal objetivo, fue utilizada la etnografía de redes propuesta por Stephen Ball, con el auxilio del software NodeXL, mirando identificar las redes políticas y expresar su acción constitutiva en esta política. Es defendido también que las redes políticas producen discursos que legitiman y dan subsidio para que la BNCC sea interpretada como un consenso. Entre estos discursos, se destacan la importancia de habilidades y de la formación de profesores y gestores, en virtud del bajo desempeño de los alumnos en las evaluaciones; y la fuerza que estos discursos ganan con la transitividad de los actores sociales entre instancias pública y privada.
Palavras-chave: Base Nacional Común Curricular
Etnografía de redes
Common Core State Standards
Network ethnography
Political networks
Etnografia de redes
Redes políticas
Base Nacional comum curricular
NodeXL
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAUJO, Hellen Gregol. A nova filantropia e a Base Nacional Comum Curricular: a política investigada por redes. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18131
Data de defesa: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Hellen Gregol Araújo - 2022 - Completo.pdf6,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons